A aeronave ATR 42 da MAP após o pouso de emergência em Manaus.

Uma aeronave ATR 42 da MAP Linhas Aéreas fez um pouso de barriga no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em Manaus, logo após a decolagem, na tarde deste sábado (15/06). Duas pessoas tiveram ferimentos leves.

O ATR 42, prefixo PR-MPN, seguia para a cidade de Carauari, no interior do estado, quando apresentou problemas e precisou retornar para o pouso de emergência.

A aterrissagem ocorreu às 12h08 (13h08 pelo horário de Brasília), segundo informou a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

A aeronave ATR 42 da MAP após o pouso de emergência em Manaus.

A empresa MAP Linhas Aéreas informou que duas pessoas tiveram ferimentos leves “em decorrência da pressa em sair da aeronave”. O avião tinha 34 passageiros a bordo.

Por conta do problema, os procedimentos de pouso e decolagem foram suspensos e não há previsão para liberação da pista. Três voos foram desviados para outras cidades.

A MAP disse, em nota, que o pouso de emergência foi bem sucedido, embora o trem de pouso não tenha sido baixado.

“O piloto seguiu todas as normas padrão para o tipo de ocorrência, agindo corretamente e dentro dos procedimentos internacionais de segurança de voo”, comunicou a empresa.

As circunstâncias para o incidente ter acontecido serão investigadas pelo Cenipa, órgão da Aeronáutica.


Fonte: G1

Anúncios

5 COMENTÁRIOS

  1. Pouso super normal, só esqueceu de baixar o trem. Tá perdoado. Ozires Silva cometeu besteira igual rs

  2. Provavelmente, foi pane elétrica ou hidráulica. A aeronave retornou, pois certamente o aeroporto de Manaus tem melhor estrutura para um procedimento de emergência.

  3. As aeronaves modernas não tem sistema que "solta"o trem de pousa para ser usado nesse tipo de situação?

    • Muitas aeronaves precisam de força hidraulica para baixar e travar o trem de pouso, só o liberar por força da gravidade não funcionaria.

  4. Este avião tem 33 anos e já voou na Itália, Grécia, Mianmar, Armenia e agora Brasil.

Comments are closed.