Boeing entrega primeiro 777 de taxa aumentada de produção

A Boeing entregou o primeiro 777 construído na taxa aumentada de produção de 8,3 por mês, ou 100 aviões por ano. O avião, um 777 cargueiro, foi entregue à Korean Air. Nos últimos 32 meses, o programa 777 aumentou a sua taxa de produção duas vezes. A taxa foi de 5 para 7 por mês em 2011, e agora para a mais alta taxa de todos os tempos de 8,3 por mês.
Nigéria recebe os dois primeiros helicópteros Bell 429 na África

A Bell Helicopter anunciou no dia 27 de fevereiro a entrega de dois helicópteros Bell 429s, um para a Ala Aérea da Polícia Nigeriana (NPAW) e outro para a Agência de Gerenciamento de Emergência da Nigéria (NEMA). Estas aeronaves nigerianas são os primeiros helicópteros Bell 429 entregues no continente africano. A NPAW irá utilizar o Bell 429 para vigilância, aplicação da lei, e projeção de forças. A NEMA vai voar o helicóptero para o apoio a desastres e missões de apoio humanitário.
Sikorsky Aerospace Services seleciona avançado conjunto de aviônicos da Cobham para modernizados helicópteros S-61
A Sikorsky Aerospace Services (SAS) anunciou no dia 25 de fevereiro seus planos para equipar os modernizados helicópteros Sikorsky S-61T com uma avançada suíte de aviônicos fornecidos pela S-TEC Corporation / Cobham Comercial Systems (Cobham) baseada em Mineral Wells, Texas. No início de 2010, o Departamento de Estado dos EUA entrou num acordo IDIQ (indefinida entrega indefinida quantidade) para comprar até 110 modernizados helicópteros S-61 para as missões de transporte de passageiros e de carga em todo o mundo.
Lockheed entrega para USAF o sétimo HC-130J Combat King II

A Lockheed Martin entregou no dia 26 de fevereiro um HC-130J Combat King II para Base Aérea de Davis-Monthan, Arizona. A aeronave número "5716" é a sétima dos 15 HC-130Js que serão atribuídos ao Comando de Combate Aéreo (ACC) depois da assinatura do contrato inicial em 2008.
Duas aeronaves executivas Gulfstream G150 de uma mesma empresa atingem a marca de 10.000 horas de voo
A Gulfstream Aerospace comemorou no dia 24 de fevereiro um marco para as sua frota de aviões de médio porte G150. Dois G150s, que são de propriedade e operados por uma empresa de energia multinacional norte-americana, recentemente ultrapassaram de forma combinada a marca de 10.000 horas de voo. Essa conquista foi realizada sem incidentes e levou apenas cinco anos.
Edra começa a fabricar Super Petrel LS de número 300 que será entregue a um cliente do Pará
A Edra Aeronáutica está comemorando a fabricação do Super Petrel de número 300. A aeronave anfíbia brasileira, presente em mais de 20 países, atinge a marca de 300 unidades fabricadas em Ipeúna, no interior de São Paulo, e quer acelerar ainda mais o ritmo de produção para os próximos anos, com o início da comercialização nos Estados Unidos.
Helibras lança selo para comemorar 35 anos de fundação

Para celebrar os 35 anos de sua fundação, em 14 de abril de 1978, a Helibras acaba de lançar um novo selo que acompanhará a logomarca da empresa em todas as publicações e eventos. Com o slogan “Novos rumos, a mesma paixão”, o selo é uma das novidades que serão lançadas para comemorar o sucesso da empresa nesses 35 anos de atividade.
A Helibras teve início dentro do CTA (Centro Tecnológico da Aeronáutica), em São José dos Campos, como resultado de uma licitação internacional do governo para produção de helicópteros no Brasil. Após dois anos, a empresa se instalou em Itajubá, Minas Gerais, para produzir o helicóptero AS350 Esquilo.
E depois tem uns "EXpecialistas" que dizem que o rafale abate qualquer coisa que voe.
So de ver um Hornet ele já caiu,imagine se for um Super-Hornet!
É so cair um caça que começa os comentários de criança aqui no blog!
Seja qual caça for,acidentes acontecem e falhas também….agora ja que aqui estão os " Perfeitinhos" manda a galera da MArinha Americana, Francesa, Inglesa e o escambau pra contratar vcs…pq ai um caça nunca vai cair, se ele der problema no voo concerteza vcs irão consertar….
Má notícia para os raphalistas, o seu ex-lider esta sendo investigado.
Nota quentinha que acaba de ser passado pelas agências de notícias:
Polícia francesa faz buscas na casa de Sarkozy
Ex-presidente da França é suspeito de receber doação ilegal na campanha.
dá nada symon, aqui os nossos nos roubam e ainda temos que pagá-los por esse favor, como visto no caso do Palocci que além de nos roubar teremos de pagar a ele 160 mil.
Vai entrar contra a corja na justiça, faz 6 anos que minha mãe espera ressarcimento de um erro que cometeram em sua folha de pagamento e ate hoje NADA……… ahahahhhahah
No quesito ladroagem a França está anos-luz de Banânia!
O que tem a ver a Dassault com Sarkozy?…pra mim é igual associar o que FHC ou Lula fez de errado com a Embraer. Eu hein. Seria igual se saísse uma nota dizendo que os EUA estão receosos com a compra de Super Tucanos porque a PF fez uma busca na residência do Lula. UAHUAHAUHAUHAUHAUAHUA. Nada a ver.
Este tipo de comentário empobrece desestimula qualquer um a visitar o Blog.
Acontece, como diria um antigo fabiano ex 1º GAE: "pousar em um Porta aviões é queda razoavelmente controlada"….
Grande abraço
O texto diz que o caça caiu no mar.
O que o texto deixou de dizer é que:
Quem socorreu foram USAmericanus…
…
O helicóptero Esquadrão Anti-Submarino (HS) 5, embarcado no USS Dwight D. Eisenhower, foi despachado para prestar socorro e assistência.
Uma vez HS-5 chegou ao local, eles recuperaram e transportaram o piloto para o Charles de Gaulle para tratamento médico.
tá aí , o rafale não aguenta nem o antigo hornet, vai aguentar o super hornet…
Porque não convidaram a gloriosa Marinha de guerra da república federativa do Brasil para o exercício??
ahahhahahahah
Porque precisa ter MARINHA, a gente tem uma guarda costeira bem mal preparada por sinal, e olha lá ainda…
Galielu
lamento
segundo o Symon, criticas a MB estão proibidas.
Não faça mais isso.
KKKKKKKKKKKKKKKKK !!!!!!!!!!
Toma jeito garoto..
Tá bom, aquele fato da de a mb não ter levado uma metralhadora para o lynx que seria usado na UNIFIL e acabaram emprestando dos alemães, foi um fato isolado a mb não comete tais erros!!
Rááááááááá pegadinha do malandrooo ahahahah
Menos um, e na quebradeira que a França anda, vai ser uma dor no bolso do contribuinte francês. Será que este ficou sem combustível também? Ou foi apenas uma barbeiragem do piloto?
Splash One!
Hornet 1 x Rafale 0
[]'s
Isso me lembra as frases do Super Ef2000 :
Disparavamos os amraam nos russos, uns 30 degundos depois, o jogador ouvia : " Two : Splash Two "
Four – "Splash Three"
Two – Splash Five !
Three : Splash Seven !
Two : Im Hit !!
Two : May day may day …
Player : Ill Engage you cover
Three : Copy
E assim ia…
era muito legal…
Foi passaro ,foi falta de gas,foi erro na catrapo,foi falha de motor ?
Incidente lamentável, que apenas evidencia as duras condições das operações embarcadas.
Mais um? Ainda não consertaram o marcador de combustível desta jaca???
Cai cai, balão… Cai cai, balão…
Menos mal que o piloto saiu vivo.
E continua o festival de bobagens…
“Menos mal que o piloto saiu vivo.”
sei… sei…
acontece com que vôa.
Parabéns! O comentário mais sensato.
Os torcedores não conseguem diferenciar que acidentes acontecem. Se o F-15 cai é porque foi abatido; Se o Hornet cai é porque é velho. Se o Su-27 cai é porque foi uma lufada de vento. Se o Super Hornet cai é porque é um tijolão. Agora, se o Gripen cai, foi erro do piloto…e isso sem contar os hindu-paquistaneses…bom mesmo é o Forevis-5, que não cai à mais de dez anos…ou A-4 da MB…ambos não voam mesmo…
Caro Gio,
Entendo perfeitamente seu raciocínio, mas sinceramente, deixar sem fazer uma piadinha ak nem tem como.
Os amigos torcedores raphalianos que dizem ter abatido o F-22 com o caça deles, não iam deixar barato..
Abs..
Eu sei…é bem por aí!
Certa vez, houve uma "hellnião" de caças. Lá estavam o Rafale, O Su-27, O Phantom e o Mirage 2000 da FAB.
- Então Su-27, o que tu comes no café da manhã, perguntou o Rafale.
- Como F-15! E tu?
- Ah…eu só F-22…
- E tu Phantom? Perguntou o Su-27.
- Eu? Rafale…
Então todos olharam para o Mirage 2000 da FAB.
- E tu o brazuca? O que comes no café da manhã? E entreolharam-se com expressão de regojizo.
- Eu? Nada de mais, só o STF…
boaaaaaaaaaaaaaaaaa
Legal.. rsrsrs
muito obrigado,vindo de uma pessoa que aprecio seus comentários Há algum tempo.
Será que nós vamos enfrentar o risco de ter essas coisas voando (caindo) sobre nossas cabeças?
Hornet 1 X 0 Rafale
KKKKK….os caras esquecerão de contar as "duzias" de Hornets que cairão antes deste Rafale.
Agora se a contagem começar a partir de hoje, eu garanto que cai mais Hornet até fim do ano.
Existem mais hornets que Rafales no mundo. E os hornets existentes voam bem mais que os Rafales.
Desculpa sua, pois cae mais F-18 do que F-16…
E quantos F-16 operam embarcados e são desdobrados seis meses ao ano meu caro ratinho?
A partir de hj? Ou a partir de vários q jah foram?
Confundiu futuro do presente com pretérito perfeito. Também já percebi isso, é recorrente. Bagunçou com a língua de Camões.
ÃO => Futuro do presente
AM => Pretérito perfeito, imperfeito, etc.
É o quarto Rafale Marine que cai em menos de três anos. A aviação naval de caça francesa é tão quantitativamente pequena, se comparada à americana, que é possível acompanhar até com a memória o ano em que ocorre algum infortúnio com os M — e depois pesquisar na net a data exata de cada queda sobre o mar: em 23/09/09, dois se chocaram sobre o Mediterrâneo. Um piloto resgatado, um morto — encontrado amarrado no assento ejetor. Em 28/11/2010, outro cai sobre a costa do Paquistão. Piloto resgatado. Interessante, embora não seja indicativo nenhum de falta crônica de qualidade. O Giordani já apontou que nem temos os A-4 voando para poder criticar. E eu lembro: nem porta-aviões, fundeado mesmo, para sequer toque e arremetida…
se fosse um f5 br nao teria caido
Olhem a imensa quantidade de quedas de F18 Hornets e Super Hornets ate 2007. http://www.ejection-history.org.uk/aircraft_by_ty…
Pesquisando aqui, encontrei facil, algumas quedas do F-18: http://www.cavok.com.br/blog/?p=46753 http://www.cavok.com.br/blog/?p=30851 http://www.cavok.com.br/blog/?p=38827 http://www.cavok.com.br/blog/?p=48773
Comum explodir no proprio Porta-Avioes: http://www.cavok.com.br/blog/?p=31476 http://www.cavok.com.br/blog/?p=30626
Os F-18s Hornets e Super Hornets sao perigosos aos pilotos, alem de serem muito ruins de voar, o pior jato americano inventado.
Ainda bem, que nao vem pro Brasil…!
Se fosse nossos os 36 soh teríamos uns 30 .. rsrsrs
Niguém vai vir aqui dizendo que esse G.Topogigio tá falando bobagens? Ué?
Queria ver se fosse um F-18 perdido em treino com Rafales o que viria aqui.
Mas paciência…
No mais, prejuízo equivalente a nossa mais nova escolta pra marinha francesa. Aguardaremos mais detalhes…
não precisa nem falar, até ele deve saber que o que escreveu é uma bobagem, mas torcedor na hora da raiva…
http://www.flightglobal.com/news/articles/rafale-… (12/2007)
http://www.reuters.com/article/2009/09/24/france-… (07/2009) – 2 CAÇAS
http://rafalenews.blogspot.com.br/2010/11/rafale-… (09/2010)
http://rafalenews.blogspot.com.br/2011/03/rafale-… (03/2011)
http://www.cavok.com.br/blog/?p=51884 (07/2012)
Acho que analisando as quantidades produzidas e operacionais não é preciso muita inteligência para descobrir qual dos aviões é o mais confiável e qual não é.
Olha, o SH tem muitas restrições de voo quanto ao envelope… não se pega um SH e sai fazendo isso:
http://www.youtube.com/watch?v=679G8vERy_g
Logo, considerar que um Monza modernizado possa trafegar como um Renault laguna…. rsrsrs se tentar…na primeira curva… babaus, já um laguna fará muitas curvas antes de se perder…
o SH é um F-18, e como tal, nada mais vem a calhar do que ser produzido pela Boeing… diria que dá para colocar mais uns acentos atrás do canopy… ficaria mais exemplar ainda! rsrsrs
antes de ficarem divagando sobre quem cai, observem como operam e como foi o acidente… depois dá para falar alguma coisa…
pilotos franceses são reconhecidos pelo auto grau de "radicalismo" em suas manobras… nada mais natura para quem tem a 25 anos, um bólido como o M2000…
http://www.youtube.com/watch?v=QaFsbNzknv8
Agora, fã-boys, querer comparar voo de F-18 com Rafale, M2000, F-16, Flanker e Mig-29? puts… mesmo um Mirage F-1 coloca o F-18 no chinelo em envelope do voo…
Num força a amizade broe! o Hornet tem FBW e o Mirager F1, apesar de ser uma máquina lindíssima, não tem
he he, o F-18 tem FBW para não dar xabú! rsrsrs, mas sem brincadeira, o FBW até prejudica o desempenho radical nas mãos de pilotos habilidosos… e o F-1 não é só bonito não HMS… vi por mim bro!
Caro Chicão AMX,
Apelou agora hem? Dizer que o Mirage F-1 é mais máquina até que os antigos F-18C/D é forçação de barra.
[]'s
não é forçação não Nick, o F-1 é um caça muito ágil…
Chicão, vc q gosta, não sei se já viu esse ak..
http://www.youtube.com/watch?v=ohOQIpfZjgY
abs
he he, esta não é fácil…!
Menos…
como eu disse, torcedor na hora da raiva…
Pois é, só que o meu Monza eu tenho uma linha de assistência técnica relativamente satisfatória para me prestar serviços… Já o seu Renault você senta e espera a peça chegar.
Quanto ao resto te lembro de um detalhe, equipamento não é nada se não for operado corretamente… logo o elemento humano é tão ou mais importante do que o equipamento. Agora vamos falar sério, comparar a doutrina militar norte-americana com a francesa é de dar dó. Não me lembro quando foi a última vez que a França não precisou pedir penico para a ONU.
Muito tro-loló para pouca história.
Além do mais, caça é feito para combate e não para demonstração acrobatica, quero é ver as taxas de abate em confrontos reais. Nesta hora se separam os homens dos moleques.
Mas quem tá comparando doutrina "americana", como um todo, vs francesa? estou falando especificamente de "atitudes" de voo entre um caça bombardeiro nato e caças multipropositos de alto desempenho, puro sangue mesmo…
Não entrei no mérito da disponibilidade, até pq concordo com vc, nada mais natural que um F-18/F-16 tenha maior disponibilidade de peças que um avião francês (o que não garante nada diga-se de passagem) estou falando de possibilidades exploráveis… logo, se tu tem um monza, pouco te resta senão pegar uma reta e ir e vir com segurança… isso influencia muito na taxa de atrito… se tu tem restrições de envelope, menos radicalizações vc fará… menos riscos te acometerão… simples assim…
agora se tu acha que a "doutrina" americana permite façanhas mirabolantes com todos seus equipamentos, não impõe restrições, usa o FBW padrão F-22 (com TVC) para todos os vetores do seu país, o que vou dizer…?
Caro Paulo Rossi…
Apenas 05 Rafales cairam, todos por falha humana.
O link que postou (Marco/2011): http://rafalenews.blogspot.com.br/2011/03/rafale-…
claramente, se refere ao acidente de 2007 com um Rafale B durante um treinamento BvR, onde o piloto teve desorientacao espacial manobrando.
Favor, nao fazer campanha desinformativa.
Já ouvistes falar de estatísticas? Compare o número de Hornets e Super Hornets produzidos x acidentados e o número de Rafales Produzidos x acidentados, verá que a conta favorece o caçca norteamericano. De toda forma o incidente ora relatada o é absolutamente lamentável. Felizmente o piloto se salvou, mas uma aeronave foi perdida. Esse lance de torcidinha, super-trunfo, discurso batido e ideologia fajuta não condiz com a afeição à aviação.
Não tinha um camundongo com esse nome…!?
tinha…..feio e orelhudo Pisanni! Vai dizer que vc não teve o bonequinho do Topo Giggio?..rs
Infelizmente não tive!
Achei a foto dele na internet,creio que meu irmão mais velho teve um!
Minha infância foi com os Power Rangers,Cavaleiros do Zodíaco e etc…etc….abs!
mas existem muito mais hornets que rafales, muito mais, pelo que eu vi foram entregues uns 100 rafales, e caíram 5, o que dá uma taxa de atrito de 5%, só os EUA tem uns 640 F18, nem sei quantos caíram ao total, mas a taxa de atrido não deve ser muito maior que a do rafale, se não for menor, e só para comparar, já tem mais de 180 F22 em operação, e caíram 4 se for contar o protótipo yf-22, ou seja, os torcedores do rafale não podem falar que o raptor caí muito nem que ele mata seus pilotos, porque morreram mais no rafale que no F22…
É só que vc esqueceu que o F-22 passa um certo "tempinho" no chão de vez em quando, e que o acidente do Rafale foi isolado já o do F-22…
passou um tempinho no chão porque não precisavam dele, em situação de conflito colocavam ele no ar rapidinho, como fizeram quando chegou o furacão, e os problemas podem estar relacionados ao traje do piloto… mas isso não muda o fato que a taxa de atrito da jaca é maior que a do raptor
Ah! Cai na real!
Ficou no chão porque estavam com medo de acidentes com vitimas fatais, voltou a voar porque os políticos tem que justificar a existência de um avião de mais de 400 milhões de dólares a unidade.
Se quiser discutir de forma seria ótimo, mas se vier com esse papinho de "fã boy" melhor ficar quetinho!
bom, sua opinião é sua né, fazer o que, mas desde que o raptor voltou a voar não ocorreu mais nenhum acidente, isso quer dizer alguma coisa, e esse tempo em que ele ficou no chão não serviu pra nada, pois só estão descobrindo as causas(talvez o traje) agora, se você tiver alguma coisa ou informação que comprove o que você diz, fique a vontade em trazer pra cá, pois essa teorias que saem da sua cachola não convencem ninguém…
Por isso a India o escolheu. A india não quer fugir de suas tradições. O substituto do Mig21 necessita continuar.
Pois é, o caça favorito para o FX-2, o RAFALE é o maior mico, é quase sempre assim com os equipamentos militares produzidos em frança, desde a 2ª guerra mundial, o franceses não conseguem produzir um sistema de defesa realmente eficiente e resistente , ao contrario dos russos ,alemães e americanos. O rafale aparentemente é superior ao Super Hornet, mas na hora da verdade é um caça inferior, os americanos são bons em produzir os melhores vectores de combate da historia da humanidade, na hora da verdade o produto americano é o melhor,não tem falhas, Não é de adimirar que no final do FX-2 a FAB seleccionou 2 caças americanos (JAS-39C gripen-ng e o F-18 E/F super hornet),mas o Rafale só ficou na short-list por causa dos politicos, o sueco gripen na pratica é um caça bastante americano, é por isso que ele é tão bom, pode ser pequeno e mono-motor, mas é bastante eficente, mais efeciente ainda que o bi-motor Rafale. O brasil só tem a ganhar com o Gripen , e melhor ainda com o Super Hornet.
Calma aí cara!
Então aquele F-15, que caiu na Líbia foi fabricado pela França?
Acidentes acontecem com carros, aviões, navios e toda e qualquer maquina não importando sua nacionalidade. Claro que para um fã estérico é difícil admiti isso!
Aquele F-15 caiu por "pane de 23mm"… Ou você engole a historinha de pilotos surpreendidos por carga assimétrica em vôo?
Ilya Ehrenburg
Até acho que o F-15 levou "chumbo no rabo" mas como os "fãs boys" não admitem isso, então que seja… tanto faz que seja por competência dos soldados "inimigos" ou por incompetência interna, o fato é que o poderoso F-15 cai em solo inimigo quando mais se precisava dele (na hora da verdade – né filipe), mas seja por um o outro motivo as tietes não falam nada e depois querem respeito e que se diga que são sérios.
a única informação que saiu foi essa não é, se tiver outra por favor traga aqui, se não, não invente m*rda, e vai dizer que aquele SU-27 engoliu uma ave, por isso colocaram todos os outros no chão, só um exemplo
"Até acho que o F-15 levou “chumbo no rabo” mas como os “fãs boys”"
Ha vocês falam coisas sem prova nenhuma e quem não acredita é fan boy, não é? Parace aquela estória de que o Raptor não voa.
Me perdoem, mas quem não está estão sendo sérios são vocês, se não tem provas não adianta querem empurrar a sua opinião sobre os outros.
E se foi derrubado por estar voando baixo qual o problema? Seria culpa das táticas sem nada ver com o avião em si.
O Fazedor de Viúvas II,a saga continua!
Sacanagem….num guentei!
Pega Leve Pisanni! Acidentes acontecem e a taxa de atrito do Rafale é absolutamente normal. Aliás, é menor que a de qualquer Mirage.
Foi mal,"num guentei"!!!
Vc tem razão….Rsrrssss
Não é pouco não..
De uns 90 construídos já caíram meia duzia mais ou menos..
Dá uns 7,5 por cento, (conta de padaria)…
E como quem conta um conto aumenta um ponto, deve ser então em torno dos 8,5 por cento..
Pra sua informacao…
Ja sao mais de 110 Rafales voando na Franca…
Todos os 05 Rafales que cairam, foram devido a falha do piloto.:
- (2007) Um Rafale B treinando (desorientacao espacial do piloto).
- (2009) Dois Rafales colidiram em voo (piloto afobado).
- (2010) Um Rafale por falta de combustivel (incopetencia do piloto e tbm do CdG que nao autorizou seu pouso).
- E agora (2012) o Rafale em manobra brusca pegando turbulencia durante este treino, afetando o piloto e permitindo o descontrole da aeronave.
Essa conversa mole de taxa de atrito faz parte da campanha vindas da Gripelandia.
Se fosse nos USA, com um Hornet, tudo seria " uma conspiração comunista" , de acordo com os tres americanofilos de plantao.
Mas como é o Rafale, pronto, já começaram os comentarios que não tem nada a ver.
O rafale não é um ente vivo, é apenas uma máquina…
E se fosse na rússia estaríamos falando sobre baixa qualidade dos aviões deles…
Se fosse russo é pq é um lixão neh?
Vc deve ter perdido uma antiga namorada para um cara da Spetnaz, Symon… Isso explicaria esse seu trauma.
Veja, um russo alto, forte, loiro, olho azul, a garota pulou para ele… quando ela viu aquela Kalashnikov então, esqueceu vc e seu estilingue na hora !!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !!!!!!!!!!
Aviões russos são como aviões do mundo inteiro, anão ser por um detalhe: são muito mais fortes. Eles tem que aguentar aquele clima rustico então são realmente feitos com chapas grossas.
Avião ocidental na Russia se despedaçaria em poucos meses…
Tudo na Russia gira em torno do clima de lá, inclusive a psicologia do povo russo, é o que o ocidente não entendeu até hoje…
"anão ser por um detalhe: são muito mais fortes."
Então como você explica a vida útil muito mais curta dos caças russos e dos motores? Sabia que o Mig-29 dura 2.500 horas de vôo?
Pra quem diz que conhece tão bem a rússia isso não pode ser novidade.
São mais fortes mas duram menos.
O que dizer daquela matéria sobre os flankers se deteriorando sob o sol da ìndia? E sobre os problemas com a umidade no sul da china?
Se fossem F-16, provavelmente já estariam envolvidos num processo de reciclagem, pra começo de conversa. E se os Su-30 não se deterioraram de fato, foi por sua alta resistência. Até mesmo pq nós nem sabemos de fato há quanto tempo eles lá estavam guardados a céu aberto.
O Super Hornet e o Rafale são os piores produtos de exportação de sua época, Super Hornet com Austrália e Rafale provavelmente com a Índia.
E fica a torcida vibrando para saber se o Brasil vai desempatar a péssima competição entre os dois.
a-c-i-d-e-n-t-e
Mas amanhã cai algum caça de um país asiático e o povo esquece de malhar os concorrentes do FX-2!
Que aliás…quem nos dera poder correr o risco de cair de Rafale, F-18SH ou Gripen….
Caça Naval é assim mesmo deu problema cai MESMO.
Especificamente quanto ao Rafale Marine:
1) Eram 30 aeronaves Rafales M no fim de 2011 sendo 20 já atualizadas ao padrão F3;
2) A RIGOR apenas dois acidentes se deram pela aeronave. Um CHOQUE em exercício entre duas aeronaves vai pra conta dos pilotos. Assim a taxa JUSTA de atrito da aeronave Rafale Marine seria 2 aeronaves.
3) A partir de 2000 apenas para os HORNETS.
Hornet – 7 pilotos (3 em colisões), 1 WSO (Weapon System Officer)_e 4 vítimas em terra.
Super Hornet – 5 pilotos (3 em colisões) e 3 WSO.
2001
29 May – A US Navy McDonnell-Douglas FA-18C Hornet from VFA-106 crashed near Fort Pierce, Florida, during a ferry flight from NAS Oceana, Virginia, to NAS Key West, Florida. Pilot was killed.
2002
17 February – A USMC McDonnell-Douglas F/A-18D Hornet from VMFA-533 crash lands at Twentynine Palms, California. Both aircrew eject but the WSO, while hospitalized, dies from his injuries.
18 October – Two Boeing F/A-18F Super Hornets collide during Air Combat Maneuvering off the Southern California coast and crash into Pacific 80 mi SW of Monterey, California. All four crew (two Pilots and two WSOs) are KWF.
3 November – An McDonnell-Douglas FA-18C Hornet from VFA-34 failed to return to USS George Washington from a night at sea bombing mission and crashed into Adriatic Sea. Pilot was killed.
2004
21 July – Two United States Marine Corps McDonnell-Douglas F/A-18 Hornets of VMFA-134, 3rd Marine Air Wing, based at MCAS Miramar, California, suffer mid-air collision over the Columbia River, 120 miles (190 km) E of Portland, Oregon, shortly after 1430 hrs., killing Marine Reservists Maj. Gary R. Fullerton, 36, of Spartanburg, South Carolina, and Capt. Jeffrey L. Ross, 36, of Old Hickory, Tennessee in F/A-18B, BuNo 162870, 'MF-00',[46] coming down in the river. Maj. Craig Barden, 38, ejects from F/A-18A, BuNo 163097, 'MF-04',[46] landing nearby on a hillside W of Arlington, Oregon, and is taken to Mid-Columbia Medical Center in The Dalles, suffering minor injuries.[47] All three crew eject but only two parachutes open. The fighters were on their way to the Boardman Air Force Range, where the Oregon Air National Guard trains, when they collided, said one spokesman. Another spokesman told the Associated Press that the planes were on a low-altitude training exercise.
2005
18 July – A Boeing F/A-18E Super Hornet and a Boeing F/A-18F Super Hornet from NAS Lemoore, California, collide over the China Lake, California, weapons testing ground. The pilot of the E is KWF, while the two crew of F eject with injuries. (Kill Within Fire)
2006
26 June – U.S. Navy VFA-122 squadron pilot Brian R. Deforge, 25, dies when his McDonnell-Douglas F/A-18 Hornet collides with another over Fort Hunter Liggett, north of San Luis Obispo, California. The other pilot successfully ejects and survives.
2007
21 April – A United States Navy Blue Angels McDonnell-Douglas F/A-18 Hornet, BuNo 162437, crashes into a residential neighborhood while performing at an airshow in Beaufort, South Carolina, in the United States, killing the pilot. Military investigators blame pilot for his fatal crash. A report obtained by The Associated Press said that Lieutenant Commander Kevin Davis got disoriented and crashed after not properly tensing his abdominal muscles to counter the gravitational forces of a high-speed turn.
2008
6 January – A Boeing F/A-18E Super Hornet has a mid air collision with a Boeing F/A-18F Super Hornet over the North Persian Gulf during routine ops from the USS Harry S Truman. One pilot ejects and is recovered. (2 mortes, outros links na internet indicam a ejeção do piloto do E e morte dos dois tripulantes do F)
13 June – Two United States Navy jets collided over the NAS Fallon, Nevada high desert training range, killing a pilot of the McDonnell-Douglas F/A-18C Hornet, based at NAS Oceana, Virginia. Two crew aboard the F-5 Tiger ejected safely and were rescued.
8 December – A USMC McDonnell-Douglas F/A-18D-30-MC Hornet (Lot 12), BuNo 164017, crashed into a neighborhood]], University City, coming down two miles (3 km) west of MCAS Miramar, California, just after the Marine pilot, Lieutenant Dan Neubauer, from VMFAT-101,[114] ejected. Four fatalities on the ground. The Hornet was being flown from the USS Abraham Lincoln.[115] The commander of the fighter squadron involved in the crash, its top maintenance officer and two others have been relieved of duty as a result of the crash investigation. The pilot has been grounded pending a further review, Maj. Gen. Randolph Alles announced in March 2009. ( 4 mortes em terra)
2011
6 April – An VFA-122 Boeing F/A-18E/F Super Hornet from Naval Air Station Lemoore crashed just outside the base, killing its two crewmembers.
Qtos raphales estão voando atualmente e quantos F-18 voam?
USAmericanus voam dia e noite sem parar em todas as partes do globo, os raphales ficam hangarados, afinal são os "bibelôs do hangar".
Os Rafales nunca estiveram hangarados, pelo contrario, voam muito e treinam muito, lembrando que na campanha da Libia, foram os primeiros a iniciarem os ataques, realizando missoes diarias e noturnas sem parar, com alto indice de disponibilidade operacional, sendo os ultimos a sairem da Libia depois de meses de incursoes.
E agora treinam com a USNavy.!!!
E ainda treinam os pilotos ingleses sem jato naval, que vergonha.
Bibelos de hangar, com certeza, sao os intocaveis e corrosivos F-22 RAPunzels.!!
Não se esqueça que os pilotos da RN vão dar um belo Upgrade, de Rafale para F-35…..hehehehhe
Ninguém está dizendo que o Rafale caiu porque não presta meu caro Giba! Se você tivesse lido minhas postagens teria constatado isso. A verdade é que o Rafale M, diferente dos seus irmãos do ADLAIR, opera no inclemente ambiente embarcado justificando, assim, uma maior taxa de atrito. No mais você, que é um cara inteligente e que certamente entende muito bem de estatísticas, deve evitar essas cascas de banana.
Ótimo Giba, mandou bem, agora quero ver se os que criticam o Rafale são "Homens" o suficientes para criticarem o SH da mesma forma!
Só vou dá um desconto para o HMS TIRELESS, que vez criticas inteligentes e moderadas, já os outros inclusive uns ditos "sérios" só falaram abobrinhas, bem coisa de fanático.
É como dizem:
Todo fanático se torna, digamos "não muito inteligente"…
sds
Agora vc fez uma auto critica neh amigo Carl94fn?
E aproveitou e fez uma média..
Eu não sou (muito) fanático, só digo o que penso e prefiro a parceria com USAmericanus.
Mas se vierem os "bibelôs de hangar franceses" que venham, afinal só voarão no 7 de setembro mesmo..
As verbas serão destinadas a bolsas que rendem votos, e pelo que sei o pessoal igual a gente que curte aeronaves são minoria no Brasil..
Symon,Rafale para o nosso glorioso Aeroclube já não tá bom?Os paisanos de Azul tem que ir fazer um curso de aprimoramento na MB.Nada dá certo naquela pasta(FAB)!
Já estou mudando de opinião….pra quê FX?
Pra ficar quebrando vidraça em Brasília?
Vai saber se o Cachoeira não tem uma fábrica de vidros,né!?
Amigo Carl:
Obrigado pela extrema gentileza para comigo. De fato, quando a gente vê determinados comentários dá até dor de estômago(risos). As pessoas precisam ter, como amigos como você, o broe Chicão AMX, o Vespão, o Wagner e o sumido Mauro, discernimento e moderação na hora de postar. Mas infelizmente não é o que a gente costuma ver né?
Abração amigo!
Por falar na "falta de manobrabilidade" dos SH, que ele parece um tijolão e outras abobrinhas mais, gostaria de ver algumas das donzelas aladas que existem por ai fazerem o que os SH fazem no filme abaixo, com 6.500 libras de cargas externas.
http://www.youtube.com/watch?v=Z2tIeS8BhIg
Infelizmente,se for pra voar em data festiva,quebrar vidraças e o nosso glorioso Aeroclube não,literalmente,vestir a Farda,qualquer coisa serve.
Minha indignação com a FAB é que,às vezes, parece um monte de paisanos num aeroclube.
Muitos de vcs também já devem ter ouvido militares de MB ou EB dizendo:"…um bando de paisanos!" ou "…os paisanos vestem azul!"
Me entristece ouvir essas coisas,mas parece ser verdade…!
Qual é o único concorrente no fx-2 que ainda não caiu?
Nenhum, todos já tiveram seus acidentes.
então nada presta.
Estão a dizer que o Rafale caiu por ter cruzado a esteira de turbulência do F-18, no exercício…
Isso acontece, muitas vezes afeta o piloto (o tranco é tão forte, que "a coluna vai para o saco" – dor pelo resto da vida).
E em muitos casos pode até afastar o piloto do vôo definitivamente
Acho que caiu de madura…
então tecnicamente isso foi uma kill não? kkk
Não.
A queda de uma aeronave , ou melhor a quantidade de queda de uma aeronave não mede sua qualidade , o MIG-21 provou isso , um dos melhores caças dos anos 60 , e um dos melhores já criados pelos russos , os pilotos da USAF e USN , que o digam , se o pequeno caça russo fosse tão bem recheado , como eram os usados pelos americanos , era chuva de F-4 , A-4 e outros mas , e voltando ao assunto , o fator queda/acidente , também não mede a tecnologia , o super fuderoso F-22 , provou bem isso , caiu um ali , outro aqui , e isso por que é o caça mais fuderoso do mundo , a ponto de matar seu próprio piloto de asfixia .
O MIG-21 ganhou o apelido de "Phantom Killer"…
Tá esquecendo em sua estatística, como de costume, as estatísticas do Oriente Médio, onde os Kurnass(apelido israelense para o F-4E recebido a partir de 1969) aplicaram severas perdas às frotas árabes de Migs-21. Qualquer pesquisa séria( o site http://www.acig.org é uma excelente fonte de informação) comprova de forma cabal o enorme estrago aplicados pelos Phantoms da Heyl Ha'Avir às frotas árabes de Migs-21, embora fossem usados primariamente em tarefas de ataque ao solo. Como esquecer a operação Rimon 20, onde uma armadilha bem armada pela Heyl Ha'Avir logrou abater 05 Migs 21 pilotados por pilotos soviéticos(dois deles por cortesia dos Phantoms)?. E mais significativo ainda é a quantidade de pilotos de Phantoms que tornaram-se ases. Pilotos como Amir Nahumi, Iftach Spector (as no Mirage e no Phantom) e Moshe Melnick(que se tornou o primeiro piloto a abater um caça pilotando o F-15).
Em tempo meu caro ucraniano: Há 36 anos atrás 4 Hércules da Heyl Ha`Avir pousaram em Entebbe, Uganda, e libertaram os reféns do vôo AF139, na mais espetacular operação de resgate e contraterrorismo de todos os tempos, aplicando uma severa derrota aos autodenominados "guerreiros da liberdade" e "antiimperialistas" de plantão.
Tireless
Vc sabe que piloto arabe não treinava direito, se treinava. Qualitativamente era muito inferiores aos israelenses.
O Mig 21 é mais ágila que o Phantow, isso era reconhecido pelos proprios norte americanos.
Só que os Arabes não sabiam usar essa vantagem
Arabes foram tão incompetentes com seus aviões que ate os melhores pilotos do Saddam espatifavam seus Migs 29 sozinhos no chao !!
Quanto a esses dois pilotos soviéticos, vc sabe QUE DUAS VITORIAS NAO FORMAM ESTATISTICA.
O Mig 21 é do estilo F5, se vc souber explorar a agilidade dele, vc pode ganhar de um Phantow sem problemas.
Era né, agora as celulas estão velhas, já não de pode cobrar nada.
Seu galante Phantow foi abatido por um missil sirio de fabricação russa… e agora ??
Paises arabes nunca deram prioridade para treinamento de pilotos ou tecnologia avançada.
E os russos estavam pouco interessados em vender tecnologia de ponta, a exceção dos Sa 6, que detonaram muitos aviões israelenses.
Sds
Você chegou exatamente onde eu queria Wagner! em regra o Phantom é bem menos ágil que o Mig. Ocorre que mais especificamente no caso de Israel os pilotos souberam tirar vantagem das virtudes do Phantom, em especial a melhor aceleração. Assim, os pilotos israelenses(ao contrários dos norteamericanos no Vietnã) evitavam entrar em curvas com os migs e utilizavam o plano vertical, onde a maior aceleração do F-4 permitia que recuperassem energia mais rápido em uma manobra chamada "scissor". Assim, os bem treinados pilotos israelenses comseguiram muitas vitórias contra os mal treinados pilotos árabes. E quanto à agilidade em si, muito cuidado com os rótulos! Eu vi uma entrevista com o saudoso Robin Olds onde o mesmo afirma de forma categórica que o Mig-21 perde energia muito rápido após uma sequencia de curvas e em baixa altitude sua agilidade seria, de fato, inferior à do Phantom