Tilt-rotor AW609, registro N609AG - AgustaWestland
Aeronave acidentada: Tilt-rotor AW609, registro N609AG / Foto: AgustaWestland

O segundo protótipo do tilt-rotor AW609 da AgustaWestland, registro N609AG,  caiu na manhã de hoje na Itália, nas proximidades da cidade de Santhià, região de Vercelli, a 48 km das instalações do fabricante. Ambos os tripulantes morreram.

O acidente destruiu completamente a aeronave, que realizava um voo de testes.

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Destroços da aeronave acidentada: Tilt-rotor AW609, registro N609AG / Foto: AgustaWestland
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Destroços da aeronave acidentada: Tilt-rotor AW609, registro N609AG / Foto: AgustaWestland
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Destroços da aeronave acidentada: Tilt-rotor AW609, registro N609AG / Foto: AgustaWestland
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Destroços da aeronave acidentada: Tilt-rotor AW609, registro N609AG / Foto: AgustaWestland

A certificação do AW609, que é o primeiro tilt-rotor de uso civil em todo mundo, estava prevista para 2017. A aeronave, que tem peso máximo de decolagem (MTOW) de 8,6t , é propulsionada dois dois motores Pratt & Whitney Canada PT6 e pode transportar nove passageiros e dois tripulantes.

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Aeronave acidentada: Tilt-rotor AW609, registro N609AG / Foto: AgustaWestland
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Aeronave acidentada: Tilt-rotor AW609, registro N609AG / Foto: AgustaWestland
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Aeronave acidentada: Tilt-rotor AW609, registro N609AG / Foto: AgustaWestland
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Aeronave acidentada: Tilt-rotor AW609, registro N609AG / Foto: AgustaWestland

Uma comissão foi formada para investigar as causas do acidente.

divider 1FONTE: Flight Global, Repubblica Torino

EDIÇÃO: Cavok

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11 COMENTÁRIOS

  1. É uma pena no mercado civil segurança é tudo e este acidente pode acabar manchando a imagem deste tipo de aeronave.

  2. Eu não entendo, uma vez vi uns cara criticando o Osprey e depois vi falando que essa aeronave era o futuro…. MAaaaas não são a mesma coisa??

    Parece que esse negócio de heli virar avião não dá certo não…

      • É eficaz, mas tem de oferecr o nível de segurança do helicóptero, ao menos. Esse lance de que é normal morrer gente com o equipamento e impensável. O Osprey tem a favor o lance de que sendo militar, morrer gente faz parte… Agora, para uso civil…

  3. Na minha opinião esse é o fim dessa aeronave, o projeto já estava se arrastando por muitos anos, com esse acidente é o fim.

  4. Olha, aparentemente o heli bateu com bastante força no chão…

    O custo de manutenção desse heli deve ser mais caro que o petrolão.

  5. Essa coisa tem um rotor/hélice enorme, o raio da pá é muito grande e o risco de colisão com pássaros grandes aumenta muito. Um abutre ou uma gaivota seria o fim.
    O homem não inventa nada, ele só descobre o que sempre existiu, na aviação tudo já foi feito, há muito tempo.

  6. O problema é que costumamos ver apenas o lado bom da "coisa"… O Tilt-rotor tem a vantagem de decolar como helicóptero e voar como avião mas não tem a capacidade de planar feito um avião e tem a desvantagem de ser muito mais complexo que os dois.

  7. Também acho que é o fim desse programa, e que o V280 Valor da Bell também pode ser posto em cheque por acidentes como este….

  8. Na minha humilde opnião, ainda vai demorar um bocado de tempo para os tilt-rotor ficarem confiáveis.

  9. Concordo com o brasileiro1, ainda vai levar algum tempo para que este tipo de aeronave se torne extremamente fiável como as aeronaves convencionais, mas confesso, que gostaria de ver este tipo de aeronave nos ares, visto a sua versatilidade e velocidade, mas penso que até lá, há muito por fazer em termos de segurança.

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