
Seis pessoas, incluindo cinco membros da Marinha Mexicana, morreram quando um helicóptero Mi-17 caiu durante as operações para apagar incêndios florestais, disse o presidente Andrés Manuel López Obrador no sábado.
O acidente ocorreu a aproximadamente 89 km ao norte de Jalpan de Serra, na remota e montanhosa região de Sierra Gorda, no estado de Queretaro, na sexta-feira, 24 de maio, informou a Marinha em um comunicado.
O helicóptero russo Mil Mi-17, que decolou de Valle Verde, no estado vizinho de San Luis Potosí, carregava helibucket com 2.500 litros de água para combater um incêndio, informou a Marinha.
Se informa que en los lamentables hechos ocurridos en cercanías de Valle Verde S.L.P., se desplomó un helicóptero MI-17 de nuestra institución, #EnBreve más información.
— SEMAR México (@SEMAR_mx) May 24, 2019
Dificuldades em acessar o local do acidente fizeram com que as autoridades não conseguiram confirmar as mortes até o sábado.
“Vamos expressar nossas condolências aos parentes dos marinheiros e ao funcionário público da Comissão Florestal que perderam suas vidas”, disse López Obrador em uma cerimônia pública, ao ler seus nomes.
Es una zona agreste de Querétaro donde cayó el helicóptero de la Secretaría de Marina; están llegando los rescatistas. Deseamos con toda el alma que estén con vida los cinco servidores públicos. pic.twitter.com/n6rmsBFrzJ
— Andrés Manuel (@lopezobrador_) May 25, 2019
As autoridades mexicanas tinham confirmado nesta quinta-feira que dois helicópteros, um particular e outro das Forças Armadas, se somariam ao combate aos incêndios florestais que afetam o centro do país, especificamente na Sierra Gorda, entre San Luis e Querétaro.
O México Central sofre com centenas de incêndios florestais nos últimos meses devido à baixa pluviosidade e às altas temperaturas.
A falta de vento e chuva impediu que a fumaça se dissipasse, o que piorou a qualidade do ar da capital, Cidade do México, a tal ponto que as autoridades declararam na semana passada um alerta ambiental e alertaram os moradores a evitar atividades físicas ao ar livre.
Que lástima! Desejo que Deus possa recebê-los em seu Reino e também confortar familiares e amigos! Momento de luto para os amantes da aviação mundial. Independente de ideologias, países ou culturas, é um acontecimento dolorido testemunhar a perda de vidas humanas. 🙁
Comments are closed.