Uma aeronave de alerta aéreo antecipado e controle aerostransportado (AWACS) E-3A Sentry da Força Aérea dos EUA fez um pouso de emergência no Aeroporto de Lincoln, em Nebraska, na noite de quinta-feira após um de seus motores pegar fogo durante o voo.

Havia seis pessoas a bordo da aeronave e foram evacuadas com segurança usando o escorregador depois que o avião pousou pouco depois das 19h.

Um porta-voz da Base Aérea Tinker em Oklahoma confirmou que a aeronave faz parte da 522ª Ala de Controle Aéreo, sediada na Base da Força Aérea Tinker, em Oklahoma City.

“Uma aeronave E-3 Sentry AWACS da 522ª Ala de Controle Aéreo da Base Aérea Tinker fez um pouso de emergência no Lincoln Municipal Airport em Nebraska.

“A tripulação e a aeronave fizeram um pouso seguro. Os danos e a causa do pouso de emergência são desconhecidos e estão sob investigação neste momento. A segurança de nossos pilotos é e continua sendo uma prioridade máxima.”

O Boeing E-3 Sentry, conhecido como AWACS, é uma aeronave americana de alerta aéreo antecipado e controle aerotransportado desenvolvida pela Boeing. Derivada do Boeing 707, a aeronave se distingue pela distinta cúpula de radar rotativo acima da fuselagem.

O E-3 fornece vigilância, comando, controle e comunicações para todos os climas, e é usado pela Força Aérea dos EUA, pela OTAN, pela Real Força Aérea britânica (RAF), pela Força Aérea Francesa e pela Real Força Aérea Saudita.

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS