Aeronave ELINT Y-8G da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF).

Uma aeronave militar chinesa entrou na zona de identificação de defesa aérea (ADIZ) da Coreia do Sul sem aviso prévio três vezes no sábado, informou a agência de notícias Yonhap citando autoridades de defesa. 

A aeronave entrou na ADIZ do país, chamada KADIZ, por volta das 8h03 da manhã perto da Ilha Ieo e saiu às 8h27, de acordo com o Joint Chiefs of Staff (JCS). Ela reentrou na KADIZ às 9h34 da manhã, perto da cidade de Pohang, no sudeste, e voou entre Ulleung e as ilhotas mais orientais de Dokdo, deixando a zona de defesa aérea às 12h51.

Embora não tenha sido informado qual era o modelo de aeronave chinesa, acredita-se que seja uma aeronave de reconhecimento.

O incidente marcou a primeira vez que um avião militar chinês sobrevoou o Mar do Leste neste ano. Também marcou a primeira vez que um avião militar chinês voou entre Ulleung e Dokdo.

De acordo com o JSC, a Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) enviou jatos de combate para rastrear a aeronave e enviou uma mensagem de aviso.

O Ministério da Defesa sul-coreano convocou um adido militar na embaixada da China em Seul para apresentar um protesto e pedir medidas para evitar qualquer recorrência. O Ministério da Defesa expressou preocupação com a entrada da aeronave militar chinesa na zona de defesa aérea da Coreia do Sul sem aviso prévio. O ministério também pediu que Pequim realize uma reunião de trabalho para estabelecer uma linha militar entre os dois países.

Uma seção do KADIZ se sobrepõe às zonas de defesa aérea designadas pela China e pelo Japão, uma fonte de tensão potencial entre as potências regionais.

JADIZ e CADIZ e KADIZ no Mar da China Oriental.

Uma Zona de Identificação de Defesa Aérea (ADIZ) é um espaço aéreo sobre terra ou água no qual a identificação, localização e controle de aeronaves civis são realizadas no interesse da segurança nacional. Eles podem se estender além do território de um país para dar ao país mais tempo para responder a possíveis aeronaves hostis.

Anúncios