Aeronave 747-400 da British Airways com especial pintura da BOAC.

Um emocionante voo conjunto da equipe Red Arrows da RAF e uma aeronave 747-400 especialmente pintada marcarão o centenário de uma das maiores e mais adoradas companhias do Reino Unido durante o Royal International Air Tattoo (RIAT) no mês de julho.

Um Boeing 747-400 da British Airways, pintado na icônica pintura da British Overseas Airways Corporation (BOAC), fará um especial voo com a Equipe Aerobática da Royal Air Force durante o programa de sete horas e meia de voo no sábado, 20 de julho.

Airbus A380 e os Red Arrows durante voo em 2013.

A aeronave com pintura retrô, que adornou os aviões da BOAC entre 1952 e 1974, é um dos três Boeing 747 da British Airways especialmente pintados em designs vintage para marcar os 100 anos de história da companhia. Os outros dois com a pintura Negus (1974-1980) e Landor (1984-1997) e completa o line-up um Airbus 319, pintado para refletir a herança da British European Airways (BEA).

A Air Tattoo apresentou pela primeira vez uma aeronave da British Airways em seu programa de voo em 1985, quando o Concorde voou um memorável flypast conjunto com o Red Arrows. O Concorde foi exibido novamente dois anos mais tarde, antes de aparecer regularmente no airshow em voos fretados em apoio à Air Tattoo’s Flying Scholarships para a caridade para deficientes, bem como no próprio programa de caridade High Flight da British Airways.

O início dos anos 2000 viu vários voos charter 747 e 777 da British Airways e, em 2013, um A380 gigante realizou uma passagem com as Red Arrows para o deleite da grande multidão da Air Tattoo. Dois anos depois, a British Airways enviou um A318 para exibição estática.

No entanto, o apoio da companhia aérea para o Air Tattoo se estende ainda mais, até os primeiros dias do airshow. Na década de 1970, a companhia aérea exibiu seus balões de ar quente e forneceu pessoal para ajudar a executar a operação de airshow no solo, bem como fornecer simuladores de voo para o show no solo.

O presidente-executivo da Air Tattoo, Andy Armstrong, disse: “A participação das aeronaves da British Airways nos últimos anos proporcionou alguns dos momentos de aviação mais memoráveis ??do ano e estou confiante que este verão não será diferente. Não consigo pensar em nada melhor do que ter uma grande instituição britânica ajudando a celebrar outra!”

A apresentação do 747 da BOAC no airshow é uma das várias iniciativas centenárias organizadas pela British Airways que visam antecipar os próximos 100 anos da aviação, além de celebrar seu passado ilustre. Isso inclui a hospedagem do ‘BA 2119’ – um programa que vai liderar o debate sobre o futuro dos voos e explorar o futuro dos combustíveis de aviação sustentáveis, as carreiras de aviação do futuro e a experiência do cliente no futuro.

O capitão Allister Bridger, diretor de operações de voo da British Airways, disse: “A empolgação e o orgulho que testemunhamos de nossos clientes e colegas em relação a nossa herança em nosso ano centenário tem sido incomparável. Estamos muito animados em trazer uma nossa aeronave especial para a Base da RAF de Fairford quando nosso 747 BOAC no céu acima da base com o Red Arrows proporcionará um momento maravilhosamente nostálgico para a audiência da Air Tattoo e também fortalece a longa e valiosa associação com a qual desfrutamos o evento.”

O comandante Andrew Keith, líder da equipe acrobática da Royal Air Force, disse: “Voar ao lado deste Boeing 747 da British Airways será um momento emocionante e memorável tanto para os pilotos em voo quanto para os observadores. A equipe tem trabalhado arduamente com a British Airways e a Air Tattoo por muitos meses para criar essa oportunidade. As comemorações do centenário da RAF – marcadas há um ano – demonstraram a importância de usar essas ocasiões de alto nível para inspirar a próxima geração e esperamos que isso aconteça. O sobrevoo será outra chance de fazer isso. A surtida vai unir duas marcas altamente reconhecidas do Reino Unido e celebrar o melhor dos britânicos”.

Anúncios