A Aero Vodochody recebeu um contrato para reformar e modernizar a frota da Força Aérea Checa de 16 caças leves leves L-159, que também serão atualizados com aviônicos modernizados. (Foto: Aero)

A Aero Vodochody Aerospace e o Ministério da Defesa da República Checa anunciaram durante a Feira Internacional de Tecnologias de Defesa e Segurança em Brno, na República Checa, contrato para a manutenção de 16 aeronaves L-159 em quatro anos. O valor total do chamado contrato PP16 – manutenção após 16 anos de serviço – é de 1,6 bilhão de coroas checas (cerca de US$ 70 milhões).

O PP16 é uma segunda verificação de manutenção regular de L-159s de assento único, a primeira verificação após oito anos de serviço foi realizada pela Aero em 2009-2013. O contrato da PP16 inclui a renovação do período operacional para os próximos oito anos. O trabalho de manutenção consiste na inspeção de todas as partes da aeronave, incluindo todo o equipamento.

Além da manutenção necessária, vários upgrades fazem parte do contrato. Um deles é o ajuste para uso de óculos de visão noturna (NVG): adaptação do cockpit e instalação de iluminação interna e externa do avião (luzes posicionais, anticolisão e formação). A Aero coopera com os militares checos para tornar toda a frota L-159 compatível com NVG. Todas as aeronaves L-159T2, que chegarão ao serviço da Força Aérea Checa nos dias seguintes, estão preparadas para treinamento com sistema de visão noturna e a adaptação para o NVG também faz parte da atualização do L-159T1 para a versão T1+.

Outra atualização é a instalação do ESIS – Electronic Standby Instrument System, capaz de substituir vários instrumentos de reserva e fornecer ao piloto dados de atitude, velocidade no ar, altitude, velocidade vertical e de rumo em caso de falha do painel. A Aero já instalou o ESIS para a aeronave L-159T1 operada pela Força Aérea Checa.

“A Aero é uma parceira de longa data da Força Aérea Checa. Juntos, estamos trabalhando para garantir que o L-159 que atua na Força Aérea Checa atenda aos requisitos para que aeronaves modernas realizem operações militares e treinamentos avançados de pilotos, e que permitam que os militares checos cumpram suas obrigações internacionais. Graças à estreita colaboração com o nosso cliente mais importante, podemos melhorar e ampliar ainda mais as capacidades da aeronave L-159”, disse o presidente da Aero Vodochody Dieter John.

Filip ?íha, vice-ministro de Armamentos e Aquisições, acrescentou: “O contrato de manutenção e modernização da L-159 confirma que as empresas nacionais desempenham um papel importante na construção e manutenção de nossas capacidades militares”.

A Força Aérea Checa está atualmente operando 16 aeronaves L-159 de assento único e 5 treinadores L-159T1 biplaces. Em breve, a Aero também entregará à Força Aérea Checa três L-159T2. As novas aeronaves T2 de dois lugares têm fuselagem central e dianteira recentemente construídas, várias melhorias significativas, principalmente em equipamentos de ambos os cockpits e no sistema de combustível, e são totalmente compatíveis com o NVG.

Cada cockpit é ainda equipado com dois monitores multifuncionais e uma versão atualizada do assento de ejeção VS-20. A aeronave também é adaptada para oferecer uma capacidade de reabastecimento sob pressão. O radar Grifo, comumente usado na versão de um único assento, agora está integrado também nos L-159T2 de dois assentos, bem como os sistemas de autoproteção (contramedidas e receptor de aviso de radar).

O L-159 se une à longa experiência da Aero em desenvolvimento e produção de jatos militares, categoria na qual a Aero representa historicamente o maior produtor do mundo, com os mais recentes avanços em aviônica, tecnologia de motores e sistemas de aeronaves. O L-159 é uma aeronave de combate leve e multifuncional projetada para uma variedade de missões ar-ar, ar-solo e de reconhecimento.

A aeronave está equipada com um radar multimodo de última geração para operações em qualquer tempo, dia e noite e pode transportar uma ampla gama de armas de padrões da OTAN, incluindo mísseis ar-ar e ar-terra e bombas guiadas por laser. O L-159 de dois assentos é um derivado do L-159 de assento único, projetado principalmente para o Treinamento Avançado e Operacional de Caça. A configuração do L-159 também pode ser adaptada aos requisitos específicos do cliente e adaptada às necessidades de treinamento básico, bem como missões de combate, incluindo missões ar-solo, de patrulha e de reconhecimento.

Anúncios