Um jato M-346 Master da Alenia Aermacchi caiu no mar, na costa dos Emirados Árabes Unidos, quando regressava para Itália após participar do Dubai Airshow. (Foto: Alenia)

O protótipo da aeronave de treinamento a jato M-346 Master, CM.X615 (c/n 001), fabricado pela Alenia Aermacchi, que estava presente no Dubai Airshow, caiu nessa sexta-feira durante o voo de retorno para Itália. Os dois tripulantes conseguiram ejetar e não se feriram.

O protótipo decolou do Aeroporto Internacional de Dubai juntamente com a primeira aeronave da T-346A da Força Aérea da Itália (CS.X55144), e pretendiam realizar uma escala técnica na Arábia Saudita. A aeronave protótipo teve problemas momentos depois da decolagem e caiu no mar, perto da ilha Palm Deira, que está em fase de construção em Dubai. O jato T-346A retornou para o aeroporto em segurança.

Um porta-voz da Alenia confirmou o acidente, mas não forneceu maiores detalhes sobre o local da queda, apenas informando que os dois tripulantes que ejetaram foram resgatados e estão passando por exames no hospital.

“As causas do acidente estão sendo investigadas e, em conformidade com os procedimentos da empresa, uma comissão de investigação interna também foi criada”, disse uma declaração da Alenia, adicionando que a aeronave era um protótipo.

“Representantes da Alenia Aermacchi vão cooperar estreitamente com as autoridades locais, através da embaixada italiana nos Emirados Árabes Unidos”, complementa a nota.

Nessa semana, a primeira aeronave de treinamento M-346 foi entregue para a Força Aérea da Itália. Os Emirados Árabes Unidos também adquiriram essa aeronave para treinamento avançado de jato dos pilotos da Força Aérea e Defesa Aérea dos Emirados.

Anúncios

10 COMENTÁRIOS

  1. Os EAU selecionaram o M-346, mas ao que consta, o contrato ainda não foi assinado…mais uma dos principes marrentos…mas essa pouca gente comenta.

    • mas eles não ficam divulgando na mídia a cada 5minutos que os "EAU estão prestes a assinar o contrato"!

      Por isso que ninguém comenta!

    • engano seu o design é russo e as linhas já estavam definidas quando a Aermachi entrou no projeto da Yakovlev. quando a pareceria foi desfeita, levaram o desenho com eles.

  2. Esse M346 é show de bola, muito bonito… seria ilusão minha o Brasil desenvolver uma aeronave de treinamento/ataque leve ?? Imaginem um projeto de cooperação sul-americano, com todos os países participando com algo ao projeto, seria fantástico… na minha opinião.

  3. Cair todos podem, desde que estejam no ar..

    Mais cair na Show Aéreo eh complicado..

  4. robert o m346 tbm teve colaboração da russa yakolev.
    na verdade, o yak-130 é irmao siames do m-346.

    na minha modesta opiniao, hj, o melhor treinador
    na relação custo-beneficio é o hawk.
    vo falar isso ate me ouvirem…rs

    abraços.

  5. Interessante o avião caiu sem qualquer explicação e vindo de um show aéreo e só vejo elogios ao mesmo, enquanto outros cai é só piadinha "solta peçinha né!" e tudo quanto bobagem do tipo, são dois pesos e duas medidas, quanto revanchismo e picuinha. Não estou aqui para defender ninguém não sou "a" ou "b", só acho graça de como é o ponto de vista de quem escreve por aqui.

Comments are closed.