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Home Air Shows VÍDEO: Acompanhe uma demonstração a bordo de um F/A-18C Hornet
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VÍDEO: Acompanhe uma demonstração a bordo de um F/A-18C Hornet

Para quem acompanhou ao vivo a apresentação do caça CF-18 Hornet da Força Aérea Canadense em Pirassununga, ou para quem viu nossa cobertura especial do aniversário da Esquadrilha da Fumaça, não pode perder o vídeo acima. Você pode embarcar junto com o piloto de demonstração do East Cost Demo Team da Marinha dos EUA, o Capitão Michael “STAB” Allen, e seu caça F/A-18C Hornet, durante uma apresentação no show aéreo Thunder Over Michigan 2010. O interessante desse vídeo é que foi feito com uma câmera no capacete do piloto, mostrando exatamente para onde o Capitão STAB olhava durante todo voo, desde a decolagem, durante o show e após o pouso. Segundo o próprio piloto, o F/A-18 é altamente manobrável, devido à sua boa relação peso / potência, o sistema de controle digital fly-by-wire, e os LEX (leading edge extensions), este último permitindo que o Hornet possa permanecer bem controlável em ângulos de ataque elevados. Um outro vídeo do mesmo voo pode ser visto aqui, numa versão PiP, mostrando a aeronave filmada do solo juntamente com a de dentro do cockpit.

 

72 Respostas

  1. dagmar

    Simplesmente demais!!!! 10

  2. Justin Case

    Amigos, bom dia.

    Interessante a apresentação, embora atualmente as demonstrações de primeira linha ocorram em menor velocidade (menores raios de curva), mais próximas ao público, com menor intervalo entre as manobras.
    As demonstrações atuais têm tempo programado entre dez e quinze minutos.
    Pudemos também observar que:
    – O piloto não utiliza luvas, embora seja equipamento de proteção obrigatório.
    – Mangas soltas e relógio podem inadvertidamente acionar interruptores.
    – O piloto retira as mãos da manete de potência, mesmo em manobras críticas. Isso pode retardar a tomada de ações, tais como reacendimento em emergência e até a comunicação rádio.
    – O piloto não age mais como piloto militar; não dá bom exemplo e parece já ter mudado seu foco, de "operacional" para "demonstrador".
    Acho até que ele já poderia tirar o "Capitão" da sua identificação.
    Abraços,

    Justin

  3. Berlocher

    Bom dia a todos!
    Sempre observo os comentarios aki no Cavok, e tomara q decidam muito breve a escolha do novo caça!

  4. Paulo

    Este Hornet C eh mais leve, mais agil e muito mais manobravel que o SHornet.!

    O SH tem veloc. max. de 1900 kmh e peso-potencia de 0.90

    O Mirage 2000 tem veloc.max de 2400 kmh e peso-potencia de 0.90.

    Nosso F2000 eh melhor de voar que o Super Hornet(Tijolao).!!!

    • HMS TIRELESS

      Não necessariamente o mais veloz é o melhor meu caro! As aeronaves (legacy hornet e Mirage 2000C) são equivalentes.

    • Paulo

      SHornet

      Mach 1.9

      Peso 13400 kgs

      Taxa de giro: 22º/s

      Razão de rolamento: 240º/s

      Mirage 2000

      Mach 2.2

      Peso 7500 kgs

      Taxa de giro: 22º/s

      Razão de rolamento: 270º/s

      Sou mais o Mirage 2000.

      • HMS TIRELESS

        Sou mais o melhor piloto! Mas acho que a taxa de giro do Mirage está errada! Ela é superior à do Hornet.

      • Galileu

        M2000 usa magic ¬¬

        Sou mais Hornet, SH nem merece comparação!

        Se for usar de super trunfo:

        Gripen

        Mach: 2.0

        Peso: 6622 kg

        Taxa de giro: 30º/s

        Razão de rolamento: 220º/s

        Sou mais o Gripen e não é o NG.

        • Paulo

          Rafale mais agil.

          Mach 2.0

          Potencia: 1.15

          Taxa de giro: 30º/s

          Razão de rolamento: 270º/s

          Peso: 9050 kgs

          • Black Window

            se o rafale é mais agil entao porque foi pego por um F4? 5 vezes?
            http://blog.naver.com/PostView.nhn?blogId=leftcor

            • Paulo

              Combate simulado BVR seguindo regras de engajamento pre-estabelecidas, com apoio de Awacs, esses mesmos F-4s armados de Amraans tbm ja pegaram F-15s, F-16s e F-18s.

              Em combate WVR o Rafale, mais agil, com certeza, se sai melhor, onde varias vezes duelou e ganhou do Shornet.

              O exercicio JTFEX 2008 eh um exemplo.

              • Black Window

                la vem as desculpinhas, kkkk, tipico, o fato é que o rafale foi surrado por avioes da decada de 50, e parece que sua taxa de giro nao o salvou…

                • Dimitre

                  Pra vc pensar, chorar e emburrar um pouco:

                  Vídeo Rafale pegando Super Hornet….a partir de 3:00 mins: http://www.dailymotion.com/video/x6bnpq_rafale-vs

                  Vídeo Rafale pegando F16 block 60….a partir de 2:00 mins: http://www.youtube.com/watch?v=a5hFG-hsb6A

                • Black Window

                  no dog fight eu sei que o rafale pega eles(dependendo do piloto) mas em combates reais caças de 4° geraçao nao vao se encontrar a 500m de distancia, vao se encontrar em distancias longas, e é aí que o rafale perde, pois tem radar ruim e armamentos piores, comparado ao SH que é bem superior nessa area, prova disso é que o rafale foi pego facilmente pelos F4 alemaes, viu como meu intelecto é superior ao seu

                • "intelecto?" he he, tá bom BW, tá bom… mas voltemos a realidade sim?!

                • Black Window

                  meu intelecto é superior isso é indiscutuvel

                • BW lembra disso? sabe quem escreveu? vou dar uma dica: começa com Black e termina com Window… senão, vejamos: palavras do BW: "nao é que nem o ALR-94, nao sei se essa frase é lenda da internet ou nao, mas é compreencivel já que os dois caças se encontrariam a distancias bem curtas"

                  Realmente não é COMPREENSÍVEL, que um intelectual escreva compreencivel com C… eu devo estar muito mal de "intelectualidade" mesmo! rsrsrs

            • ah BW, "ASSIM VC NOS MATA"… é muita abobrinha…

              • HMS TIRELESS

                Chicão eu não queria me meter mas é como dizem: amor com amor se paga. F-4 Phantoms derrotando Rafales = Rafale derrotando F-22.

                • HMS, uma coisa é uma coisa, outra é outra… estamos a falar de um avião, doa anos 60, que já naquela época não era um supra-sumo em agilidade, vs um dos aviões mais ágeis da atualidade, o Rafale, diria mais, o Rafale e o Typhoon são os caças que mais tempo podem se manter em alto G, e os mais manobráveis em velocidades de combate, não são acrobáticos como os SUs e mesmo o F-22, mas nas velocidade que interessam, entre 700 e 1200 km/h, são verdadeiros dardos altamente manobráveis… entaõ, pensar na hipótese de um F-4 lograr êxito contra um Rafale em DF seria mais uma inconsistência do BW… normal… bem diferente de um combate entre F-22 e Rafale, pois os números aeronáuticos de desempenho são similares, com algumas vantagens para o Raptor, mas nada ainda tão mensurável como algumas "forças"… é inegável que o F-22 tenha um RCS incomparável, mas tem uma assinatura IR superior a do Rafale, falando em forças não tão disponíveis em informações, forças sigilosas, o Spectra do Rafale também se enquadraria nesta… lembra das palavras dos pilotos americanos: "NÃO LIGAMOS NOSSOS ALR-94 SE VCS NÃO LIGAREM SEU SPECTRA…" bem, eu diria que o Spectra incomoda os caras… apesar de ser esculachado por blogueiros que tudo sabem, por aqui… o que teria um F-4 alemão para contrapor ao sistema do Rafale? te digo, um grande AWACs!? :)
                  como sempre digo, em exercícios, tiro dado é bugio deitado… portanto, ficar considerando velhos aviões, eficientemente, frente a aeronaves de 4,5 e 5 geração, é a maior besteira que se pode creditar! ex: F-5M derrotando Rafale, AMX derrotando F-16, AMX cruzando os céus da America sem serem detectados, F-4 derrotando Rafale em DF, F-5M derrotando F-15 e F-16B50, SH apanhando de F-5 e A-4 em Miramar…

                • Black Window

                  F22 tem uma assinatura IR superior a do rafale, parabens francisco, voce se superou de vez, nunca achei que voce chegaria a esse nivel, mas fazer o que, fan de rafale é assim mesmo, o F22 incorpora tecnologias de materiais e dos motores para reduçao da assinatura IR que os francese nem imaginam existir, um dos requisitos do programa ATF era exatamente ser furtivo em todos os pontos, tendo RCS extremamente baixo, na faixa dos 0.0001 m²(só para comparaçao o do rafale é 0.2 de acordo com os franceses, isso quando está limpo) e assinatura IR bem reduzido, utilizando materiais de ceramica nos bocais dos motores, usando combustivel para resfriar a superficie, motores preparados para ter assinatura IR baixa e coisas que nem imaginamos, voce acha que na decada de 90, com os IRSTs começando a aparecer os EUA deixariam seu mais poderosos caça vulneravel nessa area? a resposta é obvia, e o SPECTRA do rafale sofreu grande propaganda francesa, era a arma de matar F22 do rafale até um tempo atras, quando sofreu criticas dos EUA, inclusive ele pediram uma versao melhorada desses sistema, mas nao passa de um RWR comum, nao é que nem o ALR-94, nao sei se essa frase é lenda da internet ou nao, mas é compreencivel já que os dois caças se encontrariam a distancias bem curtas, e os americanos nao iriam querer os intrometidos espionando as emissões do APG-77, já o radar do rafale nao tem segredo nenhum e esta bem atrasado…

              • Black Window

                se nao gosta eu o convido há se retirar, se quiser ficar, aprenda a aceitar a verdade, ou nao faça nenhum dos dois e apenas pare de tentar chamar minha atençao, eu nao ligo para o que voce pensa

                • BW, para o que vc pensa eu ligo! sinto até pena… :) mas tenho fé que vc "cresça e apareça"!

                • Black Window

                  voce tem fé de que um cara esperto que nem eu venha a defender a jaca francesa um dia né, isso nao vai acontecer nao meu caro “velhinho´´, eu nao estou nem aí para sua opiniao, ou o que voce acha do mundo, e nem tento te trazer para o meu lado, quero que voce fique aí do jeitinho que está, entao nao tenta dar uma de que é o cara certo, apenas fique na tua aceite minha opiniao, voce é só um cara comentando em um site, nao venha tentar dar liçao de moral porque voce nao é ninguem

                • BW, vá tomar um banho frio… denovo! :) fica bravo não! apesar deste sentimento "nervoso", vc é um cara legal, tenho certeza! pois é convicto! entendo suas opiniões, só não concordo em praticamente nada! mas confesso que este teu "jeitinho nervoso" me atiça a te provocar… fazer o qu~e… não deixa na reta! :)

                • calma BW! calma! não se irrite! :)

                • Black Window

                  e se minha palavras machucam seu coraçao é só ignora-las, isso se voce for um cara confiante de si(o que eu acho que nao é) parece aqueles caras que acham que estao certos em tudo, que só a palavra deles vale, odeio esse tipo de pessoa

                • negativo, as vezes cometo erros, mas quando defendo aqui, alguma coisa, estou convicto dela, e nada mais normal que defender e atacar as "oposições"! para de chorar BW :)

                • tire este ódio do coração rapazinho!

                • Black Window

                  quem disse que eu to bravo, eu to de boas meu caro, nao fico nervoso por causa de discuçoes na internet, só tem uma coisa no mundo que me deixa realmente puto, e nao tem nada a ver com isso, o unico problema mesmo é ouvir, rafale e o melhor caça fabricado hoje e nao dizerem o porque

                • O Rafale é pq já registrou no seu HUD o SH, o F-16 o Typhoon, o NG? bem, quando este existir, vai entrar para a fotinho… vejamos, o F-22 não é mais fabricado, o Typhoon perdeu na disputa e no ar lá nos EAU, o SH é freguês… o F-16, apesar e ser um valente brigador, não é páreo para o biturbina francês… quer falar dos SUs? com um RCS bem maior, apesar de excelentes aeronaves, seriam, como o F-15, árvores de natal frente ao Rafale… enfim… o Rafale é, para mim, o melhor projeto em fabricação hoje! e não tem choro de torcedor que me faça mudar de opinião. :)

                • Black Window

                  arvore de natal, pode ser, mas o rafale armado tambem o é, misseis, pilones e tanques de combustivel aumentam muito o RCS de ambos os caças, vanatgem para o SU e o F15, que possuem radares bem maiores e mais potentes que o do rafale, SH tem caracteristicas pouco superiores ao rafale nessa area, mas superiores, nao se esqueça de que nenhum caça vai ao combate limpo, vai com pelo menos 8 misseis e tanques de combustivel, a nao ser que seja um 5G e leve as armas internamente

          • Black Window

            e rafale nao chega a mach 2 nem se encherem o rabo dele de foguetes, no maximo mach 1.8 e peidando ainda, kkk

              • HMS TIRELESS

                Então meu caro Paulo vá questionar o fabricante:

                Performance:
                Max. thrust..2×7.5 tons

                Limit load factors..-3.2g / +9g

                Max. speed…M= 1.8 / 750 kt
                Approach speed..less than 120 kt

                Landing ground run…450m (1,500 ft) without drag-chute

                Service ceiling..50,000 ft
                http://www.dassault-aviation.com/en/defense/rafal

                • Dimitre

                  Por enquanto,

                  O Rafale atual usa o Snecma M88-2 de 75kn, mas estao aguardando pra esse ano o M88-4 de 100kn que proporcionara Mach 2.0 e supercruise, e aumentara seu peso-potencia pra mais de 1.15.

                  Vai ser mais manobravel do que ja e`.
                  O melhor jato de combate pra FAB, muito mais versatil que os demais concorrentes problematicos e sem desempenho comprovados na India.

                • Black Window

                  hahahaha, M88-4 de 100Kn, isso nao vai acontecer meu amigo, como eu disse é que nem aquela historia do F414 de 120Kn, um motor do tamanho da M88 deveria sofrer muitas modificaçoes para chegar a esse desempenho, modificaçoes que custariam muito, muito dinheiro, os franceses vao deixar seus mais de 100 rafales com o M88 normal, esse motor, que na verdade vai ter 90Kn é só pra quem quiser pagar por eles

              • Black Window

                só se tiver um raptor puxando ele

                • Dimitre

                  O Raptor nao puxa ninguem, sofre de asma e ainda mata seus pilotos.!

                • Black Window

                  porque colocou no plural? só foi um acidente, já morreram muito mais em acidentes de SU-27, lembro em que uma vez morreram mais de 80 em uma unica queda de SU-27, tragico, e o raptor tem potencia suficiente pra carregar um rafale em cada asa e chagar a mach 2, esse é o bom de ter mais de 320Kn debaixo do capo

        • Paulo

          Amigo Galileu,

          O Gripen foi testado, avaliado e considerado inferior ao Hornet C na Suissa. Verdadeira decepcao.!

          • Black Window

            estranho, pra mim quem vence que é o melhor, e o gripen tendo vencendo na suiça é melhor que o rafale, ou o mundo que nós vivemos está estranho, onde o vencedor supremo, melhor caça do mundo segundo alguns, obra de arte francesa incomparavel, perde quase tudo…

            • Paulo

              Todos ja sabem que o Gripen se saiu muito mal na Suissa, ficando em ultimo nas pontuacoes, com o Rafale em primeiro e o Typhoon em segundo.

              A escolha foi politica pelo Gripen, e agora, os suissos estao arrependidos com a imprensa pegando em cima da pior escolha que fizeram.

              • HMS TIRELESS

                Onde está escrito que as autoridades suíças estão arrependidas. Até agora o que se viu foi as autoridades apoiando a escolha. Quem está se insurgindo contra o Gripen são determinados jornais que, ao que tudo indica, possuem ligações com a Dassault. Ademais, para uma concorrência tão pequena a Dassault está se desgastando demais financiando a artilharia dos jornais. Por que será?

                • engraçado HMS, na India, um "parlamentar", da oposição, fala um monte de M… e vcs não contestam… vira verdade! :)

                • HMS TIRELESS

                  Chicão:
                  compare as criticas dos jornais suíços com as do parlamentar indiano. Enquanto os jornais suíços apresentou críticas aparentemente sólida e até com um certo embasamento técnico, o parlamentar indiano disse um monte de bobagens ou seja, me pareceu mais aqueles oposicionistas que apenas gostam de fazer barulho

                • Dimitre

                  Pois e`,

                  Ele acaba se contradizendo, qndo apoia o parlamentar indiano pago pelos ingleses a dizer calunias a respeito da escolha do Rafale, mesmo depois de comprovado vencedor em inumeros testes tecnicos do Mmrca.

              • Black Window

                disso eu nao sei, só sei que o rafale foi enxotado de lá como sempre acaba acontecendo, agora o que é de conhecimento publico, o rafale tem radar pior que F16, SPECTRA nao funciona e ele anda tomando surras de caças da decada de 50, as primeiras duas coisa sao palavra dos EAU nao minha, só estou repassando…

                • Para um sistema que não funciona: "De acordo com fontes da Air & Cosmos, a USAF solicitou apenas duas surtidas de treinamento entre os caças F-22 e o os Rafale, com três engajamentos em cada surtida, num combate de apenas uma aeronave contra outra, dentro do alcance visual. [Em outras palavras, a USAF diz: "Se vocês não ligarem seus sistemas Spectra, nós não ligaremos nossos ALR-94."]
                  Os americanos estão considerando bem o Spectra não acha?
                  ah, os EAU não acham o Rafale bom? pq continuam a considerar e insistir com o caça francês? pq depois de avaliarem o SH, Typhoon e ter em mãos o melhor F-16 já fabricado, continuam pensando e sonhando com o Rafale?
                  BW, é duro, sabemos, mas o Rafale é o melhor avião de combate sendo fabricado! agora vá chorar na cama que é lugar quente! :)

                • Black Window

                  se estao interessados no rafale porque acabaram de comprar mais 60 F16? http://www.cavok.com.br/blog/?p=42220

                  Em outras palavras, a USAF diz: "Se vocês não ligarem seus sistemas Spectra, nós não ligaremos nossos ALR-94

                  entao nao foi o que a USAF disse, foi o cara que escreveu a noticia, voce percebe isso com a frase Em outras palavras, e nao sei direito, mas acho que voce nao critica, taxa de impraticavel e pede melhorias em uma coisa que sonha, estou certo francisco?

                  e como rafale pode ser o melhor caça fabricado se: tem um radarzinho com 150 Km de alcance e PESA, de acordo co os EAU mesmo o RBE-2 AESA sera inferior ao radar do F16, nao tem HMD, carrega misseis com 60 Km de alcance, é sub motorizado, entre varios outros defeitos, acho que o SU-35S que já vai entrar em operaçao é bem melhor, acho que os novos F15 com APG-82 sao bem superiores, acho que um F16 Bl 60 está em pé de igualdade e o SH supera o rafale em varias areas, se voce quiser eu posso falar porque acho isso com dados tecnicos, e eu nao choro nunca

                • pois é… e com tudo isso eles ainda querem o Rafale!

                  Ah, onde está a notícia da compra dos F-16 adicionais? pq não compraram ainda!?

                • compraram F-16? onde isso menino? :) para de beber rapaz! :)

                • olha um video interessante sobre assinatura IR….
                  http://www.youtube.com/watch?v=WlWQsW4ZZfQ

                • Black Window

                  e acho que seus argumentos do tipo, rafale é o melhor porque gosto dele e nao é americano, estao acabamos, entao é melhor aceitar e ficar quieto antes que se machuque mais, sentimentalmente falando é claro, “velhinho´´

                • hum… BW, se informe pelos blogs, eu sou um dos maiores defensores do Falcon na FAB… então… sou um admirador do american way of life, mas não sou cego, sei entender e assimilar seus problemas…

                • Dimitre

                  Gozado, quem vive enxotado e ridicularizado pelos demais paises e` o nanico Gripen.

                  A famosa panela voadora sueca segundo a midia deles.rsss

                • Black Window

                  pelo que pude perceber, alem das imagens forem feitas por diferentes sensores(lembro da do B2, foi feita por terra, assim como a do F22, e alguns foram feitos por IRSTs) elas sao feitas de distancias extremamente curtas concorda? alem disso, aquela ultima do rafale foi feita com o caça a uns 100 Km/h, com a potencia dos motores quase no minimo, pois foi no momento do pouso, se voce tirou a conclusao de que o rafale tem assinatura IR mais baixa que a do raptor por esse video…

                  lembre-se de que quem fez esse video é só uma pessoa comum, que tem suas proprias opinioes, nao fique pegando opinioes de outros para formar as suas que só te prejudica, e tenho certeza de que se essas imagens fossem feitas a 40Km de distancia ou mais seriam bem diferentes nao?

                • Ah sim, agora, segundo o BW, landing em porta aviões são feitos em baixa potência, e se o piloto não enganchar ele liga para o BW e ele tira potência da cartola! rsrsrsrs depois o intelecto é alto… é cada uma viu BW…

                • Black Window

                  “sou um admirador do american way of life´´ que isso, agora sei porque tu tem problemas de peso, seu comedor de hamburguer, gosto de equipamentos militares americanos, o estilo de vida deles tem muito problemas, nao quero isso aqui nao, e te garanto cara, nao tenho absolutamente nenhum problema, só tenho opiniao propria

                • BW, este "jeito" não é relacionado apenas a comida, é cultural… música (rock, blues e jazz), estilo (harley Davidson), liberdade e responsabilidade… entre outros… o hamburguer vem bem depois…

            • Paulo

              A obra de arte francesa (Rafale) ganhou na India, onde o SHornet foi desclassificado por pessimo desempenho e nao conseguir sustentar os famosos ..Turns Rates…

              Os indianos foram exigentes nesse criterio.!!

              • Black Window

                isso é sua opiniao, já sobre o rafale, até os principes por aí estao chamando ele de jaca, e os famosos turn rates nao salvaram a pele dos pobres rafales surrados pelos phantons alemaes…

                • Dimitre

                  Opiniao de um militar indiano bem graduado vale mais que a de um forista desatualizado.

                  Ambas aeronaves americanas (F-16 e F-18) foram eliminadas por nao sustentarem -Turn Rates- exigidos, onde somente Rafale e Typhoon passaram.

                  It was the next stage of evaluation — flight trials — that has put IAF’s testing process in a league of its own. Conducted by the Directorate of Air Staff Requirements, and overseen by the quiet and unflappable Air Commodore (now Air Vice-Marshal) R K Dhir, each of the six contenders was flight-tested by IAF pilots on 660 separate performance aspects. For example, the RfP demanded that the fighter’s engine should be replaced within one hour. The maintenance teams actually made each contender do that. If IAF demanded a “sustained turn rate” (the quickness with which a fighter can turn around in the air) of 24 degrees per second, each fighter was physically put through this manoeuvre to establish that it met this requirement. (Incidentally, both the US fighters failed to meet IAF’s “sustained turn rate” requirements)

                  [...]

                  Last April, the ministry “down-selected” the Rafale and Typhoon, which meant that only these two aircraft had passed the flight trial evaluation…

                  Indian Defence.

                • Black Window

                  será que opiniao de principe nao vale mais?

  5. Lemes CBQ

    É isso que é esnobe, o cara vai até de bermudas!

  6. Bruno R

    Caramba Chico, não sei como vc ainda perde tempo com esse tal de "BW"..

    Pelo jeito deve ser um moleque de 12,13 anos…

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