Boeing AH-64D Apache, em caráter ilustrativo
Boeing AH-64D Apache / Foto: US Army, em caráter ilustrativo

Um helicóptero de combate Boeing AH-64D Apache pertencente ao Exército dos EUA (US Army) caiu por volta das 19:00 hs (horal local) de quarta-feira (2)  na cidade de Clarksville, no estado americano do Tennessee, matando os dois tripulantes. Este foi o terceiro acidente fatal com um helicóptero pertencente ao US Army num intervalo de 10 diase o segundo envolvendo um Apache.

Sobre este último evento, de acordo com as informações, a acidente ocorreu durante uma sortida normal de treinamento, com o Apache tendo caído em uma área rural a cerca de 19 km (12 milhas) da Base, em Fort Campbell, no Kentucky.

Não houve outras vítimas em decorrência do impacto da aeronave com o solo. Uma comissão foi formada para investigar as causas do acidente.

Este foi o terceiro acidente fatal com um helicóptero pertencente à US Army em menos de mês. No último dia 23 de novembro ocorreram dois acidentes, um envolvendo helicóptero UH-60L Blackhawk, que caiu em Fort Hood, no Texas, deixando 4 mortos, e teve também o acidente envolvendo outro Apache, na Coreia do Sul, matando os dois tripulantes.

120127-N-PB383-090 ARABIAN GULF (Jan. 27, 2011) A U.S. Army AH-64 Apache helicopter approaches the flight deck of the amphibious transport dock ship USS New Orleans (LPD 18) during deck-landing qualifications. New Orleans and embarked Marines assigned to the 11th Marine Expeditionary Unit (MEU) are deployed as part of the Makin Island Amphibious Ready Group, supporting maritime security operations and theater security cooperation efforts in the U.S. 5th Fleet area of responsibility. (U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 2nd Class Dominique Pineiro/Released)
Boeing AH-64D Apache / Foto: US Army, em caráter ilustrativo

Por conta desses acidentes, o General Robert Abrams, que chefia o Comando das Forças do Exército dos EUA (FORSCOM), determinou que todas as aeronaves de asa rotativa da corporação fossem “graundeadas” pelos próximos 5 dias a fim de se rever os procedimentos de segurança, manutenção e treinamento.

divider 1

FONTE: Military.com, NewsChannel 5, Army Times

EDIÇÃO: Cavok

NOTA DO EDITOR:Brucha

“yo non creo en brujas, pero que las hay, las hay.”

Extraída do livro Dom Quixote é de Miguel de Cervantes Saavedra (1547 a 1616)

Anúncios

23 COMENTÁRIOS

  1. E o Apache não tem assento ejetável.. se tivesse poderia ter salvado os pilotos, uma pena. Ka-50/52 mandou abraços.. Helicóptero bom não é apenas aquele que tem armamento, manobrabilidade, velocidade e etc, mas que possa salvar o piloto em emergência, e isso o Apache não é tão bom, apesar de ser meu favorito.

    • O AH-64D é o meu segundo favorito… Mas prefiro o MI-28N simplesmente porque passa mais medo! Hehehehehehehehe

  2. O Mi-28 não tem, e isso não é demérito.
    O lance é a proteção anti-impacto para a célula de sobrevivência. E isso o Mi-28 tem, e o apache também. Fatalidade, apenas…

  3. Uma pena, pêsames as famílias das vitimas. Mortes absolutamente desnecessárias.

    Ao contrario de alguns fanáticos anti-russos que vejo na net, quando morre um piloto americano eu lamento muito. Entretanto, eu vi imbecis que dão risada quando cai avião russo. O cara torce para russos cairem e morrerem so para poder falar lixo na internet.

  4. Voar é uma forma de enganar a Gravidade. O pássaro não sabe voar, ele apenas voa. Quem sabe voar é o Homem.
    Se colocar no ar toda a massa de metal de um avião já é um feito, imaginem o helicóptero, que tem um CG que mal pode se mover, que é incapaz de gerar sustentação. Caiu, não tem salvação.

    • Helicóptero é como se fosse um pêndulo…

      Um amigo meu, que era piloto de R-44 do dono da Parmalat, toda vez que ele chegava de um voo ele reclamava de dores no braço por causa da pilotagem do heli…
      Mas admiro muito as asas rotativas…

      • O Leão , é fã de Parmalat , chama toda turma da floresta pra brincar , a vaca e o cachorro , o gato e o gambá , o bufalo o gorila e até o tamanduá…..jaguatirica mia , o guarazinho late , e o rinoceronte só quer leite parmalat , miando , uivando , latindo tanto faz , nessa floresta todo mundo , é fã de parmalat!

  5. Quando caiu o MI-28 e matou o pessoal, o que diziam mesmo sobre a tecnologia russa?? E agora vale o mesmo pros USA??

  6. Morte nunca deveria ser "comemorada", em qualquer circunstância. É por atitudes como essa que sou pessimista com relação ao futuro do Homem; conseguiremos progredir na área tecnológica, somente.
    Em tempo: mudei o nick.

  7. é, o world tour da bruxa não tem fim passa um tempo em cada lugar

Comments are closed.