A nova pintura da Qantas, que vai acompanhar os novos 787-9 Dreamliner que a companhia aérea receberá em 2017. (Foto: Qantas)
A nova pintura da Qantas, que vai acompanhar os novos 787-9 Dreamliner que a companhia aérea receberá em 2017. (Foto: Qantas)

A Qantas anunciou ontem (26) a sua nova pintura de aeronaves e o novo logotipo, e é apenas a quinta atualização na história da Qantas. A última atualização foi feita em 2007, quando a companhia aérea recebeu o A380. Não é nenhuma coincidência, então, que o novo logotipo e pintura acompanhe a entrega do primeiro 787 da companhia aérea, previsto para outubro de 2017. A famosa cauda com o canguru estilizado foi lançado pela primeira vez em 1944.

Alan Joyce, CEO da Qantas, disse através de um comunicado de imprensa: “Quando olhamos para a história, descobrimos que o logotipo foi atualizado através da história sempre que uma nova aeronave revolucionária entrava para frota. É uma tradição que remonta ao Lockheed Constellation, em 1947, o B747-300 em 1984 e o A380, em 2007. A marca mais recente ajuda a simbolizar a nova era que a Qantas está entrando conforme caminhamos para o nosso centenário. É uma era de novos destinos, novas tecnologias e um novo padrão de serviço”.

A nova pintura da Qantas foi apresentada em um A330. (Foto: Craig Platt)
A nova pintura da Qantas foi apresentada em um A330. (Foto: Craig Platt)

Como não foi entregue ainda o novo 787, a companhia apresentou a nova pintura em um A330 já em operação. O novo logotipo apresenta uma tipografia diferente, e a cauda nova adicionou sombras e detalhes. Todos os projetos foram supervisionados por Marc Newson, consultor de design da Qantas, com a Agência Houston Group. Marc Newson, também é responsável pela concepção dos lounges da Qantas, as cabines do A380, as “camas no céu” da classe executiva e toda alimentação durante o voo.

A evolução das pinturas da Qantas, sempre com o canguru estilizado na cauda. (Foto: Qantas)
A evolução das pinturas da Qantas, sempre com o canguru estilizado na cauda. (Foto: Qantas)

O novo logotipo vai usar a mesma cor, e o icônico canguru não deixou de existir. Mas a Qantas disse que o novo canguru tem “sombreamento para dar-lhe uma sensação de profundidade do movimento”, e a nova pintura vai incluir uma faixa prateada na parte de trás do avião, para fornecer “um bonus e um contraste.” Eles estão adicionando o logotipo da Qantas para o interior da ponta da asa, de modo que ele vai “aparecer nas fotos que as pessoas tiram de dentro para fora do avião pela janela”. Finalmente, a parte de baixo dos aviões terá escrito “QANTAS,” para que você possa facilmente dizer que um avião da Qantas está passando mesmo olhando a distância a partir do solo.

Veja um vídeo sobre a história do logotipo, e o processo de design:

A Qantas também lançou ontem as novas cabines nas classes Executiva e os novos assentos da classe Econômica que virão nos novos 787. O Dreamliner da Qantas terá 236 assentos nas classes Executiva, Econômica Premium e Econômica, em um layout que foi projetado para maximizar o conforto nas distâncias mais longas do 787-9 que deverão ser criadas. E para finalizar a Qantas também lançou os novos uniformes dos pilotos.

1477538614427-1

Novas cabines para classe executiva e novos assentos da classe econômica.
Novas cabines para classe executiva e novos assentos da classe econômica.

Qantas disse que, em preparação para o novo logotipo, está desenvolvendo novos kits de amenidades e pijamas, que serão lançados em breve. A companhia aérea australiana vai começar a pintar as aeronaves existentes com o novo esquema e espera terminar de atualizar toda a frota até 2020.

Anúncios