Um acidente entre um F/A-18D Hornet e um KC-130J dos Fuzileiros Navais dos EUA ocorreu na madrugada do dia 6 no Japão. (Foto: US Marine Corps)

Dois aviões do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) se envolveram em um acidente na costa do Japão, segundo um comunicado dos fuzileiros. Uma pessoa foi resgatada com vida, de sete militares que estava envolvidos no acidente entre um F/A-18D Hornet e um KC-130J Hercules. As buscas continuam pelos outros tripulantes.

Por volta das 2h00 da madrugada de 6 de dezembro (14h00 de 5 de dezembro em Brasília) o jato F/A-18D Hornet biplace e um reabastecedor KC-130J com cinco pessoas a bordo caíram no mar a cerca de 200 milhas da costa de Iwakuni, no Japão.

Até o momento não foram divulgadas informações sobre o que pode ter acontecido com as duas aeronaves, embora o reabastecimento em voo durante a noite seja uma operação delicada.

Uma equipe das Forças de Autodefesa do Japão realiza operações de busca e salvamento, e resgatou até agora um dos sete membros do Corpo de Fuzileiros Navais, disse o porta-voz da III Força Expedicionária dos Fuzileiros, o tenente-coronel Kelly Frushour.

As aeronaves envolvidas no acidente decolaram da Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais de Iwakuni, e estavam conduzindo um treinamento de rotina quando ocorreu o acidente.

O Grupo de Aeronaves do USMC 12 (MAG-12) está estacionado em Iwakuni e compreende o Esquadrão de Caça 242 (VMFA-242) e o KC-130J pertence ao Esquadrão de Transporte Aéreo 152 (VMGR-152), assim como os F-35B do Esquadrão de Caça 121 (VMFA-121).

O Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA emitiu um comunicado oficial:

“As operações de busca e salvamento continuam as buscas pelas aeronaves do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA que estiveram envolvidas em um acidente na costa do Japão por volta das 2h00 da manhã de 6 de dezembro.

As aeronaves envolvidas no acidente, um KC-130 e um F/A-18, foram lançados da Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais de Iwakuni e estavam realizando treinamento regularmente programado quando ocorreu o acidente.

As aeronaves de busca e resgate japonesas responderam imediatamente para ajudar na recuperação.

As circunstâncias do acidente estão atualmente sob investigação. Não há informações adicionais disponíveis no momento.”

5 COMENTÁRIOS

  1. Pelo que eu tenho lido em blogs americanos ,são mais de cinco vitimas ,e a possível causa foi a falta de manutenção em uma hélice ,se não me engano..
    Realmente este ano tem sido o ano dos acidentes nas forças americanas ….