A aeronave com motores elétricos demonstradora de tecnologia "eGenius", patrocinada pela Airbus, vista na Aero-Expo, em Friedrichshafen, Alemanha. (Foto: Airbus)

No caminho para desenvolver fontes de energias alternativas para uma aviação mais ecológica, a Airbus está também apoiando atividades básicas de pesquisa para aeronaves elétricas conceito. O demonstrador de tecnologia “eGenius”, uma aeronave de dois lugares movida a um motor elétrico, projetada pelo Instituto de Projeto Aeronáutico da Universidade de Stuttgart, Alemanha, está presente pela primeira vez na feira internacional Aero-Expo, em Friedrichshafen, Alemanha.

A Airbus, como principal patrocinadora do projeto, está analisando o potencial de longo prazo da eletricidade como principal fonte de energia alternativa a bordo. Os dados coletados a partir do funcionamento prático com a aeronave “eGenius” serão analisados ??por equipes da Airbus para futuros projetos de desenvolvimento de tecnologias para compreender melhor suas oportunidades.

“É nossa Visão de Aviação Europeia 2050 de reduzir as emissões de CO2 em 75%, o NOx em 90% e o ruído em 65% comparado aos níveis de 2000”, explica Christopher Emerson, Vice-Presidente Sênior de Estratégia de Produto e Previsão de Mercado da Airbus. “A Airbus está, portanto, estudando cuidadosamente todas as tecnologias disponíveis hoje para o futuro da aviação em alternativas de fontes de energia. Ao patrocinar projetos experimentais como o “eGenius”, estamos ganhando experiência e dados valiosos para as nossas análises e outras atividades de pesquisas nesta área. ”

A Airbus apóia diversas pesquisas e projetos tecnológicos em estreita colaboração com universidades e institutos de pesquisa. Além do acompanhamento da tecnologia de propulsão eléctrica, a Airbus também está desenvolvendo a tecnologia de célula de combustível como fonte alternativa de energia, permitindo uma operação livre de emissões das aeronaves no solo. Além disso, a Airbus está fortemente envolvida na implementação e testes de tecnologia de biocombustível e apoia ativamente a instalação de locais de distribuição de biocombustível em todo o mundo.

Caracterísiticas da aeronave “eGenius”:

  • Envergadura: 16,86m
  • Peso Máximo de Decolagem: 850 kg
  • Fuselagem ampla para dois pilotos sentados lado-a-lado
  • Alcance: 400 km
  • Velocidade Máxima de Cruzeiro: 235 km/h
  • Potência do Motor: 60kW
  • Consumo de energia equivalente por 100km e passageiros: 0,6 l de combustível
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    2 COMENTÁRIOS

    1. Colocando armamento, sensores e radar , pode chegar a se tornar mais um candidato ao FX-2 , ou no futuro FX-3 .

    2. A Embraer precisa de projetos assim!

      Nunca vejo nada sobre "estudos" dela

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