Novo Cessna C-98A Grand Caravan do 5º ETA (Foto: Leandro Casella)
Novo Cessna C-98A Gran Caravan do 5º ETA (Foto: Leandro Casella)

Numa cerimômia realizada no dia 13 de novembro, na Base Aérea de Canoas, foi incorporado ao 5° Esquadrão de Transporte Aéreo (ETA) “Esquadrão Pégaso”, uma nova aeronave Cessna C-98A (208) Gran Caravan, o que capacitará o esquadrão para desempenhar com mais agilidade as suas atividades aéreas.

O Cessna C-98A Gran Caravan é uma aeronave monomotor turbo hélice, equipada com uma turbina Pratt & Whitney PT-6A-114, com autonomia de 2.000 km, velocidade  máxima de 171kts (324 km/h) e foi desenvolvida para vôos regionais de curto raio e vôos utilitários com pequenas cargas. A aeronave pode transportar de 9 a 14 passageiros ou até 1 tonelada de carga, e tem possibilidade de operação com um único tripulante.

A aeronave Pégaso 35 que chegou na Base Aérea de Canoas, no dia 12 de novembro, vindo de Lagoa Santa, São Paulo, é a aeronave C-98A Gran Caravan (registro FAB 2735), e foi recebida nova de fábrica, já equipada com o novo cockpit no conceito glass, equipado com três telas multifunção de cristal líquido (MFD).

Cockpit no conceito glass equipado com três telas multi-função de cristal líquido (MFD) (Foto: Leandro Casella)
Cockpit no conceito glass equipado com três telas multi-função de cristal líquido (MFD) (Foto: Leandro Casella)

Incoporado oficialmente no dia 13 de novembro, no mesmo dia já efetuou seu primeiro voo oficial entre Canoas, Porto Alegre e São Leopoldo, três cidades do Rio Grande do Sul.

Anúncios

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde, eu sou do Mato Grosso, e lendo reportagens sobre esse avião que caiu, vi que ele é novo, deêm uma olhada nessa matéria.

    Att. Charly

Comments are closed.