A aeronave Boeing B-17 "Liberty Belle" logo após o pouso de emergência, quando começou a pegar fogo. (Foto: Bob Mudra)

Um bombardeiro Boeing B-17 Flying Fortress, da época da Segunda Guerra Mundial, fez um pouso de emergência nesta segunda-feira em Oswego, no estado americano de Illinois, pouco depois de decolar. Uma pessoa ficou levemente ferida, mas outras seis escaparam ilesas. A aeronave havia decolado do Aurora Municipal Airport às 9h30 horário local e caiu num campo próximo a uma plantação de milho, a três milhas de onde decolou, cerca de 20 minutos depois, e acabou pegando fogo, de acordo com Elizabeth Isham Cory, uma porta-voz da Federal Aviation Administration.

A aeronave B-17 Liberty Belle ficou destruída após o pouso de emergência numa plantação de milho. (Foto: WGN-TV)

A aeronave B-17 “Liberty Belle” que ficou destruída no acidente havia sido fabricada em 1944 e estava registrada para a Liberty Foundation de Miami, Florida, a qual restaurou a Fortaleza Voadora. O bombardeiro estava no aeroporto de Aurora nos final de semana, onde realizou passeios panorâmicos com o público, de acordo com o site da fundação.

A aeronave B-17 Liberty Belle no Aeroporto Regional de Aurora, durante o domingo, dia 06 de junho. (Foto: Antonio Perez / Chicago Tribune)

Ainda de acordo com a fundação, o “Liberty Belle” havia sido vendido no dia 25 de junho de 1947 para o ferro-velho de Esperado Mining Co. em Altus, Oklahoma, e depois foi revendido novamente, um ano depois, para Pratt & Whitney, por US$2.700.

A fabricante de motores operou com o B-17 entre 19 de novembro de 1947 e 1967 para testes de motores turbohélices. Ele foi então doado no final da década de 60 para a Connecticut Aeronautical Historic Association em East Hartford, mas ficou completamente danificado em 1979 quando um tornado jogou outra aeronave contra a seção central do B-17, quebrando a fuselagem.

Ele ficou estocado no New England Air Museum em Connecticut até que a fundação começasse uma nova restauração.

A aeronave constumava viajar pelos EUA, oferecendo voos panorâmicos para o público por US$ 430. Na próxima semana a aeronave deveria seguir para Indianapolis.

Obrigado pela dica aos amigos Anderson Lamarca e Lucas Delcaro que enviaram e-mails e mensagens no celular. 😉 Estou em Recife e por isso estou tentando atualizar quando posso as notícias para vocês.

10 COMENTÁRIOS

  1. Linda aeronave, mas convenhamos era mais para ficar em um museu e não ficar fazendo voos panorâmicos..

    Soa até como irresponsabilidade..

  2. Obrigado pela matéria, Fernando!

    Realmente uma pena! O B-17 é um ícone da aviação mundial.

  3. Ainda bem que ninguem se machucou com gravidade mas que da uma pena dá, um dos mais belos bombardeiros da 2ª guerra mundial.

    Danilo ®

  4. "… e caiu num campo próximo a uma plantação de milho …"

    Isso que eu chamo de um programa de milhagem.

    rssss

Comments are closed.