Facebook Twitter Gplus Flickr Pinterest LinkedIn YouTube E-mail RSS
magnify

Embraer

Home Militar Força Aérea Brasileira Novos helicópteros Mi-35M para FAB devem ser embarcados na Rússia no mês de maio
formats

Novos helicópteros Mi-35M para FAB devem ser embarcados na Rússia no mês de maio

Duas aeronaves Mi-35M (AH-2 Sabre) da Força Aérea Brasileira vistas em Florianópolis durante o FAEX XII. (Foto: Juliano Damasio / Cavok)

De acordo com nosso colaborador russo Rustam, o Brasil realizou o pagamento que faltava para os seis últimos helicópteros Mi-35M, os quais estavam parados na fábrica da Rosvertol desde o começo de 2011. As aeronaves devem ser enviadas para o Brasil no próximo mês de maio.

Os helicópteros Mi-35M (designados AH-2 Sabre na FAB) estavam parados há muito tempo, e recentemente receberam uma nova pintura. Divulgamos aqui uma imagem deles em dezembro de 2011. O governo liberou a verba para aquisição dessas aeronaves no final de 2011, conforme notícia publicada aqui.

 

76 Respostas

  1. MIB

    Que ótima noticia !!! o/

  2. Jr

    O cavok leu a minha mente, ia lá na matéria da operação com esses helicopteros no sul do país para perguntar que fim levou ou iria levar os demais 6 mil mi 35 que estavam parados na fabrica russa.Cabe resaltar que esta notícia faz cair por terra alguns argumentos e até informações inveridicas postadas por alguns trolls internet a fora que falavam que os 6 mil mi 35 já aceitos pela fab seriam sumariamente devolvidos, como visto por todos NÃO O FORAM, não se contentando em espalhar essa mentira que com o tempo se mostrou totalmente infundada, vinha estes mesmos trolls espalhando que apesar do pagamente desses 6 helicopteros estarem no orçamento, tais trolls diziam que uma coisa era estar no orçamento e outra era a execução de tal orçamento previsto,bom mais uma vez o TEMPO mostrou que é sempre o senhor da razão.

  3. Fabio Gomes

    E o armamento? Cadê os foguetes os misseis. Tem que ter bala na agulha!

  4. Wagner

    Estou tao acostumado a ver esses monstros em quebra pau da Russia-URSS que acho muuuito estranho ver escrito FAB neles.

    A gente sempre vias eles em ação láá no leste, chechenia, aquelas bandas… coisas bem pesadas para o padrao latino, e agora, temos deles bem aqui…rsss

    é estranho…

  5. Armand Assante

    Até um vendedor de caqui (que mereça respeito), hoje em dia, só entrega o material depois de receber a grana. Por que seria diferente com helicópteros de combate comprados sem financiamento transnacional, como seria o correto numa "licitação limpinha"? Tá parecendo a época do Aero-ônibus 319 do Lula — que teve seu carnê da Arapuã atrasado duas vezes. A culpa era sempre de um outro ministério…

  6. juarez

    O cavok leu a minha mente, ia lá na matéria da operação com esses helicopteros no sul do país para perguntar que fim levou ou iria levar os demais 6 mil mi 35 que estavam parados na fabrica russa.Cabe resaltar que esta notícia faz cair por terra alguns argumentos e até informações inveridicas postadas por alguns trolls internet a fora que falavam que os 6 mil mi 35 já aceitos pela fab seriam sumariamente devolvidos, como visto por todos NÃO O FORAM, não se contentando em espalhar essa mentira que com o tempo se mostrou totalmente infundada, vinha estes mesmos trolls espalhando que apesar do pagamente desses 6 helicopteros estarem no orçamento, tais trolls diziam que uma coisa era estar no orçamento e outra era a execução de tal orçamento previsto,bom mais uma vez o TEMPO mostrou que é sempre o senhor da razão.

    Responder

    Bem, como vimos o senhor um expert em defesa, mas vamos aso fatos:

    Não foram trolls, aquele personagem da mitologia nórdica que falaram isto, foram pessoas sençatas e equilibradas e com conhecimento na área que tentaram em vão avisar aos demais, assim como você, desprovidos de cultura, e conhecimento de que, seus bolsos foram lesados com esta operação, e que a FAB esta´engulindo goela abaixo estes helis para compensar um acordo de exportação de carne suína para a "bondosa e querida Russia.Se esta noticia se confirmar, pode observar que as barreiras sanitárias Russas a nossa carne cairão do dia paraa noite, não existirão mais elementos tóxicos na carne, nem bactérias, e toda e qualquer mensão ao fato desapareçerá com um passe de mágica, negócios com gente séria são assim mesmo. Agora se você pretende continuar achando que foi um grande negócio, uma grande arma, e todas aquelas bobagens, pode continuar assim, é assim mesmo que os que se locupletaram com este negócio querem você pense, pois não é a toa que varios persiguidores de intenet são pagos a peso de ouro para manter pessoas que falam a verdade desclassificadas, desacreditas e silenciadas, afinal de contas o nosso grande guia já dizia: O mensalão é coisa do PIG e da oposição.

    Continue assim senhor Jr, o senhor está no caminho certo, o deles é óbvio…….

    Grande abraço

    • MIB

      Credo, quanto rancor, não sei por que meios foram adqueridos esses helis, mais vejo com bons olhos esses helis em nossas fas como admirador da aviação militar, e sabemos que é um grande vetor testado em guerras e com qualidades únicas que terá em breve um similar produzido pela Coreia do Sul, o que prova que a tarefa que ele cumpre é sim necessária, inclusive a Arabia Saudita adquiriu algumas unidades do MI-35, lembrando que essa opera AH-64 Apache, agora vir aqui falar que não presta é tudo mais apenas por causa de posicionamento politico é triste, são grandes maquinas com muitas qualidades sim e isso não é questionável, agora quantos aos meios pelo qual foram adqueridos é outra historia, falar mal dos políticos pode ate ser, agora querer denigrir a imagem da maquina por posicionamento politico é injusto…

      Sds.

      • topboy

        É chocante ver o quanto alguns comentaristas são obtusos… esse ódio irracional ao equipamento russo não entra na minha mente, ainda mais que o MI-35 tem características bem particulares e não tem nada próximo de sua versatilidade na categoria helicóptero de assalto… ora tem gente reclamando que não é um helicóptero de ataque puro(tem gente pedindo Apache, OMG!), ora tem gente falando que um helicóptero de transporte com minigun já seria o suficiente… vem críticas de todos os lados! Impossível agradar a todos!!!

        Acho que a FAB sabe muito bem o que quer. Não vejo problema algum com os belos H-60 e não vejo ninguém aqui criticando… ainda bem! Seria mais non sense!

        É terrível quando as pessoas não tem argumentos para as críticas e ficam regurgitando as mesmas falácias do blog da desinformação. Pq o povo que acreditou naquele non sense não tem a ombridade de assumir que foi enganado?

        O cara ali de cima só conÇeguiu aÇaÇinar o português várias e várias vezes, vociferando como pessoa ‘culta’ que é.

        Bunitu!

    • Jr

      Amigo não sei por que você se doeu tanto com meu comentário, nem estava me referindo a você nele,o que eu estava questionando é onde estão aqueles que passaram o ano passado todo soltando notícias falsas e mentirosas sobre a situação deste helicóptero, como coisas do tipo "O Brasil cancelou o contrato dos helicópteros com a Rússia", "Os seis helicópteros já entregues serão sumariamente devolvidos" "Os pilotos do esquadrão poti não gostaram do helicóptero".Bom com o tempo todos esses boatos caíram por terra.O Brasil NÃO cancelou o contrato, os seis helicópteros que foram entregues NÃO foram devolvidos e em várias entrevistas dadas por pilotos do esquadrão poti ficou claro que eles gostaram do helicóptero.Não estou questionando a maneira estranha que foi feito a compra desses helicópteros por meio de um atravessador e não por contato direto com a rosoboronexport, isso sim é estranho e teria que ser investigado, mas não vai e você provavelmente sabe disso, mas enfim pelo menos o helicóptero é mais barato que os outros concorrentes mesmo com a parte dada ao atravessador e o esquadrão poti tem um helicóptero já mais do que testado e nem preciso dizer muito melhor que um esquilo armado.

      • Romanov

        Esquenta não, meu caro. A carapuça quando entra incomoda aqueles que falam(e escrevem) besteiras sem fundamento como se o Tio Sam propusesse coisa melhor para nós. E quando a verdade vem à tona, ficam sem saber como reagir aos fatos e disparam em forma de rancor por postarem seus "achismos" e trollagens sem sentido porque "alguém da FAB" falou…

    • João Carlos

      Quem escreve sensato como você escreveu não pode ser sensato.

  7. MIB

    Tomara que aquele boato de que o Exercito iria adquirir + 18 unidades se torne realidade… + que venham MI-28, isso agora pode ocorrer como um contrapeso já que a Venezuela adqueriu recentemente se não me engano 10 MI-28… vamos torcer. o/

    • Relojoeiro

      Fato é que em equipamento já fomos ultrapassados, na AL, pela Venezuela, Chile e Peru, só ganhamos na quantidade. Mas sempre tem os negacionistas (q se fossem cornos seria na modalidade corno manso) que dizem: ah, mas o treinamento dos venezuelanos é pior. Daqui a pouco os chavistas estão de PAK-FA e os fanboys tupiniquins dizendo que os forever-5 nacionais ainda são superiores.

    • Black Window

      se fosse pra comprar heli de ataque puro era melhor ir logo de apache mesmo, superior ao MI-28, mas no nosso cenario nao é necessario um heli de ataque puro

  8. Neste história toda, tinha muita gente do contra (sempre acontece), falha no fornecimento, falha disto, falta aquilo. Os únicos que podem falar a respeito são o pessoal do Poti.

    Podem ser até equipamentos rústicos, mas no ambiente e missão em que vão trabalhar creio que isto é o que se espera desta aeronave, complemento a missão dos Super tucanos. (confiabilidade e disponibilidade).

    Só lembrando os troleiros de plantão, quando não compra reclamam, quando compram reclamam mais ainda.

    Fico pensando na coitada da "Artocarpus integrifolia L." Como foi usada por estes camaradas.

  9. juarez

    Vinicius Modolo
    23/04/2012 de 5:14 PM

    veja a outra matéria sobre o uso deles na FAEX, um amigo postou uma foto dele com as armas. SIM AS TEMOS!!!

    E a uns 3 meses eles dispararam os canhões em exercício…estamos d

    O senhor poderia, por gentileza postar estas fotos para nós, e aproveita tambem para o pessoal do esquadrão, nem eles viram ainda estas armas, ou o senhor o que eu vi também, ou seja, suportes para foguetes e cabides de missseis?

    Grande abraço

    • Fabio

      Agora também fiquei curioso em ver as "tais" fotos.

      Mas hoooo…montagem não vale eim…tem que ser fotos dos Mi-35 da FAB eim…

      Como parece que eles foram pagos com carne, quem sabe se mandar um pouco de trigo, arros, suco de laranja não venha 06 dúzia de foguetes e mísseis? hauhauhauahu

      A iniciativa de termos (FAB) heli de combate é magnífica, mas porque tudo no Brasil é complicado? vem metade sem armamento, depois outra metade sem armamento, ai consegue-se fazer tiro de canhão, depois quem sabe uns foguetes…que lástima!!!

    • Giordani RS

      É! E aproveita e posta uma imagem ou vídeo de um Forevis-5 Eagle, Mirage III ou Xavantão disparando um AAM…Mirage 2000 lançando algo non ecxiste!

    • Galileu

      Opa "ibagens na tela!"

      estamos curiosos ahahaha

  10. Ilya Ehrenburg

    Uma imagem vale mais do que mil palavras:
    http://img100.imageshack.us/img100/452/2816642525

    ;)

    • Andre Bacha

      Perfeito Ilya!! E aproveitando: o tempo realmente é tudo de bom! :D

      Sds.

    • Sempre vai acontecer de duvidarem dessa foto, daqui a pouco vão ser outras desculpas para questionarem o aparelho. Se bem que eu mesmo não concordei com a sua aquisição pela FAB, mas não dá pra dizer que ele é um heli ruim, eu tenho um amigo que era piloto de UH-1H no Esquadrão Falcão (hoje ele é juiz federal) e ficou maravilhado com o aparelho, aliás não só ele, outros também, mas sempre vai aparecer saudosistas da guerra fria pra ficar trollando bobagens por ai.

    • Fabio

      Manda essa foto para os pilotos da FAB, para eles conhecerem como que a aeronave fica equipada…hauahuahuahuahau

    • Bordi

      Caro Ilya

      Qual a sua intenção colocando, insistentemente, informações falsas em assuntos sérios? Qualé, foto de lançador e container de treinamento e manejo? Fala sério…

      O AH-2 não foi o primeiro vetor a ser entrague antes dos armamentos ou cujos armamentos foram adquiridos depois. Não há por que desinformar dessa maneira. Não denigre a imagem do teu super heli favorito.

  11. Junior Almeida

    Tem que comprar mais armas Russas, ficar só nas mãos da OTAN em questão de armamento é uma grande burrice.

  12. Eric Sales

    Sem dúvida esses helicópteros trouxeram a FAB um novo patamar em operações de combate em aeronaves de hélices. Essas maquinas são verdadeiras plataformas de transporte tático e artilharia. Os nossos bons amigos tocadores de Vuvuzelas fizeram um trabalho excepcional no Mil Mi-24 atualizado-os padrão SuperHind. Seria bom um outro modelo mais dedicado para ataque operando junto com os Mil Mi-35. Pessoalmente gosto muito do TAI/AgustaWestland T-129 fabricado peça Turkish Aerospace Industries.

  13. Marra

    Bela foto!! Essa aeronave é maravilhosa!

  14. juarez

    Continuo vendo lançadores de foguetes sem foguetes e casulos de misseis sem os misseis, cadê as armas, Ilya para de trolar fotos, só para usar um mantra muito comum aqui no Cavok, mas cadê as armas, só vejo casulos vazios, ou estou cego….

    Grande abraço

    • robert

      e pq raios a FAB iria comprar os casulos de misseis e os lançadores se nao for pra usar eles?????

      eu heim! Tão tirando agora com a FAB que eles foram enganados pelos russos?? eaoeioaheoa

      -Pooo seu vladimir…., vc me mando os casulos mas nao tem nada "drento", qui qui nóis faiz agora uai???

      Ou vc tá zuando com a capacidade da FAB, ou ta trollando. 1 dos dois.

    • votaria na última opção, neste caso… :)

    • Gilberto Rezende-Rio

      Juarez.

      Vou te responder direitinho:
      Os mísseis e foguetes do Sabre estão no MESMO LUGAR dos Harpoons dos P-3AM…

      No seu FABRICANTE esperando que a verba orçamentária seja liberada e/ou a "alta" FAB se coçar, priorizar e fazer a compra…

      Aeronave chegando e os armamentos/equipamentos virem depois (e muitas vezes BEM DEPOIS como o radar do AMX) CONTINUA a ser um problema… a ser resolvido…

  15. Algumas perguntas…

    Existe alguma regra, criada por alguma entidade divina, que proíba o AH-2 de usar casulos e foguetes nacionais ou mesmo bombas de queda livre e misseis nacionais?

    Se existe onde está escrito?

    O AH-2 Sabre, ao contrario que os TROLLS diziam vão sim vim para o Brasil e ao contrario do que eles latiam nenhuma unidade foi devolvida, isso é um fato, e se não gostam que peninha :(, acostumem-se!

    O fato de não ter imagens do AH-2 disparando suas armas não quer dizer que ele não as tenha ou que não possa disparar armamento nacional, mas se só acreditam naquilo que os convém… tanto faz não muda nada!

    É muito engraçado, quando o Brasil compra EC-725 esse é uma "JACA" e o governo é corrupto; quando compra Mi-35 esse é um "LIXO" e o governo é corrupto; quando compra BH é lindo e maravilhoso e o governo… ah o governo é esquecido, noto um padrão.. hahaha

    • Saci

      Por favor pare com a trolagem. O que vc quer ganhar com isso?
      Pq será que eu to achando que tem um pessoal que pode xingar e tem um pessoal que não pode?
      Coisa chata isso…

      • Saci, meu amigão

        Que papo é esse de eu estou trolando?
        Por um acaso alguma unidade do AH-2 foi devolvida?
        Por um acaso VOCÊ e outros não criticam tanto os helicópteros russos quanto os franceses, mas por algum motivo muito "estranho" só elogiam o BH?
        Mais uma vez, por um acaso, quem sabe…, existe alguma ordem divina que proíba o AH-2 de usar nossos casulos e foguetes assim como os misseis e bombas? Caso contrario vc não acha que podemos ficar sem o armamento russo?

        E sobre xingar, bem, se te ofendi a esse ponto, desculpa e pode responder na mesma moeda que eu não vou sair chorando pra reclamando de ninguém…
        abraços

  16. Python

    Juarez, você está apenas não aceitando o que está vendo, os mísseis já foram entregues, não há razão para se adquirir estas aeronaves sem os seus principais sistemas, existem imagens e boas fontes por aí que podem comprovar você está apenas negando a realidade.

    Abraços!

  17. Grimmjow

    Olá Venho acompanhando o site a quase 2 anos, já servi as forças armadas pelo Exército Brasileiro em 2011 a 2012 como recruta do 27ºBLog e venho reunindo experiência para que um dia poste meus comentários nesse site com um devido nível técnico eu espero.XP
    Creio não ser montagem. http://www.youtube.com/watch?v=sL3TJme7lCM&fe

  18. juarez

    Caro Pythom , você viu alguma foto de misseis Ataka ou ainda dos foguetes no Brasil? Eu não, vimos os lançadores, eu sei que os misseis não estão no Brasil, pois não foram adquridos ainda, os foguetes idem, porque, porque até o presente momento esta negociação está/estava parada em função da pendenga com a Russia, podem vir a ser comprados, claro que sim, mas pegar fotos de lançadores para dizer que tem misseis é no mínimo desconhecimento de causa para não dizer maldade.
    Caro Sr, Cal94fn, este troll que tenta proteger os bolsos do contribuinte Brasileiro afirma que este helicóptero não tem integração para utilização de nenhuma arma de procedência nacional, quanto a bombas de queda livre em helicópteros eu prefiro não comentar, por esta firmação denota-se seu "grande conhecimento da área", continue assim, os corruptos agradecem……
    Ahh, quanto ao armamento sempre gosto lembrar a pessoas com grande conhecimento na área de defesa dew integrações de armas como o senhor, que TER NÃO SIGUINIFICA OPERAR…….

    Grande abaço

    • juarez,

      Olha só! Vc nem sabe do que ta falando, me chama de troll e nem sabia que o Mi-35 usa bombas de queda livre. Nem se preocupou em lê a respeito ou mesmo assistir aos videos e vem falar que nós e que estamos errados.

      Parabéns pelo seu “grande conhecimento da área”! Cara, antes de comentar algo tenta saber do que se está falando ou ao menos seja mais humilde.

      Quanto a integração de armamento, deve se muito difícil pra vc ou pra mim integrar um casulo de foguetes nacional entre outros equipamentos, mas a FAB não precisa de nós pra isso, nesses casos ela podem contar com pessoas qualificadas para essa tarefa e não as tendo podem recorrer a empresas especializadas.

      Mas… deixa pra lá cansei do seu “grande conhecimento da área”.

      sds

  19. RR

    Camarada juarez,

    Segundo divulgado pela imprensa, os AH-2 realizaram no final do ano passado um exercício de tiro empregando munição real. Foram utilizados os canhões de 23mm e os lançadores de foguetes B8V20A.

    Sobre os mísseis, o contrato estabelecido com os russos contempla os 9M-120 Ataka.

    Sobre integração de armamentos, fisicamene não há qualquer grande empecilho para que o Mi-35 venha a receber armamento de outras procedências. Basta fazer as adaptações necessárias de software ( se houver necessidade ) e físicas, tais como trilhos de lançamento, para que o armamento em questão seja integrado. Não que isso seja simples. Demanda trabalho. Mas é possivel sim.

    E helicópteros podem sim empregar bombas de queda livre. Os UH-1H do Libano usaram esse tipo de armamento em ações reais.
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9
    http://1.bp.blogspot.com/_AxCuBauiBF0/SxPwwAW_1tI

    Para se colocar o armamento na parte de baixo da fuselagem, o helicóptero era apoiado com os esquis sobre dois apoios tipo prancha. Dessa forma, o helicoptero ficava suspenso para que se pudesse colocar as bombas.

    E essa é uma foto de um Hind lançando uma bomba.
    http://imageshack.us/f/146/z30lv7.jpg/

  20. 1maluquinho

    Como falam babozeiras heim Escravinhas Sadomasoquistas do Irmão Caim do Norte.A FAB esta muito satisfeita com os Sabres.O EB sonha com MI28 e MI26.A MB cogita apreciar algum MI que lhe sirva e voces cheios de xenofobias-ideologicas a proferirem Bosteridades.As seis ultimas unidades haviam sido suspensas por contigenciamento.Lembram que a guerrilheira ensandecida apertou o laço no saco gearl?Esse papinho de que trocamos helicopteros pela aceitação de nossa carne é outra idiotice que so pode existir em pessoas com falta de raciocineo e assoberbadas de pura ortodoxia intrangigente reacionaria.Voce habitam um mundo bicolor onde enxergam tudo vermelho ou azul,são como os cães que alem de enxergarem tudo em duas cores não possuem raciocineo apenas são condicionados por repetição sistematica ate que se condicionem rsrs rsrs Vem ai MI26 para transportar as plataformas de defesa antiaereas as longincuas posições Amazonicas.Vem ai MI28 para o EB pra gente retalhar igual carne moida narco-guerrilheiros,contrabandistas,paramilitares e todos aqueles uniformizados ou não,legais ou não que ousarem adentrarem o territorio Brasileiros.E tudo isso enquanto voces hipocritas ficam com as buzanfas pelancudas em suas poltronas teclando bosteridades de capaxos assumidos rsrs

    • Saci

      Ylia.
      Se a FAB pudesse compraria o Mi-26 que é muito mais necessário do que o Mi-35.

    • Giordani RS

      "…E tudo isso enquanto voces hipocritas ficam com as buzanfas pelancudas em suas poltronas teclando bosteridades de capaxos assumidos rsrs"

      Chapéu não me serviu, mas, como que tu escreve tal coisa? Se ao menos não se escondesse atrás de um pseudônimo, ainda mais um tão infantil quanto esse…um maluquinho…que isso cara? Quer bater de frente? Quer ser levado à sério? Assim, vai ser só mais um troll…Eu não tenho vergonha do meu Nome…

    • Galileu

      “O EB sonha com Mi28 e Mi26″ ahahahha prova! o senhor deve ser da RP do EB de tão bem informado.

      Mandar um grupo conhecer tal armamento não significa adquiri-lo, se fosse assim teríamos o melhor que o dinheiro pode comprar.

    • Eric Sales

      1maluquinho até que fim alguém que pensa de maneira racional! De maluco mesmo você não tem nada.

  21. Python

    Juarez, você está correto em dizer que a negociação estava parada mas estava parada quanto o recebimento das aeronaves, outros sistemas já foram entregues com as primeiras levas que chegaram da Rússia como supressores de calor, pilones de armamento e o próprio armamento. Foi recente também os testes com esses armamentos no campo de provas Brigadeiro Velloso. Acredite no que estou dizendo foi eu quem postou esta imagem pela primeira vez e possuo bastante tempo de pesquisa sobre o assunto.
    Abraços.

  22. José

    Olá, em dezembro foi efetuado o empenho http://www.portaltransparencia.gov.br/despesasdia… liquidação ou pagamento dos últimos 6 helicópteros Mi-35M, eu não vi no portal do governo.

  23. ALEXANDRE

    Haja crítica ao governo, estão lá há apenas nove anos, e todo ano surgem notícias boas para nossas FAS, são aquisições de prateleiras, aquisições com TT, modernizações e fabricação de equipamento genuinamente nacional. Esse ano de 2012 será muito proveitoso, e aqueles que só criticam quando compram, ou quando não compram será um ano difícil , pois muito equipamento vai desembarcar por aqui, russo, americano, israelense, francês e outros, vai ter que ter muito argumento para criticar.

    • Armand Assante

      Legal. Agradeça ao amado governo pelo cancelamento do CH-X em 2003. Eu estava lá e vi a burrecência partidária florescendo, como uma planta carnívora, sob o escudo fácil de um Fome Zero que não tinha nada a ver com a aquisição de material militar e muito menos com compra (fracassada) de comida… Os Mi-26 seriam muito úteis à FAB, já naquela época. Funesto.

    • 1maluquinho

      É mesmo né todo ano surgem noticias boas para nossas FA né e todos os dias surgem noticias ruins de roubos e escandalos né rsrs rsrs So coisa boa rsrs rsrs

  24. Galileu

    Gosto muito do Mi35 é o “tank voador” é funcional tipico de armamentos russos, faz de tudo um pouco.

    Mas, eu sei e quem não é cegueta sabe interpretar o que aconteceu na sua aquisição e agora nesse 2º lote. A FAB NUNCA pediu os Mi35, recebeu de SURPRESA por escambo como lembrou o colega symon, e claro que numa força que não tem, irá receber de bom agrado, esperar que alguém da força critique é meio impossível visto que eles elogiam o forevis-5, reforma de bandeirante e etc..

    Se a FAB gosta tanto do Mi35 porque não priorizar o pagamento do 2º lote??

    O mesmo aconteceu com os EC725, assim como os Mi35 pegou a fab de “surpresa”, eu nunca vi nota alguma antes do negócio fechado das forças querendo tantos EC725.

    Nota mesmo das forças, interesse na aquisição e tal, eu só vi para BH e SH. Se dependesse estritamente das forças teríamos bem mais BH do que EC725 e Mi35 jamais estariam aqui.

    • João Carlos

      Só BH e SH? Tá legal. Se é vc quem diz, eu acredito.

    • 1maluquinho

      GALILEU Tu viajas na maionese dos teus gostos e com certeza tudo isso tem um tempero ideologico rsrs rsrs Tudo o que falaram contra o MI35 a FAB desmentiu ja por muitas vezes ate mesmo na ultima operação em Canoas.Toda a dificuldade que a principio pensavamos que teriamos foram facilmente assimiladas e superadas.A FAB deseja ser contemplada com quantas mais unidades de MI35 puderem lhes darem.O EB tanto quer o MI35 como tambem deseja o MI28 e MI26.Essas coisas meu amiguinho não são materias do Fantastico,Jornal O Globo,UOL,BBC e sim assuntos de Estado.Ate a MB que historicamente é adoradora de carteirinha da Royal Navy ja manifestou interesse em apreciar helicopteros militares Russos.Mais cedo ou mais tarde meu caro o bom senso superara a xenofobia e o capaxismo pois não buscamos alianças ideologicas mas sim fornecedores de tecnologias que não dominamos e precisamos para com eles formar parcerias.Pouco importa se as caras deles sejam azuis,amarelas ou vermelhas e sim os beneficios que traram a Nação.No Brasil de hoje amiguinho não tem mais espaço para filosofias e pessoas que vivem um mundo dual dividido de um lado por azuis anjinhos e do outro vermelhos diabinhos.O maior exemplo ao Brasil é a India e a China que a um pouco mais de uma decada estavão bem atraz de nós economicamente,industrialmente,tecnologicamente e militarmente e hoje são potencias globais e não graças a investimentos e implementos Ocidentais mas a tecnologia Russa provando tambem que os mesmos não são monopolizadores e condicionadores como muitos afirmavam.É irreversivel que o Brasil na busca de seu espaço e na defesa de seus interesses venha a bater de frente com os EUA que são terminantemente contra nossa enancipação e progresso.Não tire as nossas forças armadas por meia duzia de generais,brigadeiros e almirantes vendidos e aliciaveis.Nossos guerreiros se preparam não para se baterem contra comunistas,bolivarianos,Russos ou Chineses e sim para defenderem o Brasil de uma investida Yankee,Angla ou coalizão da OTAN.Ensina-se nas escolas militares que a ameaça é a ATAN e não a Russia ou a China.

      • 1maluquinho

        E mais meu caro esse papinho de padrão so existe para dependentes e subordinados.Uma Forças Armadas que não tenha verdadeiramente assimetria como filosofia que é nada mais nada menos que ADAPTAçÂO,que não cria e não versatiliza serve apenas para exercer papel secundario e prestimos internacionais de distribuidor de cestas basicas e removedores de escombros.Ser guerreiro é sonho de muitos e capacidade de muitos poucos.Agua filtrada so provoca diarréia em frangas pois para o guerreiro o remédio é comer areia meu caro.

  25. Roberto

    Se foi comprado na forma de escambo to nem ai,so sei que foi uma aquisiçao que gostei!
    e não vejo a hora de chegar dia 13 para ver o danado de pertinho.
    Pessoal uma pergunta:
    “-Por que os nossos vieram com quatro cabides so,em vez de 6,que e o comum?”
    Tomara que venha mesmo,o mi-28 vai ficar uma dupla legal!

    • BrunoRJ

      o MI-35 so sao 4 mesmo .. vc deve estar se referindo aos MI-24.(irmao mais velho) …embora mais ''completos''… sao inferiores em termo eletronicos e bem mais antigos(vai depender de qual versao )….o MI-35 nada mais e q um vesao atual do proprio MI-24 .com algumas mudanças criticas …

  26. BrunoRJ

    embora o Exercito queira(mostrou um real interesse) um trio formado por MI-26(ele e unico)/MI-35/MI-28 …. acho mais valido os KA-52 ao inves MI-28 ….o KA-52 ja exite um versao embarcada ….poderia ser ele o KA-52 vir a ser o HELI de ataque ''puro'' das 3 forças …apenas um opiniao ..

  27. Emfim estão chegando é um passo para fortificarmos nossa fronteiras.

    Espero agora que o EB adquira Mil -26 Havoc.

  28. Adriano

    Para o EB seria bom os MI-35 SUPER-HIND.

Você deve estar logado para postar um comentário.