A aeronave anfíbia AG600 desenvolvida pela AVIC na CHina, realizou seu primeiro voo em Zhuhai, província de Guangdong, no dia 24 de dezembro de 2017. (Foto: REUTERS / Stringer)

A aeronave anfíbia AG600 da China tentará sua primeira decolagem da água, na cidade de Jingmen, província de Hubei, no segundo semestre deste ano, de acordo com seu desenvolvedor, a Aviation Industry Corporation da China (AVIC).

O AG600, chamado de “Kunlong”, completou seu primeiro voo em dezembro passado e terminou com sucesso dois voos de teste em janeiro deste ano.

“Durante os últimos dois voos, a aeronave passou por todos os pontos de testes e seus vários sistemas funcionaram normalmente”, disse Zhou Guoqiang, porta-voz da AVIC.

Projetado para ser o maior avião anfíbio do mundo, o AG600 é alimentado por quatro motores turboélices construídos no país e tem uma autonomia de 12 horas.

Será usado principalmente para resgate marítimo, combate a incêndios florestais e monitoramento marinho.

Antes do seu primeiro voo a partir da água, a aeronave passará por uma série de testes para testar a estanquidade e o desempenho de hidroplanagem a velocidades baixas, médias e altas, disse Zhou.

O AG600 é o terceiro membro da “grande família de aviões” da China, após o grande transportador Y-20 e o grande avião de passageiros C919, que fizeram voos inaugurais em 2013 e 2017, respectivamente.


Fonte: Xinhua News

3 COMENTÁRIOS

  1. Gosto dessa aeronave! É muito bonita! Ainda que 'beleza não se põe na mesa'. como diz o ditado, que tenha muito sucesso. Seria de bom grado que uma país como nosso, pelas suas dimensões e recursos hídricos, possuísse alguns exemplares.

    • Acho interessante também por aqui tal tipo de aeronave não ser muito difundida…

Comments are closed.