Vulture Odysseus
Vulture Odysseus

A idéia, ultimamente, é de construir uma aeronave não tripulada que poderá permanecer no ar por cinco anos ou mais. Enquanto isso, uma divisão de pesquisa do Pentágono, a DARPA está projetando uma aeronave robô, movida a energia solar, que poderá voar ininterruptamente por um mês ou mais. Nada mal, considerando que isso significa 10 vezes o recorde atual para esse tipo de aeronave, que é de 3 dias e 10 horas.

A Darpa acabou de lançar a segunda fase, no valor de US$155 milhões, de seu projeto, chamado “Vulture.” A idéia é construir uma aeronave capaz de transportar milhares de quilos durante no mínimo 30 dias.

As idéias para voos longos com esse tipo de aeronave são realmente interessantes. Uma proposta da Lockheed inclui uma aeronave robô, com cauda rotativa que gira para captar a luz solar. A Aurora Aerospace, responsável pelo conceito Odysseus,  conta com o envio de três aeronaves para os céus, sendo que uma delas deverá voar na estratosfera. Isso evita de voar com uma asa enorme nas camadas baixas, mais turbulentas, da atmosfera, e permite que uma seção individual, se desprenda e voe sozinha para a base no solo se um reparo for necessário.

Fonte: Wired News

Anúncios