O jornal “Gazeta do Botswana” publicou que o governo do país não tem dinheiro para comprar de 8 a 12 caças Saab Gripen C/D.

O acordo que estava sendo tratado entre as partes, avaliado em US$ 1,7 bilhões, praticamente está encerrado. As conversações sobre a aquisição planejada do Botswana entre 8 a 12 caças JAS Gripen C/D da Suécia começaram em 2016 e pareciam próximas a um acordo no ano passado, quando o ex-presidente do Botswana, o Tenente-General Khaet Ian Khama, visitou a Suécia.

O Gripen deveria substituir a frota envelhecida de 14 jatos CF-5 da Força de Defesa de Botswana adquiridos há duas décadas.

No entanto, Shaw Kgathi, ministro da Defesa e Segurança, disse que nenhum acordo pode ser assinado com a Suécia e Botswana já está buscando opções de aeronaves melhores e mais acessíveis.

Gripen C da Força Aérea Sueca. (Foto: Gunnar Akerberg / Saab)

Nada foi finalizado ainda. De fato, nada foi feito (com relação ao acordo com o Gripen). Ainda estamos à procura de ofertas melhores e mais acessíveis”, disse Kgathi ao Botswana Gazette.

A aquisição de uma nova aeronave faz parte de um programa de modernização de forças que inclui também a substituição de antigos navios, tanques, veículos blindados, armas leves e sistemas de defesa aérea.

8 COMENTÁRIOS

  1. Piada do dia: "Ainda estamos à procura de ofertas melhores e mais acessíveis"
    É mais fácil dizer que não tem grana!
    E olha que Botsuana tem um certo nível de vida melhor que muitos países do continente africano, com a mineração sendo responsável pela economia do país.

  2. Países como Botswana, ou partem para FC-1/J-17, já que o Tejas é caro, ou partem para caças usados, como os F-16 ou Kfir de Israel, Su-27 ou MiG-29 dos escombros de antigas fábricas soviéticas, ou modernizam o que tem.

      • Sucata?
        F-5E, primeiro voo: Agosto de 1972
        F-15A, primeiro voo: Julho de 1972
        F-15C, primeiro voo: Fevereiro de 1978
        F-16A, primeiro voo: Janeiro de 1976
        F-16C, primeiro voo: Junho de 1984

        Se você está falando de "lata" e idade, tem muita sucata aí pra você por no carrinho junto. F-5 não é sucata, possui limitações físicas referentes a carga paga e alcance devido a natureza de seu projeto, é um caça ágil e se modernizar sua eletrônica embarcada ainda dá pro gasto.

  3. Melhores e mais acessíveis que o Gripen, fica difícil. Ou pega melhor e paga mais ou pega mais acessível mas inferior ao Gripen.

  4. Será que os JF 17 Thunder vai ganhar mercado em Botswana ?
    Ou os Russos vão abrir linha de crédito pra eles pegarem uns Yak 130 ?
    Veremos nos próximos capítulos !

Comments are closed.