Um helicóptero EC665 Tigre e um NH90 do Exército Francês, em foto meramente ilustrativa.

Uma colisão no ar entre dois helicópteros do Exército Francês matou 13 soldados franceses que lutavam contra militantes no Mali, na noite de segunda-feira.

Um EC665 Tigre da Aviation Légère de l’Armée de Terre (ALAT, Aviação do Exército Francês) e um helicóptero de transporte (provavelmente um NH90TTH Caiman) colidiram acidentalmente durante uma operação de combate na região de Menaka, no sudeste do Mali, uma área onde as forças armadas do Mali e as tropas da Operação Barkhane vêm realizando operações antiterroristas há semanas contra grupos armados que assediam guarnições e espalham o terror entre as populações locais.

Na região operam também os helicópteros AS532UL Cougar, EC725 Caracal e SA330 Puma, que podem também ser o helicóptero de transporte envolvido.

“Treze soldados franceses morreram em um acidente de helicóptero durante uma operação contra militantes no Mali”, disse o gabinete do presidente francês em comunicado nesta terça-feira.

O presidente francês Emmanuel Macron expressou sua “profunda tristeza” pelo incidente.

A França possui cerca de 4.500 soldados no oeste da África desde 2012, quando militantes capturaram a cidade de Timbuktu e ameaçaram avançar para o centro do Mali.

O G5 Sahel, uma força-tarefa conjunta, foi criado em 2014 para tentar resolver o problema de grupos com ligações à Al Qaeda e ao Estado Islâmico que, de sua fortaleza no Mali, conseguiram atacar o Sahel, desestabilizando partes do Níger e Burkina. Faso, relatou o The Guardian.

O G5 Sahel é apoiado pela França e reúne tropas de Burkina Faso, Chade, Mali, Mauritânia e Níger desde julho de 2017, em um esforço para afastar os grupos jihadistas.

Anúncios

5 COMENTÁRIOS

  1. Helicópteros são muito versáteis, sua utilidade é inquestionável, porém como suas asas são rotativas, qualquer deslize ( seja humano, mecânico, climático, fogo inimigo, etc.. ) normalmente acaba em falha catastrófica.
    Há um fundo de verdade na frase amarga: " Existem apenas 2 tipos de helicópteros: Os que já caíram e os que ainda vão cair. "