capaUm pequeno e simples jato com asa delta e cauda, foi originalmente concebido para ataque nuclear à partir de porta-aviões. Teve uma longa e exitosa carreira.

O A-4 foi mantido em produção por 22 anos e ainda está em uso em algumas forças aéreas.

Missão

A missão do A-4 é atacar e destruir alvos de superfície em apoio a força de desembarque, escolta de helicópteros e outras operações. Desenvolvido no início dos anos 1950, o A-4 Skyhawk foi inicialmente designado como A-4D, um caça-bombardeiro diurno capaz de levar até o inimigo uma arma nuclear leve a partir do convés de voo de um porta-aviões.

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História

fc65e4eaa80db4315dcf1bbd5b98cdc6O Skyhawk foi projetado por Douglas ‘Ed’ Heinemann, em resposta a uma consulta da Marinha dos EUA para uma aeronave de ataque a jato para substituir o A-1 Skyraider. Heinemann optou por um projeto que minimizava o tamanho, peso e complexidade. O resultado foi um avião que pesava apenas metade das especificações da Marinha e tinha uma asa tão compacta que não precisava ser dobrada quando a bordo do porta-aviões.

O diminutivo Skyhawk logo recebeu o apelido de “Scooter” (patinete, por causa do seu trem de pouso, de aparência frágil, estreito e simples) e por causa de seu ágil desempenho de “Hot-Rod do Heinemann”.

A Marinha emitiu um contrato para o modelo em 12 de junho de 1952, e o primeiro protótipo voou pela primeira vez em 22 de junho de 1954.

Em 1955 um acidente vitimou o piloto. Ao longo da carreira, vários aviadores perderam a vida.
Em 1955 um acidente vitimou o piloto. Ao longo da carreira, vários aviadores perderam a vida.

As entregas aos esquadrões da Marinha e Corpo de Fuzileiros Navais começaram no final de 1956. O Skyhawk permaneceu em produção até 1975, com um total de 2.960 aeronaves construídas, incluindo 555 treinadores de dois lugares. A Marinha dos EUA começou a remover a aeronave de seus esquadrões de linha de frente em 1967, com o último sendo aposentado em 1975. Os fuzileiros, ao contrário da Marinha que substituiu o A-4 pelo Vought A-7 Corsair II, manteve o Skyhawk em serviço e encomendou o novo A-4M.

O última Skyhawk do USMC foi entregue em 1979, e foram utilizados até meados da década de 1990, quando foram substituídos pelo igualmente pequeno AV-8 Harrier.

O último OA-4M foi retirado de serviço em junho de 1994, porém a versão de instrução do Skyhawk permaneceu em serviço da Marinha com os esquadrões Agressores, aonde o ágil A-4 foi usado para simular as características de voo do MiG-17 em treinamento de combate aéreo dissimilar (DACT). Ele serviu nessa função até 1999, quando o último foi substituído pelo T-45 Goshawk.

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Seu desempenho ágil também o fez adequado para substituir o F-4 Phantom na equipe de demonstração Blue Angels, popularizada em um vídeo rock dos anos 80, até que o F/A-18 Hornet se tornou disponível na década de 1980. Os últimos Skyhawks da Marinha dos EUA, o modelo TA-4J pertencentes ao esquadrão VC-8, permaneceu em uso militar para-reboque de alvo e como aeronave adversária para treinamento de combate na estação aeronaval de Roosevelt Roads. Eles foram oficialmente aposentados em maio de 2003.

O Skyhawk provou ser um sucesso de exportação de aeronaves da Marinha dos Estados Unidos do pós-guerra. Devido ao seu pequeno tamanho, pode ser operado a partir dos porta-aviões mais velhos, como porta-aviões da Segunda Guerra Mundial que eram usados por muitas marinhas durante os anos 1960. Estes navios mais antigos eram frequentemente incapazes de acomodar aeronaves melhores como o F-4 Phantom II e o F-8 Crusader, que eram mais rápidos e mais capazes do que o A-4, mas significativamente maiores e mais pesados.

Projeto

A aeronave é um projeto convencional do pós-guerra, com uma asa delta baixa, trem de pouso triciclo e um único propulsor turbojato na fuselagem traseira, com entradas nas laterais da fuselagem. A cauda é de desenho em forma de cruz, com o estabilizador horizontal montado acima da fuselagem. O armamento consistia de dois canhões Colt Mk 12 de 20mm, um em cada raiz da asa, com 200 tiros cada, além de uma grande variedade de bombas, foguetes e mísseis transportados numa ponto duro sob a fuselagem central e pontos duros sob cada asa (originalmente um por asa, depois dois).

O design do A-4 é um bom exemplo das virtudes da simplicidade.

A escolha de uma asa delta, por exemplo, permite velocidade e capacidade de manobra combinada com uma grande capacidade de combustível com tamanho pequeno e, portanto, não requer asas dobráveis, embora à custa da eficiência de cruzeiro. Os slats de ponta são notavelmente projetados para cair automaticamente na velocidade apropriada por gravidade e pressão do ar, sem precisar da intervenção do piloto ou piloto-automatico.

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Da mesma forma o trem de pouso principal não penetrou na principal longarina da asa, sendo montado de modo que, quando retraído apenas à roda em si fica dentro da asa e os suportes de material das rodas foram alojados em uma carenagem abaixo da superfície da asa inferior. Isto permitiu que a própria estrutura de asa fosse mais leve e resistente, livrando-a do peso morto do mecanismo de dobra de asa. Isto é o inverso exato do que muitas vezes acontece no design de aeronaves, aonde um pequeno aumento de peso, em uma área leva a um aumento no peso em outras áreas, forçando a longarinas e cavernas mais resistentes e a motores mais potentes num perigoso efeito cascata.

O A-4 foi pioneiro no conceito “Buddy”, ou seja, reabastecimento ar-ar de um A-4 por outro A-4. Isto permitiu que a aeronave fosse utilizada como um avião-tanque para os outros aparelhos. Isso foi uma vantagem especial para os pequenos jatos quando operando em locais remotos. Um A-4 era lançado sem armas antes do avião de ataque. O avião de ataque, então completamente armado, decolava apenas com combustível suficiente para decolar com o peso máximo de decolagem. Uma vez no ar, era reabastecido, podendo assim prosseguir para o alvo com a carga máxima de bombas e combustível suficiente.

A-4F do esquadrão VF-55 em missão de bombardeio no Vietnã. A foto é de 1970.
A-4F do esquadrão VF-55 em missão de bombardeio no Vietnã. A foto é de 1970.

O A-4, também foi concebido para ser capaz de fazer uma aterragem de emergência, em caso de uma falha hidráulica, sobre os dois tanques subalares que quase sempre eram transportados. Tais aterragens resultaram em apenas danos menores para o nariz da aeronave, que poderiam ser reparado em menos de uma hora. As asas tinham slats automáticos de ponta, operados por pressão aerodinâmica, novamente um recurso simples, mas eficaz na redução de peso.

Combate

O Skyhawk atuou como bombardeiro leve primário da Marinha durante os primeiros anos da Guerra do Vietnã, enquanto a USAF estava voando o supersônico F-105 Thunderchief. Eles seriam suplantados pelos A-7 Corsair II no papel de ataque diurno da marinha. Os Skyhawks realizara alguns dos primeiros ataques aéreos dos EUA durante o conflito e a um Skyhawk da Marinha é creditado ter sido o ultimo avião a bombardear um alvo do Vietnã do Norte. Em uma ocasião, um A-4C Skyhawk do esquadrão de ataque VA-76, abateu um MiG-17 com um foguete não guiado. Em maio de 1970, um Skyhawk israelense também abateu um MiG-17 com foguetes não-guiados sobre o sul do Líbano.

O Skyhawk a serviço da Força Aérea de Israel foi a principal aeronave de ataque ao solo na Guerra de Atrito e na Guerra do Yom Kippur. Eles custavam apenas 1/4 do que um F-4 Phantom e levaram mais bombas e tiveram maior alcance do que os caças de superioridade aérea. Os Skyhawk suportaram o peso de perdas para as sofisticadas baterias SAM SA-6. Eles foram substituídos pelo F-16.

Dramático instante em que um Skyhawk mergulha sobre o alvo no Vietnã.
Dramático instante em que um Skyhawk mergulha sobre o alvo no Vietnã.

Durante o conflito das Falklands/Malvinas, apesar de ser armados com apenas bombas de ferro e sem qualquer sistema de defesa eletrônica ou de mísseis, os Skyhawks da Argentina Força Aérea afundaram o HMS Coventry, o HMS Antelope e o Sir Galahad, além de produzir danos pesados a vários outros como o HMS Glasgow e o HMS Argonaut. Os A-4Q da Marinha argentina (primeiro cliente internacional do Skyhawk) também desempenharam um papel nos ataques contra os navios britânicos, destruindo o HMS Ardent.

A-4B da força aérea argentina que tanto trabalho deram aos britânicos em 1982.
A-4B da força aérea argentina que tanto trabalho deram aos britânicos em 1982.

Ao todo, 22 Skyhawk foram perdidos ou abatidos durante a guerra.

Mais recentemente, a força aérea do Kuwait lutou na primeira Guerra do Golfo. Dos 36 que foram entregues ao Kuwait em 1970, 23 sobreviveram à guerra e a invasão do Iraque, com um único sendo perdido em combate.

A-4KU Skyhawk 160186 que foi transferido para a Marinha do Brasil.
A-4KU Skyhawk 160186 que foi transferido para a Marinha do Brasil.

O Skyhawk era amado por suas tripulações. Era ágil e resistente. Estes atributos, juntamente com o seu baixo custo de aquisição e de operação e fácil manutenção, contribuíram para a popularidade do A-4.

A 'corcunda' é causada pela falta de espaço para os novos aviônicos.
A ‘corcunda’ é causada pela falta de espaço para os novos aviônicos.

McDonnell Douglas A-4 Skyhawk

Primeiro voo: 22 de junho de 1954.

Tipo: Bombardeiro de ataque leve baseado em porta-aviões.

Tripulação: 1

Propulsão: Um turbojato Pratt & Whitney J52-P-408A gerando 5 080 kg de empuxo seco.

Dimensões: Envergadura: 8,38m; comprimento (excluindo sonda de reabastecimento), 12 m; altura 4,57m; área alar: 24 m².

Pesos: Vazio: 4 750 kg; máximo: 11 113 kg.

Desempenho: Velocidade máxima: 1 080 km/h ao nível do mar; taxa inicial de subida, 2 572/min; raio tático com carga de bombas de 1 815 kg: 547 km.

Armamento: Dois canhões Colt Mk 12 de 20 mm e até 4 150 kg em cinco pontos

Quantidade produzida: 2 960 unidades


FONTE/IMAGENS: fighter-planes.com


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32 COMENTÁRIOS

  1. Sou fã do galinho de briga!!!!

    Ah se tivesse grana pra comprar um…….

  2. Gosto muito do A4, do ponto de vista da engenharia esse projeto é impecável, literalmente o cavalo de batalha.
    Historicamente não podia ficar atrás, como visto no Vietnã, Israel, Argentina e Kuwait….esse últimos que vieram parar na MB.

    OFF*
    Sobre a morte do cabo do EB nas favelas do rio, a dois anos da copa quando as tropas foram enviadas eu comentei nos blogs que ia dar merda, não tem como dar certo, a função do EB é atuar das fronteiras pra fora e não como polícia, ah mas a missão é instaurar a lei e a ordem, ok, então chegamos a um consenso, a função é ser polícia, então muda a constituição e instala lei marcial ou algo semelhante, nada de atuar só em favela, policia tem que estar em todos cantos.

  3. Formidavel aeronave.
    Senti falta de mais informaçoes sobre versoes modernizadas,mais dados tecnicos e tal,mas mesmo assim nao tira o brilho desta,como eu mesmo acabei de izer,formidavel aeronave,como disse RodrigoDS,"ha se eu tivesse grana pra comprar um…"

  4. E um projeto simples e ao mesmo tempo muito feliz ! Simplicidade muitas vezes é sinônimo de eficácia ! Bela aeronave !

  5. """"Durante o conflito das Falklands/Malvinas, apesar de ser armados com apenas bombas de ferro e sem qualquer sistema de defesa eletrônica ou de mísseis, os Skyhawks da Argentina Força Aérea afundaram o HMS Coventry, o HMS Antelope e o Sir Galahad, além de produzir danos pesados a vários outros como o HMS Glasgow e o HMS Argonaut. Os A-4Q da Marinha argentina (primeiro cliente internacional do Skyhawk) também desempenharam um papel nos ataques contra os navios britânicos, destruindo o HMS Ardent.""""

    Dizer mais o que desta aeronave , só se for dizer :

    ui ai ui ai ui ai KKKKKKKKKKKKKK

    Mas falando sério …

    "O imperialismo de antigamente persiste com um nova roupagem, mantendo sua mesma essência", afirmou Timerman, que classificou a situação das ilhas como uma "anacrônica situação colonial na América do Sul".

    "Se mantivermos a unidade política, se mantivermos a integração acima de qualquer problema conjuntural que possamos ter, terminaremos com o colonialismo tanto militar, territorial, como com a usura internacional, que quer nos impor um sistema de vida, no qual nossos povos nunca poderão se desenvolver", concluiu o chanceler.

    ABS.

  6. Me explique qual o motivo da Argentina ter o direito sagrado de posse sobre essas ilhas, além de ficar mais de 600 Km em linha reta de sua costa? por quantos dias, um único argentino morou ou ocupou essas ilhas durante toda a sua história?

  7. Uma curiosidade temporal, os A4 Argentinos após a modernização foram na época os vetores mais avançados do continente sul-americano ou o Chile já tinha os F16?

  8. Nasceu para ser um vencedor, é o tipo de avião que todo projetista gostaria de ter no currículo.

  9. Li artigos de "especialistas" dizendo que a aquisição do A4 tinha sido a pior compra da MB e sua modernização seria jogar dinheiro fora num momento de orçamentos apertados. Discordo, pois o saudoso e belo Minas Gerais (tive o privilégio de visitá-lo ainda em seu esplendor) fora os Tracker só dispunha de helicópteros. Assim, não existe experiência real ou ao menos recente de aviação embarcada efetiva e o pequeno A4 cumpriria muito bem a fase de aprendizado até a chegada de vetores modernos. Fora isso o Nae São Paulo não tem catapultas que permitam lançamento de aviões mais pesados. Fugindo um pouco do tema dizem que o São Paulo só é mantido no inventário pq senão não poderia haver almirantes de esquadra na MB, já que esquadra significa ter um porta-aviões. Na verdade temos mais oficiais generais nas FFAA do que toda a OTAN junta e à par um reaparelhamento deveríamos ter redução drástica dos quadros de oficiais generais privilegiando o profissionalismo.

  10. Tua pergunta é parte da resposta, quanto aos outros argumentos argentinos estão escritos nos debates dos blogs de defesa, estratégia , aviação e similares a anos e anos, e não é pouca coisa não, de qualquer forma você pode entrar no site da Unasul e da ONU- no Comitê de Descolonização- e ler os argumentos Sulamericanos ao caso, mas você só vai ler os argumentos nossos, porque a ""sua majestade"" não tem argumento, uma vez que se recusa a atender as intimações ou solicitações para início de conversações diplomáticas pacíficas, em vez disso cerca o continente com todo tipo de argumento bélico além de embargos a Argentina… sabe como é … medinha é medinha … acho que é argumento deles .

  11. Pela mesma razão a Inglaterra não tem direito sagrado sobre estas ilhas, sobre os EUA, sobre a Índia e sobre todas as antigas possessões coloniais. Se defendes as Falklands como sagradamente inglesas defenda igualmente o sacrossanto direito a devolução dos EUA e a Índia ao Império Britânico colega…

    E devolva Fernando de Noronha à Portugal e seus legítimos herdeiros como descobridores…

    Ou SE devolve a Portugal…

    Até logo colonizado…

  12. Gilberto meu caro, você está se superando nos blogs… e ainda vou citar Gibraltar que deve ser da majestosa de muitos .

  13. Eu não sou contra a MB ter 1 Nae, veja bem, um Nae e não um lixo que consome rios de dinheiro estando mais de 10 ANOS parado e feito mais vitimas que uma missão de paz….

    Um Nae daria ao Brasil o suporte necessário no desastre do terremoto que atingiu o Haiti, poderíamos percorrer e visitar todo atlântico, norte a sul e fazer a política da boa vizinhança.
    Um Nae como você deve saber, precisa de escolta de subs, fragatas, navio tanque….Aí eu pergunto, a MB tem isso, ou tem recursos para ter isso? NÃOOO

    O A12 é capricho de uma dúzia de almirante ignorante que viu nele um palanque e a oportunidade de ter um bela aposentadoria! Tenho dó de quem serve nesse navio, não no sentido pejorativo mas dó pois são os primeiro que morreriam numa situação de combate.

  14. Assina na Ata de Devolução do Mato Grosso do Sul (Pantanal) para os Paraguaios e o Acre para a Bolívia. kkkkkkkkkkkkkkkk

    Entrega tb o Brasil para os índios. kkkkkkkkkkkkkkkk

  15. Fernando de Noronha foi comprado junto com a Independencia do Brasil, pago em Ouro.

    Vai me desculpar mais esse argumento é risível.

    Entrega logo a Petrobrás para o PT (com escritura, pois os PeTebas jah tem a posse) e dane-se todos.

    O Brasil deve dar graças a D-us por os Argentos terem invadido as Falklands e não o Brasil, pois quem sabe nosso irmãos do Sul não estavam falando Castelhano hj. kkkkkkk

    Viu só Amigo Chicão, vc teclando no Cavok Argentino. kkkkkkkkk

  16. Meu caro pergunta o que os espanhóis acham de Gibraltar…

    Até a guerra das Falklands os residentes das ilhas eram classificados como "cidadãos britânicos de 4ª classe" só algum depois da guerra e de muita pressão política os Kelpers ganharam a plena cidadania inglesa. E mesmo assim porque ficava realmente muito difícil de disfarçar diplomaticamente o status anacrônico e colonial das Falklands mantendo-se o antigo nível de cidadania dos moradores das ilhas na Commonwelth.

    A aventura dos generais argentinos nas Malvinas foi uma oportunidade política de OURO para Margaret Thatcher que vinha de imensas dificuldades internas e a guerra ergueu o orgulho inglês e varreu para debaixo do tapete todas as questões com os trabalhadores ingleses e a imensa desestatização provocada pelo privatismo Thatcherista.

    De certo modo os generais argentinos ao invadir e reforçar a "soberania inglesa" nas Falklands foram os promotores e fiadores involuntários do neoliberalismo inglês eliminando de um só golpe toda oposição interna a política conservadora radical de Margaret Thatcher naquela época.

    Mas isto é só o contexto histórico.

  17. Caro Stadeu, isso que vc propõe é a História Contrafactual, tem um livro bem legal de um escritor chamado Rosendo Fraga, "think tank argentino" que é um exercício de imaginação sobre o que poderia ter ocorrido se o general Leopoldo Fortunato Galtieri não tivesse derrubado o ditador Roberto Viola e decidido o desembarque nas ilhas Malvinas em 1982.

    História Contrafactual é muito legal como exercício de imaginação, só isso, o resto é simples torcida para fatos que nunca vão ocorrer. kkkk

  18. Vejo gente aqui defendendo a Argentina em sua empreitada bélica covarde e criminosa contra uma ilha desarmada que JAMAIS lhe pertenceu e que JAMAIS um único habitante de seu país morou ou ocupou. Só para lembrar para quem não sabe, a segunda hipótese de guerra da Argentina era contra o Brasil, atacaram as ilhas como modo de desviar a atenção de seus problemas, cumpriram a primeira hipótese de guerra, mas a segunda era contra nós – e esses desinformados ainda os defendem – não é a toa que a nata do Exército Brasileiro está concentrada no sul do país, principalmente a Cavalaria… o Brasil sempre temeu essa hipótese de guerra, e isso foi dito por um embaixador brasileiro no programa do Willian Wack, a Argentina pensou em guerra sim contra o Brasil na década de 80 por causa de Itaipu e por ser um país em busca de novas terras – me fugiu a palavra que ele usou agora – quem lembra da época da Malvinas sabe que se eles tivessem tido êxito, o próximo passo era partir para cima do Chile, e depois quem sabe do Brasil, pelo Sul…. e essa turma ainda defende esse país. Tem mais uma: A paranoia do governo petista de criar a tal da ALIANÇA ESTRATÉGICA com a Argentina e bla bla bla… dá para notar o desconforto dos militares brasileiros com essa sandice, a coisa está concentrada na venda do Gripen NG, que a meu ver pode ser altamente prejudicial a EMBRAER – boicote da Europa e dos EUA em relação aos nossos aviões, facinho pra eles produzirem aviões regionais e nos quebrarem- se esquecem de uma coisa simples, o governo do PT NÃO MANDA NADA na Embraer, que é uma empresa privada e que responde ao conselho de seus acionistas, e não aos interesses de um governo bolivariano de plantão… antes de prometer que vão vender o Gripen NG a Argentina, e ainda por cima transferir conhecimento a eles, é bom primeiro combinar com a SAAB, a Suécia e a EMBRAER… nunca um Argentino pisou nas ilhas Malvinas, nem mesmo quando ainda não era habitada, a Argentina é um país Pária no mundo hoje… apoiar esses caras é se queimar… um próprio professor Argentino da USP neste programa do Wack disse que a Argentina sempre teve pretensões de conquista…..porque o Brasil não invade a Guiana Francesa, a Holandesa e outras possessões ultra marinas de países europeus?? fica na nossa fronteira, com o Amapá e Amazonas… tinha brasileiro la na época da colonização.. porque não invadimos com os que defendem a Argentina querem??… ora rapaz.. vão estudar um pouco e se informar e passa mais tarde…. ""colonizado"" e bla bla bla… papinho furado bem conhecido a origem..

  19. Concordo com sua opinião….mas a União ainda detêm boa parte da Embraer….o perigo mora aí…..

  20. Excelente artigo, Tchê!
    O Skyhawk é seguramente um dos projetos mais bem sucedidos da história da aviação militar mundial.

    Sds!

  21. Obrigado!
    O A-4 e o F-5 merecem uma visualização diferenciada. O A-4 inovou na sua forma de construção, praticamente, ele é todo modular. Juntamente com o F-5, ele foi na contramão do pensamento da época. Enquanto os caças ficavam maiores e mais pesados, o A-4 mostrou que um caça leve e bem construído poderia ser tão bom quanto um 'top' de linha e o F-5 abriu as portas do reino supersônico a todos os países que o quisessem.

  22. Faz total sentido o que você disse sobre essas preocupações em relação à Argentina. Agora, a questão que eu vejo não é defender a Argentina, mas sim a colonização britânica, pois se as ilhas não são argentinas nem uruguaias, britânicas muito menos. O fato do Brasil invadir a Guiana é um absurdo, mas é absurdo também uma colonização no século XXI.

  23. Amigo, o Paraguai provocou aquela guerra. E não estou defendendo a Argentina, eles são malucos e não confiáveis. Apenas não acho cabível uma colônia inglesa na costa da América do Sul. Quanto aos índios, o Brasil não tomou a Amazônia de ninguém.

  24. Caro Anderson_Coelho, provocou neh? Sabe q idade tinha o general paraguaio que enfretou as tropas do Conde d'Eu? Sabe o que fez o filho (criança) de Francisco Solano López?

    Sabe que as Tropas Brasileiras, saquearam o Paraguai, matando 99% dos homens daquele país, e roubaram inclusive as portas das casas que eram entalhadas em madeira? (Navios e Navios trouxeram o Saque para o tal Conde.

    Sabe pq o Brasil entrou na Triplice Aliança?

    Sabe como o Brasil ganhou (comprou) o Acre?

    Agora quer saber se gosto de paraguaios? Eu detesto, prefiro as Paraguaias.

    Não tinha indio nem em São Paulo neh? Só carros e poluição nas Marginais.

    Falar em Marginais o Prefeito de S.P. vai mudar o nome da Marginal Tiete, para Marginal Luiz Inacio…

  25. Infelizmente, é claro que houveram excessos da parte brasileira, mas foi o Paraguai quem atacou o Mato Grosso, pelo menos segundo a História que eu estudei. Agora, se você considera aquela que era contada durante as ditaduras militares no Paraguai no século passado, aí é outro caso. Lembrando que no próprio Senado paraguaio da época, havia resistência contra a guerra provocada por eles.

    Quanto à questão das Malvinas (sinceramente não entendi o elo com o caso do Paraguai), já disse, se elas não podem ser argentinas ou uruguaias, muito menos britânicas. O motivo da GB estar nessa até hoje é o mesmo do Iraque estar afundando no EI: petróleo. Então, não se trata de pertencer ou não, e sim de interesses. Dessa forma, pelo que entendi, você concordaria que o Brasil fosse colônia até hoje caso Portugal tivesse condições de manter a "ordem" por aqui.

    Repito, não estou dizendo que as ilhas são argentinas, e sim que os britânicos não deveriam ter hegemonia ali.

  26. Depois que vi o desempenho dessas aeronaves em documentários sobre a guerra das Falklands virei fan também.

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