Aeronave de combate Su-22M4 Fitter K do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica. (Foto: Danial Behmanesh)

Um piloto morreu após a queda de um caça-bombardeiro Sukhoi Su-22 do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) no sul do Irã, informou neste sábado o site do IRGC.

“Um avião de combate Sukhoi Su-22 da Força Aérea do IRGC caiu na província de Fars às 8h00 (horário local) durante um treinamento militar”, disse o departamento de relações públicas da Força Aérea da IRGC.

A aeronave estaria participando de um exercício matinal realizado na província do sul de Fars, quando caiu.

O Irã tem uma grande história de acidentes aéreos atribuídos a seus aviões antigos e com pouca manutenção.

O Su-22 é uma modificação de exportação do bombardeiro Su-17M2 produzido pela fabricante Sukhoi da União Soviética entre 1970-1980. É amplamente utilizado pelas forças aéreas da Síria, Polônia e Vietnã, ao lado do Irã e de outros países árabes.

O Irã possui aviões de combate fabricados na Rússia e nos EUA. As aeronaves dos EUA foram entregues a Teerã antes da Revolução de 1979 que derrubou a monarquia apoiada pelo Ocidente. O Irã comprou os caças-bombardeiros Sukhoi Su-22 da Rússia após a revolução.

A causa do acidente ainda não é conhecida.

Anúncios

16 COMENTÁRIOS

  1. Interessante na imagem esse Su-22 com o probe para REVO. Desconhecia esse fato.

      • Para aplicações táticas eles usam o Su-24 para reabastecer com sistema Upaz-A russo. Na foto abaixo demonstração de 2 Su-24 reabastecendo.
        . http://2.bp.blogspot.com/-c1bD8hkEm2Q/T6NZEvUhdjI
        Two Su-24MK Fencer D tactical bombers of the Islamic Republic of Iran Air Force (IRIAF) demonstrate the use of Upaz-A 'buddy' air-to-air refuelling system

  2. Esses Su-22 foram obtidos do Iraque quando da Tempestade do Deserto, quando muitos aviões da força aérea de Saddam Hussein fugiram para o país vizinho. No mais o fato da Guarda Revolucionária Iraniana, guarda pretoriana do regime que em muito se assemelha às famigeradas SS do regime nazista, dispor desse tipo de meio de combate denota o absurdo que é o atual regime fascista-religioso que manda no país.

    • HMS_TIRELESS,

      Considerando o padrão dos vizinhos Iraque e Arábia Saudita eu não seria tão rigoroso com o Irã. Nos últimos 40 anos a preocupação deles foi mais em de se defender do que agredir os vizinhos. Infelizmente não vejo a democracia como uma opção nos próximos 2 ou 3 séculos. Naquela região tantas ser democrático é a senha para que as diferentes etnias/facções religiosas de degladiem. Significa liberar o massacre das minorias ie cristãos, xiitas, drusos, …

    • No Brasil, a CUT e o MST são as tropas de choque do regime fascista-religioso.

    • Lembro que a forte neve era mencionada em Argo. Ao Norte há as montanhas do Cáucaso, onde o clima deve ser mais rigoroso.

      A cultura persa é fascinante, tenho interesse em visitar o Irã um dia. Uma pena que a teocracia e o radicalismo islâmico tomaram o Irã atual, se bem que considerado seus vizinhos, provavelmente o Irã é o mais moderado.

  3. Em comparação aos outros países do OM , o Irã é um paraíso para as minorias !

  4. Nao sabia que a IRGC tinha caças em seu comando, pensei que so a IRIAF os possuía.

    Devem ter feito isso para garantir a lealdade da IRIAF ao Regime.

Comments are closed.