Mirage IIIEbr, designados F-103 na FAB, formam com antigos F-5E do Senta a Puá!

Folheando uma publicação de 1986 encontrei o seguinte texto:

FAB logo“A Força Aérea Brasileira (FAB) é a maior força aeronáutica da América do Sul e tem um conjunto bastante equilibrado de aviões de combate. No entanto, ela encontra grandes limites operacionais nas restrições do seu orçamento. Por isso, seus Mirage III e F-5E não serão substituídos por aviões mais modernos, como o F-16 e o Mirage 50, embora já esteja previsto que, no final dos anos 80, ela receberá os primeiros AMX, uma avião leve de ataque construído conjuntamente pela Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) e pela Aeritalia.”

Um F-14 do esquadrão VF-84 - JOLLY ROGERS é escoltado por dois caças F-5E do 1º GAC em 1987. (Imagem: abra-pc)
Um F-14 do esquadrão VF-84 – JOLLY ROGERS é escoltado por dois caças F-5E do 1º GAC em 1987. (Imagem: abra-pc)

Estamos em 2016. O Mirage III já é passado. A frota de AMX entrou em operação sem radar e hoje, após a modernização-para-terminar-o-avião, só diminui, mas o F-5 continua…

É…parece que não mudou muita coisa…


FONTE: Salamander Books Ltd.,

Anúncios

7 COMENTÁRIOS

  1. o brasil perdeu o trem da história inúmeras vezes, o resultado é a situação a qual vivemos

  2. Amigos, a VERDADE é a seguinte: Nossas forças armadas só serão bem entendidas e principalmente bem equipadas quando tivermos um GOVERNANTE que tenha profunda ligação com a caserna. Esse papo de que a FAB é a maior força aérea da América latina etc é conversa para boi dormir, como se diz aqui na minha terra.

  3. Olha eu não vejo um problema monstruosos nas nossas forças, "Angola" tem problema, nós não. Nosso orçamento foi e é maior que de muitos países europeus e asiáticos, maior que Itália, austrália as vezes próximo que dos ingleses, falta é homem pra por ordem nas contas da caserna, se as forças não fazer nem isso, não seremos nós nem o GF que irá.

    Quando um país pobre decide fazer um evento internacional bilionário que dura duas semanas ao invés de pagar a aposentadoria que é direito imutável do cidadão, isso sim é grave, gravíssimo, caso de forca!

    • Excelente Galileu.. enquanto isso as filhas dos militares "casadas", que não se casam para receberem pensões perpétuas, entre outras temeridades. Basta ver o orçamento das FA para saber pra onde vai o $$.

  4. Só um detalhe: a primeira foto não é de 1986, já que os Bicudos estão acompanhados de Mirages 2000 e esses só foram incorporados à FAB à partir de 2005, salvo engano.

    • Filhão, Mirage III, conhece???

      Poxa, primeira postagem sua e dá uma furada dessas??

Comments are closed.