Facebook Twitter Gplus Flickr Pinterest LinkedIn YouTube E-mail RSS
magnify

Embraer

Home Diversas Curiosidades IMAGENS: Caça Mirage 2000 da Força Aérea Grega é recuperado do fundo do Mar Egeu
formats

IMAGENS: Caça Mirage 2000 da Força Aérea Grega é recuperado do fundo do Mar Egeu

O caça Dassault Mirage 2000BG da Força Aérea da Grécia, sendo retirado do fundo do Mar Egeu, no dia 21 de junho, após ele ter caído no dia 9 de junho. (Foto: Força Aérea da Grécia)

Um caça biplace Dassault Mirage 2000BG da Força Aérea da Grécia, que havia feito um pouso de emergência no Mar Egeu, a leste da ilha de Samos, no dia 9 de junho, foi recuperado com sucesso do fundo do mar no dia 21 de junho, terça-feira, durante uma operação militar de resgate. A seguir vocês poderão ver as imagens de todo processo de retirada do caça de fabricação francesa do fundo do mar.

 

A aeronave Mirage 2000BG da Força Aérea da Grécia estava numa profundidade de 75 metros quando foi encontrado. (Foto: Força Aérea da Grécia)

Os dois pilotos gregos que estavam a bordo do caça Mirage 2000B conseguiram ejetar em segurança antes da aeronave bater na água. A aeronave apresentou perda de potência no motor antes dos pilotos ejetarem.

A aeronave estava numa profundidade de 75 metros quando foi encontrada, e a operação de içamento foi conduzida pelas forças armadas da Grécia.

Algumas semanas atrás divulgamos aqui imagens de um resgate de um Mirage 2000D da Força Aérea Francesa, que havia caído no Afeganistão. As duas aeronaves semelhantes, também apresentam poucas partes danificadas devido a acidente.

Dica das imagens do colaborador Jackson Almeida. Obrigado ;-)

 

13 Respostas

  1. Juliano Lima

    Submarino 2000…esse ae nada rapido….

    ow…ques imagens bonitas

  2. jakson almeida

    Caro Fernando, quando alguém perguntar sobre a possibilidade de um caça/submarino e só apresentar o Dassault mirage 2000 nautilus.HAHAHAHAHAHA!

  3. Vinicius Modolo

    75 METROS OU 75 PÉS???

    tá muito raso e bem iluminado pra ser 75 metros.

  4. Juliano Lisboa

    O que me impressiona é que a aeronave está inteira. Nem parece que foi um pouso forçado.

  5. Tiago Silva

    Apesar da queda no mar a aeronave se encontra em boas condições,e ai eu lhes pergunto: Será que seria viável a recuperação da mesma? Por que aparentemente pode existir a recuperação de todos os sistemas;mecânico, hidráulico,elétrico eletrônico(principalmente estes últimos!). Agora o que pode impossibilitar a recuperação é o fator financeiro,justo agora que a Grécia esta passando por um momento muito complicado.

    É aguardar para ver!

  6. Ronaldo

    Podiam ter deixado la mesmo, com certeza ia ter turista pagando caríssimo para nadar nessas águas cristalinas e ver uma bela máquina dessas.

  7. Vplemes

    Fico me perguntando, com toda a técnologia de hoje, porque a Dassault teima em fazer aviões com esta porcaria de probe externo espetado em seus caças? Acho que dos caças de 4ª geração apenas os M-2000 e o rafales ainda utilizam esta excrescência. Além de ser muito feio ainda deve deixar o RCS bem prejudicado.

    • Creio que assim como nos Rafales o sistema seja removível e não fixo. Assim, dependendo da missão, podem ser removidos sem problemas maiores.

      Mas também acho que um sistema retrátil seria mais interessante ou o sistema utilizado pelos americanos nos F-16, F-35 e F-22.

      Seria uma pergunta interessante para ser feita aos representantes da Dassault em alguma das várias entrevistas feitas. Mas a imprensa que tem acesso a essas entrevistas entende e se preocupa com detalhes como esse na mesma proporção que o Murici Ramalho se preocupa com a crise da Líbia….

  8. Realmente impressiona o estado desse e também daquele no Afganistão. Parece que foram colocados ali de tão bem conservados. Nem parece que houve acidentes….Incrível….

    Agora aquele cara de camiseta azul na primeira foto vai depois dizer que pescou um Mirage 2000 e ninguém vai acreditar….ainda bem que ele vai ter as fotos prá provar….rs

    Agora queria ver se fosse um Mirage da FAb na Baia de Guanabara. Fotos assim nem com Photoshop….rs

    • Afonso

      Oi Mauro.
      Sou leigo, mas pensando bem, se um caça desses é projetado para voar, no ar, a 2.500 Km por hora e se caiu na água, no máximo, a duzentos, duzentos e pouco por hora, o estrago aparente realmente não deveria ser tão grande. Nesta linha de raciocínio, parece até que ele "pousou" há mais de 300 por hora.
      Sem dúvida, é uma bela e grande aeronave.

  9. Giordani RS

    Cuidado para não puxarem um Argonauta junto…

  10. Mauricio R.

    Aparentemente os peixes da região, acostumados a séculos a apreciar a arte grega e micênica, não gostaram da nova decoração.

Você deve estar logado para postar um comentário.