Saab Gripen NG 600x348 - Acordo entre Boeing e Embraer poderá afetar programa do Gripen para FAB
Mockup do Gripen NG visto em Brasília.

A fabricante sueca Saab pode rever seu contrato para fornecer caças Gripen à Força Aérea Brasileira se considerar que a eventual associação entre a americana Boeing e a brasileira Embraer coloca em risco segredos tecnológicos de seu produto.

Segundo a Folha apurou, esse será o recado que a Saab dará nesta quinta-feira (25) em reunião marcada com o ministro Raul Jungmann (Defesa). A delegação sueca será chefiada pelo presidente da empresa, Hakan Buskhe.

Em 2013, o avião sueco venceu uma longa concorrência internacional contra o francês Dassault Rafale e o americano F/A-18, da Boeing.

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Um F/A-18F Super Hornet da RAAF taxia na frente de um Gripen da Real Força Aérea Tailandesa durante o Exercício Pitch Black 2014.

O contrato foi assinado em 2014, e o financiamento, em 2015. Por 39,3 bilhões de coroas suecas (R$ 15,7 bilhões), entregará 36 aviões até 2024.

O pulo do gato foi a obrigatoriedade de transferência de tecnologia para a FAB e empresas nacionais –capitaneadas pela Embraer, que produzirá parcialmente 8 e totalmente 15 dos aparelhos.

A objeção sueca de compartilhar procedimentos industriais e de integração de sistemas com os concorrentes americanos eleva o cacife brasileiro na negociação, ainda que a interrupção do contrato já em andamento seja altamente improvável.

A Embraer deixou de ser estatal em 1994, e 85% de seu controle está na mão de investidores estrangeiros. Mas o governo mantém uma ação especial, chamada “golden share”, que lhe dá poder de veto a novos negócios.

O motivo é a interligação da fabricante com a FAB e outros setores estratégicos. O governo é a favor de associações, mas não aceita uma Embraer controlada pela Boeing.

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Mockup do Gripen NG no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen em Gavião Peixoto. (Foto: Evandro Giordani / Cavok)

Também quer entender como a empresa americana poderá ofertar salvaguardas de soberania a seus projetos.

Os americanos apontam para o fato de Boeing e Saab serem sócias no desenvolvimento de um avião de treinamento nos EUA como prova de que a questão não é intransponível. Apresentam também alternativas, já que têm operação industrial na área de defesa no Reino Unido e na Austrália.

O governo ainda não se convenceu dessas opções, uma vez que a Embraer já é uma empresa estabelecida nos ramos comercial, executivo e militar, com forte indução tecnológica a partir de demandas do governo.

Uma separação de áreas é dificultada pelo entendimento de que a divisão de defesa da Embraer é um celeiro de inovação para a área civil.

Pitch Black 2014 Hornet Super Hornet Mirage 2000 9 Gripen foto 3 MD Australia 600x341 - Acordo entre Boeing e Embraer poderá afetar programa do Gripen para FABA famosa linha regional ERJ-145 só saiu do chão porque antes a empresa aprendeu a lidar com aparelhos a jato subsônicos ao coproduzir o caça AMX com a Itália.

A concorrência vencida pelo Gripen emulava o desenho, e o sueco tinha como ativo o fato de a geração ofertada (chamada E/F) estar em desenvolvimento.

As negociações continuam, com opções inicialmente rejeitadas pela Boeing, como a formação joint ventures específicas, de volta à mesa.

A Boeing precisa da Embraer para fazer frente à rival europeia Airbus, que comprou a linha de aviões regionais da canadense Bombardier em outubro passado.

A brasileira é líder do nicho, e nenhum de seus outros competidores (Comac chinesa, Sukhoi russa ou Mitsubishi japonesa) é parceiro viável para os americanos.

gripen night flying air exercise 2015 3 600x399 - Acordo entre Boeing e Embraer poderá afetar programa do Gripen para FABAlém disso, os brasileiros têm mão de obra qualificada à disposição para ajudar a desenvolver novos produtos.

Para a Embraer, a associação pode abrir praças e garantir sua saúde financeira futura, já que faz algo que a Boeing não produz, mas não tem como competir no mercado de aviões maiores.


Fonte: Igor Gielow – Folha de São Paulo, via NOTIMP

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27 COMENTÁRIOS

  1. Foice de São Paulo, suas noticias plantadas e especialistas escolhidas na agenda.

    Tem a mesma credibilidade da RT e do Sputnik.

    • Concordo, e até digo que essa é uma midia no mesmo "buraco" dessas ja citadas e da CNN, BBC e outras que transmitem toda uma propaganda "Progressita e Social Democrata" hj mundo afora, a popular "SorosNews".Se vc quer estar bem informado, tem um monte de jornalistas independentes que fazem o verdadeiro jornalismo ainda.

      Mas, ontem ja havia discutido isso aqui, tanto que não é uma analise que a "Foice" dá e sim um relato de um fato, que haverá uma reunião entre o Governo e a SAAB. Pode não chegar a tanto de jogarem uma pá de cal, mas que isso implicará em salvaguardas ou até mesmo redução da transferencia de tecnologia, ou que deixou a SAAB com "a pulga atras da orelha", não há como negar.

      • Só falta agora você citar Pepe Escobar como "jornalista independente" Pedroca!

        • Se vc gosta dele, problema seu. Até pq se vc não gosta dos independentes tem os "Gugas Chacras" da vida para se informar na Globo News e continuar a viver no seu Fantastico Mundo de Boby.

    • Vixe. A Família Frias e a sua eterna luta para implantar o comunismo no Brasil.

  2. Já que, possivelmente, não teremos mais Embraer, toda e qualquer transferência de tecnologia cai por terra, então nesse contexto, o Gripen perde todo seu valor estratégico! Que seja cancelado esse contratinho caro e que nos mandem logo uns 100 SH para compensar essa tramóia. Mesmo que seja para ficarem enfeitando hangar! Simples assim! Sem Embraer jamais desenvolveremos caças por aqui!

    • Calma, rs. Ainda tem muita água pra passar por debaixo dessa ponte. 🙂

  3. Está aí uma desculpa para adicionar uns aditivos superfaturados no contrato atual… a culpa vai ser duzamericanu malvadu.

  4. SAAB esta certissima . Conhecimentos industriais , de materiais e de projeto só se compartilha com quem de fato é parceiro dela . Boeing sendo concorrente direto na area militar nunca vai conseguir ter conhecimento do Gripen

  5. É….quem diria que o FX2 ainda daria pano pra manga kkkk

    Pior que tudo que dissermos será achismo, visto que só quem tem acesso ao contrato é que pode afirmar o que pode acontecer.
    Muito, mas muito do nosso rico dinheirinho foi DADO em troca da tal "ToT", coincidência ou não toda vez que ToT é defendida pelos velhos malandros do comando, vai da matriz para a subsidiária ou para outra estrangeira…

    Mas o que importa mesmo é o fomento a base industrial de defesa kkkkk
    É a fab contribuindo para a geração de empregos kkkkk http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/3

  6. Agora me pergunto o que a Boeing não sabe sobre caças que tem no Gripen? Produzem o F/A-18 E e F, os F-15, já tiveram no portfólio AV-8B produziu peças pro F-22 e outros programas. Fora projetos como o XB-70 Valkyrie. E sem comentar o T-X que é em parceria com a própria SAAB.

    • Se a Embraer tem coisas q provavelmente ela nao tenha o pq a SAAB nao pode ter tbm ?

  7. Cuma ???? Esse Igor Gielow foi o que afirmou que a Saab nos ajudaria com o desenho da caixa das asas do KC390! Kkkkk os suecos tratam o Brasil como bananal, verdadeiros índios. Estamos pagando 150 milhões de trumps por esta porcaria chamada Gripen NG. O que esses Vikings desejam é jogar água no chopp do negócio, pois temem criar mais um monstrinho que concorrerá com seus negócios estatais. Essa história é uma piada. Cadê a Zelotes? Os vem ao Brasil falar estas ladainhas. Que enfiem esta ToT naquele lugar. O Brasil é uma piada em aceitar este tipo de pressão de um país com a população da cidade de São Paulo.

  8. E agora fazemos o que com aquele povo que defente ToT e construção local? Uma surra de vara de marmelo pra ver se cai no mundo da realidade?

    • Eu sou um q nao curte esse lance de Tot.Só se for para uma empresa 100 por cento Brasileira e com tudo bem amarrado para não dar errado.Eu teria comprado o F-16 que é barato ,simples de operar e ponto final.

  9. Contrato é contrato. E nesse nível de interação entre governos, se for rompido por causa de repasse indevido de tecnologia, resulta em ação na OMC com retaliações imediatas e perda total da confiança contratual do Brasil. Isso, no Direito Internacional significa falência. Esvaziamento instantâneo de divisas que aqui estão de todos os países sérios. A Embraer só produz esses aviões civis em função da engenheira total que incluiu a militar. Não há demanda para pesquisa e investimentos se separar a parte militar. Quebra. Quem quer comprar é a Boeing. A Embraer não pede para ser vendida. Portanto, a tendência é que a Boeing ceda. E quem vai decidir isso não é esse governo. É o próximo.

    • O que soa bastante estranho foi o ataque do Judiciário (Moro e Lava Jato) ao programa de submarinos do Brasil e agora essa venda fora de contexto (pelo menos nesse momento) da Embraer.

  10. Da série acordos ruins que o PT fez o do NG é do mesmo nível da Kombi..

    A Boeing há anos já vem aumentando a sua presença no Brasil e a sua interação com a EMBRAER.

    Os 12 anos de (des)Governo do PT não souberam aproveitar isto.

    Vou dar só um exemplo:
    Um "caça exportação" do mesmo porte do Gripen C/D poderia ter sido desenvolvido a anos atrás em conjunto com ela.

    Masssss

    Preferiram apostar em um acordo com uma empresa pequena de um país insignificante politicamente, com projeções de exportação e produção totalmente irreais.

    Quem vai deixar de comprar o F35, F16 e F18 via FMS para pegar o Gripen ?

    O Brasil e a FAB tem o que merecem…

    Acordo militar não tem OMC, que o Temer seja homem queime esta porra de contrato em algum ritual satânico e bola pra frente…

    A FAB que se aguente com o F5 até que uma solução descente se apresente. Parem de bater cabeça e procurem uma decisão em conjunto com a MB.

    • Melhor Temer parar com tudo isso e encomendar alguns Spitfires.
      Estará mais em sintonia com seu Governo.

    • Acorda, o Gripen não tem mais volta, se o Brasil queser ficar só nos 36 tudo bem, mas cancelar este contrato é muito difícil.

      • E vai ser pior ainda se vier e ficar nos 36…

        Conseguiram fazer um avião, dito barato, que vai ter menos unidades construídas que o Rafale.

        • Mas todos sabiam que o projeto do Brasil era para compra certa de 24 a 36 aviões, e ficar só nisso ninguem pode reclamar.
          Eu defendo um novo F-X para a reposição dos F-5, pois os 36 Gripen só vão dar para o Jaguar e Adelphi.

  11. Hoje o juiza da Zelotes mandou confiscar o passaporte do apenado de 9 dedos…

    Não duvido azedar o leite da SAAB de vez..

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