A aeronave Beechcraft Premier I do dono da equipe Roush Racing da Nascar, Jack Roush, após o acidente no AirVenture 2010. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

O AirVenture 2010 chega no seu segundo dia, e infelizmente tivemos um acidente com uma aeronave Hawker Beechcraft Premier I, prefixo N6JR, que levava o co-proprietário da Roush Fenway Racing, Jack Roush, e uma secretária, vindo a cair por volta das 18:30 horário local (20:30 horário de Brasília) durante uma aproximação para o pouso numa taxiway paralela a pista, próximo a cabeceira 36L do aeroporto de Oshkosh, Wisconsin.

A aeronave Beechcraft Premier I, prefixo N6JR, vista durante o AirVenture 2009. (Foto: Sandro Bandeira Colaço / Cavok)

Segundo testemunhas que viram o acidente, a aeronave durante a decolagem, após o término do show aéreo, começou perder potência e efetuando uma série de manobras em S atrás de uma aeronave Piper tentou pousar na pista, realizando uma curva de grande inclinação, vindo a bater com a ponta da asa no solo, antes da taxiway, girando 180 graus após a queda. A aeronave ao bater no solo ficou com os motores em pleno funcionamento por uns 4 minutos. Quando eles tiveram a potência reduzida, a cauda da aeronave se partiu logo a frente dos suportes dos motores.

O piloto, Jack Roush, saiu da aeronave com o rosto ensanguentado, e a secretária, foram colocados numa ambulância que já encontrava-se no local e levados para o Hospital de Oshkosh para tratamento.

O acidente ocorreu após o término das apresentações aéreas do segundo dia do AirVenture 2010. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

O acidente está sendo investigado pela NTSB e pelo Departamento de Polícia do Condado de Winnebago, que confirmaram que as pessoas a bordo eram Jack Roush, de Northville, Michigan, e Brenda Strickland de Plymouth, Michigan. A situação de Roush é séria mas estável e Strickland sofreu apenas ferimentos leves.

A Assessoria de Imprensa do AirVenture divulgará um comunicado oficial nessa quarta-feira sobre o acidente. As fotos foram feitas após a queda, quando os tripulantes já haviam sido levados para o hospital local. O local próximo foi isolado e as operações foram interrompidas até às 20 horas, horário local.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.