Caças sul coreanos F-15K foram acionados para interceptar aeronave chinesa que teria entrado na sua área de defesa aérea. (Foto: ROKAF)

A Coreia do Sul acionou nesta quarta-feira (29) os seus jatos de combate da força aérea para interceptar um avião militar chinês que voava no domínio de defesa aérea do país sem aviso prévio, disseram as autoridades de defesa em Seul.

A aeronave chinesa entrou na Zona de Identificação de Defesa Aérea da Coreia (KADIZ) por volta das 7h37 (hora local) e passou por cima das águas do sul e do leste por cerca de quatro horas, de acordo com o Joint Chiefs of Staff (JCS).

A China vem aumentando a freqüência de voos na região do Mar do Sul da China.

“(Nós) tomamos medidas táticas normais”, como enviar uma mensagem de aviso e despachar os aviões da Força Aérea da República da Coreia para rastreá-lo e monitorá-lo, acrescentou o JCS.

Mais de 10 aeronaves, incluindo caças F-15K, foram mobilizadas, disse uma fonte mais tarde.

Este foi o segundo voo de uma aeronave chinesa, supostamente para reconhecimento militar, dentro da KADIZ em um mês.

Em outras ocasiões, aeronaves ELINT como esta da família do Shaanxi Y-8 entraram na KADIZ sul coreana.

Houveram incidentes semelhantes em janeiro, fevereiro e abril também.

Uma zona de identificação de defesa aérea é o espaço aéreo sobre terra ou água declarado por um estado para a identificação e localização antecipadas de aviões estrangeiros que se aproximam de seu território. Não está definido em nenhuma lei ou tratado internacional.

A KADIZ, perto de Ieo Island, uma rocha submersa controlada por Seul ao sul da ilha de Jeju, se sobrepõe às zonas de defesa aérea designadas pela China e pelo Japão, uma fonte de tensão potencial entre as potências regionais.


Fonte: Yonhap News, via The Korea Times

2 COMENTÁRIOS

  1. Pequim esta tramando algo que esta testando reação da defesa aérea deste, Taiwan e Japão a tempos. No sul s ilhas artificias deles com misses AAe e antinavio com suspeita de armas nucleares. Trump com seu isolacionismo não reage a nada. Só agora descobriu que Kin Jung esta enganando.

  2. Ontem, foi publicada reportagem em jornal de grande circulação dizendo que a China já alcançou paridade militar com outras potências no Pacífico. Desta modo, deveria ser estudada uma nova estratégia pelo Ocidente. E o alarmante, para os anti-chineses, é que a China continua a incrementar seu poderio.