Aeronave OV-10C Bronco da Força Aérea das Filipinas. (Foto: Dirk Andrei Salcedo)

Um avião de ataque e observação OV-10C Bronco da Força Aérea Filipina cai no mar quando chegava para pouso na Estação Aérea de Langley Point, Cavite, no dia 24 de maio.

O porta-voz da Força Aérea da Indonésia, Major Aris Galang, disse que a aeronave OV-10C (nº 402) encontrou problemas antes do pouso na pista 25. Os dois pilotos conseguiram ejetar e foram resgatados por pescadores locais a 2,5 quilômetros da costa de Rosario e levados para o Hospital Major Danilo Atienza.

Ambos sofreram ferimentos leves, incluindo contusões e dores musculares.

“Unidades de apoio foram despachadas para proteger a aeronave e os esforços de recuperação dos destroços estão em andamento.

A equipe de investigação foi acionada para conduzir a análise completa do acidente”, disse Galang em um comunicado.

A Força Aérea Filipina recebeu 24 aeronaves OV-10As dos EUA em 1991, mais tarde seguidas por outras nove também enviadas pelos Estados Unidos, e oito OV-10Cs que pertenceram a Força Aérea Tailandesa e foram recebidas em 2003-2004.

Os OV-10 filipinos são operados pelo 16º Esquadrão de Ataque e pelo 25º Esquadrão de Ataque Composto da 15ª Ala de Ataque, baseados em Sangley Point, Cavite.

As aeronaves Broncos são usados nas operações de busca e salvamento e COIN em várias partes das Filipinas. Este esquadrão já realizou operações antiterroristas nas ilhas Jolo.

Anúncios