Facebook Twitter Gplus Flickr Pinterest LinkedIn YouTube E-mail RSS
magnify

Embraer

Home Diversas Brasil VÍDEO: Caças Mirage 2000 quebram a barreira do som e os vidros do STF em Brasília
formats

VÍDEO: Caças Mirage 2000 quebram a barreira do som e os vidros do STF em Brasília

Durante a solenidade da troca da Bandeira Nacional, realizada neste domingo, dia 1° de julho na Praça dos Três Poderes, em Brasília, dois caças Mirage 2000 do 1° GDA realizaram uma passagem baixa e romperam a barreira do som, criando um “boom sônico” que acabou quebrando os vidros da fachada do prédio do Superior Tribunal Federal (STF).

O Comando da Aeronáutica garantiu que vai averiguar os precedimentos e arcar com os prejuízos.

O amigo Lima, do Cavok Brasil, esteve lá e disse num comentário o seguinte: “O mínimo que posso dizer é que foi de um mal gosto incrível as passagens tão baixas dos F-2000. Foram repetidas passagens que deixaram a todos assustados e as crianças em pânico. Todos so vidros frontais do STF foram quebrados.”

Os vidros da fachada do STF praticamente foram todos quebrados. (Foto: Vanessa Beltrame / Agência RBS)

Segundo a Zero Hora, o ministro da Defesa, Celso Amorim, já entrou em contato com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Brito, e fez um pedido de desculpas a Brito, que reagiu com tranquilidade. Ninguém ficou ferido, mas a visitação ao STF programada para este domingo acabou sendo cancelada, por questões burocráticas.

Apesar do incidente, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que ocorreu depois, foi realizada normalmente e recebeu os aplausos do público.

A FAB emitiu uma Nota Oficial sobre o assunto:

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informa que hoje (01/07), por volta de 10h20min, durante a solenidade de troca da Bandeira Nacional, na Praça do Três Poderes, em Brasília, duas aeronaves Mirage 2000 executaram sobrevoo do local. No momento da passagem, uma onda de choque causou danos às vidraças de alguns órgãos públicos.

O Comando da Aeronáutica já iniciou a apuração das circunstâncias do fato e irá ressarcir os prejuízos decorrentes.

Brasília-DF, 1º de julho de 2012.

Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Colaborou com matéria os amigos Marcelo Idiarte e Evandro.

 

74 Respostas

  1. Henrique

    pena que não largaram umas mk82 pra dar um sustinho

    • Vinicius Almeida

      hehehehehehe…
      O Mirage 2000C é uma boa aeronave, porque FAB não compra mais alguns e manda a Embraer o modernizar com avionicos da Elbit/AEL e o radar Selex Galileo Grifo-2000/16.
      Ficaria interessante…

      • RR

        Caro Vinícius Almeida,

        Aí a questão fica por conta das aeronaves em si. O problema é achar no mercado algum M2000 em bom estado para receber uma modernização como essa. E creio ser pouco provável que se ache aeronaves em condições realmente boas para serem modernizadas. Isso sem contar o preço da modernização e o custo operacional de tais aeronaves, que pode realmente não compensar…

        • Vinicius Almeida

          Pior é que deve ser difícil mesmo conseguir Mirage em bom estado, mas acho que eles merecem uma modernização, já que o FX-2 não terminara tão brevemente…

          • RR

            Vinicius Almeida,

            Eis aí outra parte da questão, que complementa o que eu já expus, aliás… Esses M2000 que vieram pra FAB já vieram com as horas de vôo contadas. No meu entender, não me parece viável uma revitalização e modernização… Por tanto, se for para ter Mirage 2000 enquanto aguarda-se o FX, creio que faz mais sentido negociar com a França o aluguel de alguns de seus M2000-5.

            No meu entender, o que faria mais sentido mesmo seria a aquisição de algo como o F-16MLU para cobrir a baixa dos M2000…

  2. Symon

    Powww.. O pessoal diz que os F-2000 não servem pra nada.

    Ledo engano, em caso de guerra poderemos usar para quebrar vidraças dos inimigos.. :-D

  3. RENATO DE MELLO MACH

    Muito bom isto ter acontecido,e graças a Deus sem vítimas,pelo menos o povo lendo esta notícia que já saiu em outras mídias vão ser informados, do poder de um caça desses de causar destruição e assustar,sem nem usar armas,agora seria bom o povo se ligar na compra dos novos caças,pois os que cobiçam nossas riquesas tem melhores que esses.

  4. Diego

    Agora vão dizer que não vai dar para comprar aviões novos porque eles podem quebrar vidros

    • Caramba, daqui a pouco o piloto recebe uma reprimenda pelo fato.

      Nota.: Pensando bem, estamos comentando sobre janelas quebradas enquanto deveríamos numa hora destas estar falando da escolha do FX, como diz o Boris Casoy "Isto é uma vergonha".

  5. Tive a oportunidade de ver um Mirage fazendo o mesmo em Belo Horizonte durante uma conferência (não lembro a data). Quando ouvi o som o caça já estava próximo ao pátio da Fiat em Betim. Foi uma experiência incrível, na hora se perde até a orientação do que esta acontecendo.
    Em contrapartida em um portões abertos no CIAAR da Pampulha, fez uma passagem tão devagar (creio que mais lento que um A-1) que quando pousou a galera até deu uma vaia.
    FATO RELEVANTE: Ver dois Mirage voando, e sabendo que tem no mínimo mais dois de alerta no 1ºGDA, isso dá quatro aeronaves ou seja 33,3% de disponibilidade :-)

  6. Wolfpack

    Puxa vida, poderiam ter dado este susto nos mafiosos do Congresso Nacional.
    Ficou barato somente os vidros do STJ.
    Acredito que foi uma reposta da Aviação de Caça a penúria de equipamentos que dispõe.
    O piloto virou meu herói hoje. Quem souber do nome deste herói, por favor poste aqui.
    [ ]s

  7. Nick

    Parece que alguns pilotos do GDA não gostaram de mais um adiamento do FX-2…. :)

    No mais, considerem isso uma aviso. Da próxima vez será uma demonstração de bombardeio com MK-82 e com "casa cheia", talvez em um dia em que eles estarão votando mais um aumento de salários para os deputados e senadores.

    []'s

    PS. O povo gostou, e vão gostar mais ainda quando caírem as MK-82.

    []'s

  8. Wolfpack

    Com certeza nosso herói sabia o que estava fazendo, meus parabéns ao piloto.
    [ ]s

  9. Galileu

    Que isso fab, em domingo aéreo vai a 700KM já em "brasilândia" vocês ultrapassam a barreira é……hahahah

    O legal, aliás sempre é legal ler o depoimento do povo, segundo quem estava lá:

    -"As passagens foram tão baixas que abriu a copa das árvores.
    -Levantou poeira, tremeu o chão e o vidro quebrou.."

    ahahahhaha OMG a fab aproveitou e começou o treinamento "intimidação ao inimigo" sabe como é, combustível tá escasso tem que aproveitar os momentos…ahhahahahaahahaha

    Mas fiquem calmos senhores o povo não chegou ao ponto de chamar os mirages de disco voador, mas estamos quase lá se fosse B2 chamariam sim!!! ahahahhaahah

    Ow fab tá de sacanagem né, domingo aéreo é uma passagem lá da "estratosfera", mas lá em "brasilândia" tem até pirofagia.

  10. Nao tenho a menor duvida de q o piloto 'sabia' oq estava fazendo.
    mas é agora q ninguem compra caça nenhum…pra q? eles quebram patrimonio publico!! rsrs

    Ohh presidentA, olha nossos fabianos, ta ficando deprimente.

  11. pelo andar da carruagem vão desativar antecipadamente os mirages, pois são uma ameaça aos politicos.

  12. juarez

    Tem que calibrar o inercial do M 2000 , erraram o alvo……..ficava a umas 2000 jardas a sudeste…porcaria, da próxima vez acertam…..

    grande abraço

  13. Pensei que os Mirage-2000C/B ( F-2000C/B) estavam parados hangariados sem motores, os franceses eram tudo uns falsos, como muitos SITES disseram, realmente não e o que parece….

    • Giordani RS

      O amigo deve ter lido só em site de "qualidade"…aqui, jamais alguém escreveu tal bobagem sobre os motores do M2000! Até porque não é esse o problema deles.

    • Galileu

      Colega, pagando bem não só eles franceses mantém a manutenção como se pagar bem eles até te trazem um tal de rafale ahahahah

      Problema dos M2000 do GDA não é apenas sua vida útil mas principalmente por utilizar um único e confiável sistema de ataque, 2 canhões 30mm ahahahahah

      Parece até o novo navio patrulha da MB, vem com 1 canhão e 2 metralhadoras, nem se o rambo estivesse a bordo ele faria milagre caso numa guerra… ahahahah

  14. Jessé

    Amigo Lima do Cavok, vc gosta de aviação mesmo? Quem gosta de aviação nunca diz que 2 Mirage 2000 com pós-combustão acionada é de mal gosto. Se crianças e adultos ficam em panico, pq não ficaram em casa, já sabiam das passagens anunciadas anteriormente. Vc está querendo se candidatar?

    • Giordani RS

      Ninguém que curte "minimamente" aviação militar escreveria uma bobagem dessas…PC de mal gosto?

    • Lima

      Amigo Jesse, posso te garantir que gosto de aviação. Antes de tudo gostaria de esclarecer que a troca da bandeira é um evento cívico pretigiado por famílias. Nasci em Brasília e quando criança meu pai me levava para acompanhar o mesmo evento e achava sensacional tudo. Já participei de vários eventos na esplanada com passagens de caças por diversas vezes, mas nunca algo que deixasse as pessoas apreensivas (muitas com medo mesmo) e as crianças apavoradas e pedindo para irem embora. Acho que não é esse o objetivo de um evento cívico. Levei meu filho e confesso que se estivesse sozinho, talvez, tivesse outra opinião, mas além de adimirador da aviação, o que prevaleceu foi o sentimento de pai. Na minha opinião, e respeito quem diz o contrário, o próprio fato de quebrar os vidros dos prédios ao redor, indica que passou um pouco do ponto. Repito, não era um show aéreo voltado exclusivamente aos fãs da aviação e sim um evento cívico/patriótico de cunho familiar. Minha crítica é em relação a isso não ao fato de gostar ou não de PC.
      Abraços.

    • CAL

      Ele deve trabalhar no STF e se borrado todo!
      Por isso achou de mau gosto. Deve ter faltado papel higiênico nos banheiros de lá!

  15. rodrigo ds

    Olha o susto que o povo levou na hora do "Bum" e a tremedeira do "cameraman", rssss!!!!!

  16. VULCAN

    Pena que não foi em cima do Congresso Nacional e repleto dos gatunos da pátria,kkkkkk.
    Dá-lhe FAB.

  17. Sayd_Jarrad

    Bem que poderiam ter estourados os timpanos daquela corja do congresso Nacional né hehehe

  18. E´nisso que da voar em avioes cujo velocimetro nao foi devidamente calibrado,agora irao culpar os pilotos,mas aqui fora tao precisando de pilotos competentes,com certeza irao ter um salario 10x maior,imaginem se o molusco estivesse tragando uma matusalem,poderia engasgar com o nectar que iria para os pulmoes causando M S !

  19. A Torre do Senado federal também foi atingida. Pena estar vazia…..Veja matéria completa no correio web.

  20. W.Strobel

    Manda o exibicionista que comandava a formatura pagar os vidros para ser mais responsável.

    Se os cacos de vidro caíssem na cabeça de alguém e ferisse era um crime culposo.

  21. J.Claro

    Achei o rasante espetacular mas parou por aí. Não desejo MK48 caindo em nenhum prédio de qualquer instituição nacional. Se isso ocorresse, estaria o Brasil passando por uma revolução negativa e sendo observado pela comunidade internacional com enorme desconfiança. Nossa economia, que anda resistindo ao tremor econômico por que passa o mundo, seria afetada de forma efetiva, além de feridas que seriam abertas no coração de grande numero de brasileiros. Disso, o Brasil não precisa. O que o Brasil precisa, é que cada cidadão, nativo ou não, que discorda do modus-operande da classe política atual, aja, obedecendo a legislação vigente, na procura da escolha certa na hora de votar.Isso é o que eu penso.

    • CAL

      J.Claro disse:
      "O que o Brasil precisa, é que cada cidadão, nativo ou não, que discorda do modus-operande da classe política atual, aja, obedecendo a legislação vigente, na procura da escolha certa na hora de votar.Isso é o que eu penso".
      Claro, todo povo brasileiro pensa isso, por isto o Collor e tantos outros continuam lá depois de aprontar!

    • Wagner

      aaah qualee so umas bombinhas la no Congresso… ia ajudar o país em muito…

      KKKKKKKKK !!

  22. stalkersdl

    Ooooooooooooooouuuuuuuuuuuuuuu!!!!!! vida longa aos pilotos brasileiros

  23. stalkersdl

    o que o piloto fez quebrando as vidraças foi apenas descontar a raiva pelo adiamento do FX PARA SEMPRE e o gotejamento pingado de verbas para as forças.

  24. Julio Ribeiro

    Ah! Agora entendi porque desta apresentação… Eu estava me perguntado: "Porque voo de Mirage em uma simples troca de bandeira?" "Ainda mais depois do adiamento do FX… estranho…" Agora esta explicado. Bom, espero que tenham aproveitado… Provavelmente, não teremos mais isto por um bom tempo. Final do ano o Mirage para. Duvido que haja um substituto até lá. Alias, acredito em retaliação. Ninguém vai ter pressa com relação ao FX. A não ser que seja intere$$ante para algun$$$$$.

  25. MCR

    Senta a Púa!! Ótimo recado aos bandidos de toga e politicos corruptos!

  26. Artax

    Tomara mesmo que tenha sido um protesto ao adiamento do FX2….chega de descaso com a FAB e com a defesa do país.
    Força e Honra pilotos brasileiros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  27. Almir

    O gostoso disso tudo, eh saber, que os nossos Mirages 2000 sao mais velozes que os Super Tijolos lentos dos americanos.

    Viva o nosso saudoso Mirage !!!

  28. Relojoeiro

    Pelo menos serviu pra lembrar que os "jaguares" ainda estão vivos.

  29. evandro

    Recentemente houve comentários nos BLOGS de que os pilotos brasileiros nas apresentações aéreas no Brasil davam rasantes a 1000 metros de altura. Acho que algum piloto da FAB andou lendo, pois depois disso eu ví caças A1 dar uns rasantes super baixo em São Paulo na Indy 300 e agora em Brasília. Tomara que o Comando da FAB não proíba as poucas passagens de caças em apresentações no Brasil. Se alguém descobrir o nome dos pilotos, postam aí, para nós prestarmos nossas homenagens a eles. Abraços a todos!
    Abaixo tem um video do flagrante da quebra dos vidros.
    http://www.youtube.com/watch?v=-qhc2lXCT9c

  30. Fábio ASC

    Eu estava lá!!!!! Foram passagens incríveis, esta que quebrou tudo foi a penúltima, depois passaram mais uma vez, a tubeira tava "vermeia" nestas 2 últimas.

    O triste é que provavelmente vão proibir estas apresentações no futuro.

    A "Fumaça", pra variar deu aquele SHOW!!!!!!!!!!!!!!

  31. void

    "Que susto", "Achei que o avião ia cair" me da raiva esses comentários, se o reporter não tem o que falar não coloca essas entrevistas de quem não entende e não gosta de aviação, só vão manchar a imagem da FAB.

    • stalkersdl

      Realmente foi um comentário infeliz de uma pessoa que acredito eu, ignorante e que não tem a minima noção de quão abandonados estão as FORÇAS ARMADAS E SEU PRÓPRIO PAÍS nas mãos desses veneráveis bandidos chamados políticos, que pena é por causa de gente sem noção assim que este país está sendo entregue ao gafanhoto.

  32. rodrigo ds

    Off Topic:

    "Avião com 200 quilos de pasta de cocaína cai em Minas Gerais"
    http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/mg/2012-07-

  33. TFAC

    Parabéns a E.D.A/Esquadrilha da Fumaça pelos seus 60 anos.
    Muito obrigado GDA/FAB pelo rasante do Mirage sobre o STF, mas da proxima vez deixe cair uma Mk-82!

  34. RR

    Camaradas,

    A bem da verdade, houvessem os franceses investido mais no M2000 e lançado no mercado com mais afinco o M2000-5 e o M2000-9, poderiam ter um concorrente equivalente ao F-16 Block50 e uma opção frente aos F-16MLU para a modernização dos M2000C… Seria uma aeronave boa o bastante e bem mais em conta que o Rafale, podendo entrar em melhores condições nas concorrêcias que este último não logrou êxito…

    • RR, esta oportunidade foi perdida não pela França, mas pelo Brasil pois a aeronave foi proposta no falecido FX-1.
      Hoje, muito provavelmente com o ferramental na Embraer (quem sabe ter comprado o restante da desativação na Dassault) estaríamos pensando em um MLU destes M-2000BR (M2000-5), por sinal com preços competitivos e uma aeronave mais que provada pelo mercado.

      • RR

        Caro poorman,

        Será mesmo…? Evidente que se o Brasil houvesse optado pelo M2000BR poderia ter tido uma aeronave boa o bastante, mas ainda assim, creio eu, de custo relativamente superior ao que hoje tem por aí no mercado… Compare a quantidade de M2000 hoje no mercado e a quantidade de F-16, por exemplo… No meu entender, somente o engajamento do Brasil não faria a coisa andar… Deveria haver um compromisso mais sério da França com relação a futuras versões e upgrades do M2000 para faze-lo vender. Mas o que ocorreu foi o contrário. Apostaram tudo no Rafale… Veja que mesmo na força áerea francesa o M2000-5 é quase um "segundo plano", em comparação com Rafale e o M2000D…

  35. Não é mistério para ninguém que um dos maiores prazeres para pilotos de caça são as passagens em baixa altitude. Porém todos também sabem que há limites para este tipo de operação sobre áreas urbanas, já que o estrondo provocado pelo deslocamento de ar não apenas pode quebrar vidraças como pode inclusive derrubar pequenas estruturas escoradas de forma precária.

    A troca da bandeira, que é realizada sempre no primeiro domingo de cada mês, é um evento aberto, turístico e familiar que envolve outras coisas além das exibições aéreas. Muitas crianças são levadas ao local porque já é uma tradição.

    Ao longo desses anos todos eu não me lembro de outro episódio assim em Brasília, o que indica que seguramente houve um excesso por parte de quem estava no comando dessas aeronaves. Resta saber se foi um excesso consciente, motivado apenas por imaturidade, ou se foi um excesso por desconhecimento do efeito de uma passagem tão baixa. Todavia isso será investigado por quem de direito e, se for o caso, devidamente punido.

    Não posso deixar de mencionar que mais uma vez eu me decepciono com alguns comentários neste blog. Fernando Valduga faz um esforço incrível para agregar e editar notícias sobre aviação, teoricamente visando atrair pessoas interessadas em aviação que possam contribuir com notas, adendos, explicações, curiosidades, informações técnicas e até perguntas quando necessário, mas volta e meia alguns se furtam a isso para fazer apenas piadinhas e politizar episódios que não têm nada a ver com política.

    Ontem algumas pessoas, inclusive crianças, poderiam ter se ferido lá na Praça dos Três Poderes. Ao meu ver isso não tem nada de engraçado. Nós temos que tomar o cuidado para que a paixão por aviões, que é o que interliga todos aqui, não acabe embaçando outras percepções – e por tabela acabe desnivelando o debate.

    A propósito, meu grande amigo Jorge Diehl, que mora em BSB há uns 15 anos, estava ontem lá fotografando a apresentação do EDA e também fez umas fotos da fachada do STF onde dá para ver com mais precisão o estrago. Eu recebi as fotos por e-mail, porém ele disse que também colocou no Facebook. Eu não tenho FB para conferir, mas seria este o link:

    http://www.facebook.com/jorge.diehl

    • RobertoCR

      100% com você Marcelo. E com o Lima também.

      E são estes "comentaristas" que pretendem estabelecer a verdade sobre as forças armadas no país.

      O piloto errou em uma cerimônia em que civis e militares foram expostos a problemas físicos, e eu não estou exagerando, por conta da ação do piloto. Como disse o Fabio ASC, em alguns vídeos dá pra ver o "vermelho" do PC ligado na saída da turbina. Houve estrondo sônico sim. Coisa que eu já presenciei em várias ocasiões, ao vivo e a cores, então sei do que estou falando.

      A frustração do FX é uma coisa. Torcida, e piada, por desgraça é mediocridade.

  36. Casemiro

    Não quebraram a barreira do som nada. Esses vidros deviam estar fracos já.Mais foi animal.Os mirage são bons vetores o problema é que o Brasil não quer investir neles.Mas na minha opinião são melhores que os F-5 se modernizar. Sobre lançar as mk-82…Bom com certeza para fazer o serviço bem feito teria que ser em um dia que estivesse todos os safados lá o que é coisa rara. Mas pela atitude que vi do povo quando viu que os vidros quebraram eles não iam ficar tristes se caisse uma MK-82 em cima dos sangue sugas da nação.

    • Vidros fracos? Só se você estiver falando de vidros trincados, o que não era o caso, porque até onde sei vidro não enfraquece com o tempo.

      Os vidros geralmente usados em prédios públicos não são os mesmos vidros que nós temos nas janelas das nossas casas/apartamentos. Em uma agência do Banco do Brasil que eu trabalhei nos anos 80, que também tinha fachada 100% envidraçada em todos os 4 pavimentos, os vidros tinham cerca de meia polegada de espessura, em janelas bem menores do que as do STF.

      Certa vez esqueceram uma janela aberta no terceiro andar da agência e um princípio de ventania fez romper um desses vidros de meia polegada, que se partiu em "V" e caiu como uma flecha sobre a calçada.

      Se tivesse alguém embaixo, seguramente não estaria vivo para contar a história.

  37. Armand Assante

    E já tem "espertos" do Lago Sul, o bairro residencial dos ministros e parlamentares, estimando, por baixo, cobrar R$ 5.000 por cinco portas de vidro estilhaçadas na tapera — e ainda propõe ação coletiva com vizinhos…

  38. Wagner

    Foi um aviso : " Oolhhaaa PT, quem tem as baionetas somos nós… vão parando de fazer M ou a gente vai virar essa porcaria do avesso !!"

    Foi exatamente isso.

  39. Rodrigo

    Se realmente tivesse quebrado a barreira do som, muitos estariam surdos nesse momento,foi apenas uma passagem subsônica próxima a barreira do som,isso aconteceu no aniversario do EDA com a passagem do F-18.Acredito que piloto nenhum cometeria tal imprudência sabendo das consequências,o que mais aconteceu foi sensacionalismo causado por jornalistas e uma massa maria vai com as outras.

  40. Giordani RS

    Houve quebra da barreira do som???? Pelo que pude ver, não! O tal rasante foi em alto subsônico, mas não houve a tal quebra…êta imprensa “ispeçializada”…

    • Por mais que gostamos do rasante, como leigo percebe-se que a 1ª aeronave esta muito mais baixo que a 2ª.
      Adoramos os vidros quebrados, pra'nós este piloto do 1ºGDA entra para história, vamos comemorar o dia 01/07/2012, etc.

      Na sociedade, o que ganhou a FAB com o fato? Nada!
      E os nobres colegas do STF vão pensar? Vão enxergar uma afronta.
      A Presidenta? Chama na regulagem o alto comando, o piloto recebe uma bela reprimenda e ainda empurra mais com a barriga o FX.
      Os entusiastas? Vão continuar entusiastas.

      • Giordani RS

        Cara, isso foi um incidente! Nada mais. Ninguém na FAB planejaria tal coisa. Foi uma sucessão de fatores que propiciaram tal acontecimento, pode ter sido até o fato de a temperatura ter mudado em décimos de grau naquele ponto. Não houve rompimento da BS e o caça estava em alta velocidade subsônica.

        Louvemos a este piloto. Louvemos que o segurança não se feriu! E apoiemos a FAB, pois os políticos e os especialistas de plantão(especialmente o ideoPaTa$), vão regurjitar um festival de bobagens contra a Força!

      • Bruno R

        É bem por ai mesmo! Infelizmente..

  41. Giordani RS

    Essas imagens entraram para a história da aviação mundial! Vale à pena ver de novo!

  42. Bordi

    Para mim não houve boom sonico, só passagem baixa de mais. Não estava lá, mas isso é o que parece.

    Quanto a super capacidade do M-2000, menos pessoal. Os Mirages III em 1972 poderiam ter feito a mesma coisa.

  43. marcos

    Em 1990 não me lembro o mês um F-5 da Fab fez um rasante sobre o campo de marte, todos os vidros das escolas, hospitais, e residencias locais ficaram danificados, me lembro do oficial da Fab vir pedir desculpas na escola….

    Se tiver alguém que morava na rua: Voluntários da Pátria na zona norte de Sp na época deve se lembrar do caso.

    Se cogitou que o F-5 estava com problemas mecânicos mas eu achei estranho já que o F-5 não pode pousar no campo de marte porque a pista é muito curta.

  44. Segue um vídeo que mostra o momento exato das vidraças quebrando:

    http://www.youtube.com/watch?v=podqKi-q04w

  45. Rick MB/EB/FAB

    SACANAGEM COM O AVIADOR DO CAÇA, DISSERAM QUE A ALTURA ERA SEGURA E QUE A VELOCIDADE TERIA SUPOSTAMENTE SIDO ULTRAPASSADA NO ASO A BARREIRA DO SOM E QUE O DESLOCAMENTO DO AR TERIA ROMPIDO OS VIDROS, MAS SE TAVA TUDO CERTO PORQUE AFASTAR O MILITAR, SERIA UMA FORMA DE DAR SATISFAÇÃO A IMPRENSA OU APENAS PRA SACANEAR COM O MILITAR ? CULPA DA PRÓPRIA FAB, JÁ VI ISSO OCORRER EM BRASILIA E NUNCA ACONTECEU E AGORA QUEREM PUNIR O MILITAR POR UMA BOBAGEM DESSAS, A ROUBALHEIRA EM BRASILIA ACONTECE TODOS OS DIAS E NINGUEM PUNI OS POLITICOS LADRÕES, EU TAMBEM PAGUEI PELOS VIDROS DESSE STF E POSSO RECLAMAR, MAS ACHEI LEGAL ! KKKKKK

  46. StadeuR

    A agressividade do guerreiro tem que ser prestigiada e não anulada com punição e afastamentos.

    Que a FAB não mate o espírito dos caçadores pra agradar ninguém, quebrou (?)- conserta e dê passar bem pra qualquer indignado que aparecer.

    A função destes caras é

    matar-matar-matar –

    é pra isso que são treinados- são nascidos para matar, para isso anos de treinamentos e investimentos em cada guerreiro destes.

    A FAB tem que ter e exercer e incentivar a personalidade do guerreiro – É ISSO QUE ESPERAMOS DE VCS.

    http://download.ultradownloads.com.br/wallpaper/9

  47. DAVID

    Gostei!
    E pelo que vi no vídeo, todos gostaram!
    show!!!
    E isso ai força aérea!!!

Você deve estar logado para postar um comentário.