Facebook Twitter Gplus Flickr Pinterest LinkedIn YouTube E-mail RSS
magnify

Embraer

Home Air Shows EBACE: Pilatus apresenta o PC-24, o “Jato Super Versátil”
formats

EBACE: Pilatus apresenta o PC-24, o “Jato Super Versátil”

O "Super Versátil Jato" PC-24 apresentado pela Pilatus na EBACE 2013. (Foto: Pilatus Aircraft)

O “Jato Super Versátil” PC-24 apresentado pela Pilatus na EBACE 2013. (Foto: Pilatus Aircraft)

A Pilatus Aircraft apresentou oficialmente hoje na “European Business Aviation Conference and Exposition” (EBACE), em Genebra, o PC-24, primeiro “Jato Super Versátil” do mundo

O PC-24 totalmente desenvolvido recentemente pela Pilatus apresenta os valores tradicionais da versatilidade, eficiência e precisão suíça reunidos em um jato executivo pela primeira vez. Este inovador desenvolvimento da fabricante de aeronaves suíça marca a criação de um novo segmento no mercado de aviação executiva: o PC-24 é o primeiro jato comercial a nível mundial com a capacidade de usar pistas muito curtas, pavimentadas ou de terra, e com uma porta de carga como padrão. O jato também possui uma cabine espaçosa invejável que pode ser configurado para as necessidades individuais. Graças a esses recursos, essa aeronave é verdadeiramente um “Jato Super Versátil”.

A aeronave marca um grande passo da fabricante suíça no mercado de aviação executiva. (Foto: Pilatus Aircraft)

A aeronave marca um grande passo da fabricante suíça no mercado de aviação executiva. (Foto: Pilatus Aircraft)

Oscar J. Schwenk, presidente do Conselho de Administração da Pilatus, lembra: “Por volta de dez anos atrás, começamos a pedir aos nossos clientes do PC-12 o que eles gostariam de ver na próxima aeronave Pilatus. As respostas eram sempre as mesmas: mais e mais rapidez, mantendo os pontos fortes muito apreciados do PC-12, tais como a capacidade de usar pistas muito curtas. Foi um grande desafio para a nossa equipe de desenvolvimento! Estamos ainda mais orgulhosos de ser capaz de desvendar uma aeronave com exatamente essas qualidades hoje: o PC-24″.

O espaço interno executivo do PC-24 para 6 passageiros. (Foto: Pilatus Aircraft)

O espaço interno executivo do PC-24 para 6 passageiros. (Foto: Pilatus Aircraft)

O PC-24 vai oferecer aos seus futuros proprietários uma combinação de desempenho e versatilidade inigualável comparado a qualquer outro jato executivo. O interior da cabine estará disponível numa grande variedade de configurações diferentes que variam de um layout executivo com 6-8 assentos de passageiros até uma configuração de commuter com espaço para até 10 passageiros, ou mesmo combinações de versões com amplo espaço para passageiros e carga, incluindo a instalações especiais para os voos de emergência médica.

O PC-24 atinge uma velocidade máxima de aproximadamente 425 nós (787 km/h). O alcance máximo com quatro passageiros é de 3.610 km. O PC-24 é alimentado por duas turbinas Williams FJ44-4A, cada uma das quais produz 15.124 kN de empuxo.

O painel do PC-24 com o sistema ACE. (Foto: Pilatus Aircraft)

O painel do PC-24 com o sistema ACE. (Foto: Pilatus Aircraft)

O avançado sistema de aviônica baseia-se em um conceito completamente novo da Pilatus: o sistema “Advanced Cockpit Environment” (ACE ™), desenvolvido especialmente para reduzir a carga de trabalho no cockpit. Mesmo na versão básica, o “Pilatus ACE” oferece quatro telas de 12 polegadas, a opção para completar os procedimentos de planejamento de vôo na própria tela, em forma de gráfico com sistemas de visão sintética SmartView ™, TCAS II, IRS, e LVP.

Características do PC-24, (Foto: Pilatus Aircraft)

Características do PC-24, (Foto: Pilatus Aircraft)

O trabalho sobre o protótipo em Stans está em pleno andamento. O lançamento está previsto para o terceiro trimestre de 2014. O PC-24 vai decolar no seu vôo inaugural no final de 2014. A certificação Europeia (EASA) e pelas autoridades americanas (FAA) está prevista para o início de 2017 e os primeiros aviões serão entregues imediatamente a seguir. O programa PC-24 foi aprovado pelo Conselho de Administração da Pilatus Aircraft Ltd no Verão de 2012 e é financiado exclusivamente por fundos da empresa.

O primeiro voo do PC-24 está previsto para 2014. (Foto: Pilatus Aircraft)

O primeiro voo do PC-24 está previsto para 2014. (Foto: Pilatus Aircraft)

Schwenk não tem dúvidas de que o PC-24 vai ser tão bem sucedido como o PC-12, dos quais mais de 1.200 modelos foram vendidos até à data: “Muito importante, o PC-24 é um desenvolvimento completamente novo. Especificamente, não há nenhum outro jato executivo no mercado com as mesmas credenciais e qualidades como nosso novo jato. Mais uma vez, o nosso objetivo é preencher um nicho de mercado, e estou confiante de que vamos fazê-lo com sucesso. Estou orgulhoso de que somos capazes de desenvolver tais aeronaves complexas para o mercado mundial aqui na Suíça. Tenho certeza que nossos futuros clientes vão ficar tão entusiasmados quanto eu sobre o PC-24.

O preço de lista (preço base 2017) é de aproximadamente US$ 8,9 milhões. As primeiras encomendas serão recebidas na EBACE 2014.

NOTA DO EDITOR: Concorrente direto do Phenom 300 da Embraer.

Enhanced by Zemanta
 

Uma resposta

  1. WRStrobel

    Pilatus é sinônimo de qualidade na aviação, vamos ver se emplaca.

    Na Europa vai ter venda certa, principalmente entre os proprietários do PC-12 que queiram subir de padrão para um jato.

Você deve estar logado para postar um comentário.