A proposta da HAL para novo helicóptero multimissão, o IMRH exposto na Aero India. (Foto: HAL)

A Hindustan Aeronautics Limited (HAL), a maior potência aeroespacial e de defesa da Ásia, revelou, durante o primeiro dia da 11ª Edição do Aero India, um mockup em tamanho real do novo Helicóptero Multi-Função da Índia (IMRH – Indian Mutli Role Helicopter).

A apresentação do novo helicóptero no Aero India, em Yelahanka, contou com a presença do ministro da Defesa, Manohar Parrikar, do Ministro-Chefe de Goa Laxmikant Paresekar, e do Sr. T. Suvarna Raju, diretor da HAL, e de outros funcionários importantes junto ao Pavilhão HAL no Hall E.

A HAL tem como objetivo desenvolver de forma autônoma um helicóptero da classe de 12 toneladas, com um teto de serviço de cerca de 20.000 pés, carga útil de 3.500 kg e uma capacidade de transporte de 24 assentos. Os principais papéis a serem desempenhados serão o transporte tático de tropas, evacuação de vítimas, operações anti-superfície, operações off-shore, transporte VIP/VVIP e ambulância aérea. A versão do Exército e Força Aérea da Índia terá uma significativa capacidade de voo pairado e carga útil melhorada especialmente em altitudes elevadas.

O IMRH proposto será alimentado por motores duplos (a serem identificados), equipados com Sistema de Controle Automático de Voo, sistemas de missão de última geração, avançados displays e aviônicos no cockpit, além de outras sofisticadas características para atender as funções utilitárias e armadas das Forças Armadas Indianas. Uma variante dedicada naval também está sendo planejada.

Além das encomendas militares internas, a HAL terá como alvo pedidos de exportação, com o objetivo de substituir a antiga frota de uma classe similar de helicópteros que estão operacionais em mais de 40 Forças Aéreas em todo o mundo.

O Ministro da Defesa também visitou a área de exposição estática da HAL e testemunhou os produtos e tecnologias em exibição.

8 COMENTÁRIOS