Autoridades assinaram no dia 21 de agosto um acordo para retomar a fabricação do Do328 na Alemanha.

A 328 Support Services GmbH (328SSG) anunciou a formação de uma nova fabricante de equipamento original (OEM) para aeronaves, onde o bimotor regional Dornier Do328 será revivido como “D328Neu”. A “nova” aeronave será tecnicamente modernizada e construída no futuro em Leipzig. A fabricante promete mais capacidade, hélices mais silenciosas e menos emissões de CO2.

Como parte da conferência no maior aeroporto da Saxônia foi anunciado o início do projeto de uma nova fabricante de aeronaves na Alemanha e assinado uma carta de intenções correspondente. Em Leipzig / Halle será montada uma linha de montagem final junto ao aeroporto para os aviões regionais D328Neu, uma evolução do turboélice Dornier 328-100, que foi construído entre 1992-2005 pela Fairchild Dornier em Oberpfaffenhofen.

Foi anunciado que 250 novos postos de trabalho serão criados no local em Leipzig, para o qual a DRA GmbH, uma subsidiária da 328SSG, pretende investir 80 milhões de euros. A 328SSG, uma subsidiária integral da Sierra Nevada Corporation (SNC), é a detentora do Certificado de Tipo da aeronave Dornier 328.

“No segmento de mercado para aeronaves civis regionais com 30 assentos, muitas aeronaves seriam desativadas nos próximos anos devido à idade”, disse o gerente de produção Neumann no contexto da apresentação do projeto. Atualmente não há fabricantes de novas aeronaves no mercado. Portanto, a 328SSG queria desenvolver o “D328Neu” em sua sede na Baviera Oberpfaffenhofen. A empresa é detentora da aprovação de tipo do Dornier 328, portanto, pode construir o tipo de aeronave e fornecer aos operadores peças sobressalentes.

Na Baviera, estão previstos o desenvolvimento, a produção de protótipos e os testes de voo da nova versão, para os quais são criados mais 120 postos de trabalhos no segmento de engenharia e tecnologia. O suporte mundial para a frota D328 também será baseado em Oberpfaffenhofen como antes. Com base nisso, a nova subsidiária DRA GmbH irá finalizar o D328Neu no aeroporto de Leipzig / Halle.

A aeronave Do328 será revivida como D328Neu e terá várias melhorias.

“O retorno da Alemanha ao projeto e construção de uma aeronave comercial da categoria Parte 25 está atrasado e a nova operação pretende criar um legado de aviação baseado na herança dos pioneiros de aeronaves”, comentou Dave Jackson, diretor administrativo da 328SSG. “A expansão de nossas instalações na Alemanha e a formação da DRA GmbH, um novo OEM dedicado, nos permitirá gerenciar futuros desenvolvimentos da aeronave D328NEU e explorar futuras tecnologias e capacidades para produzir uma aeronave mais eficiente, econômica e ambientalmente amigável.”

Não foram informamos os números de produção previstos e as oportunidades de mercado gerais do projeto previsto para começar no primeiro trimestre de 2020, sendo que o mais tardar em 2024 ocorrerá a “entrada ao serviço” do D328Neu construído em Leipzig. Tudo somado, a demanda por até 4.000 aeronaves com 30 a 40 assentos nas próximas décadas é esperada.

Ministro dos Assuntos Económicos Dulig foi entusiasta durante a assinatura da carta de intenções. A decisão da Sierra Nevada Corporation fechar uma parceria em Leipzig foi um dia especial para a Saxônia, com suas 160 empresas e 7.000 empregos na indústria da aviação.

O D328NEU atualizado terá como objetivo oferecer uma solução de substituição adequada para aeronaves “em serviço” antigas no mercado de aviação, bem como apoiar a crescente demanda do mercado global pelo desenvolvimento de novas rotas.

Para o coordenador aeroespacial do Governo Federal, Thomas Jarzombek, “a construção de uma aeronave de última geração” na Alemanha é, acima de tudo, um sucesso da política industrial, que também beneficiaria muitos fornecedores em todo o país. O governo, portanto, concedeu um empréstimo de 125 milhões de euros para o desenvolvimento do D328Neu. A SNC decidiu trabalhar com a Alemanha, embora cinco anos atrás a SNC planejava produzir uma nova versão do 328 na Turquia.

A nova versão do Dornier 328 conterá várias alterações do design original. A aeronave deve receber uma nova aviônica atualizada. Além disso, o casco deve ser esticado para fornecer espaço para até 39 passageiros no futuro. Um novo motor com uma nova hélice servirá para garantir a maior eficiência possível, níveis mais baixos de ruído e um alcance adicional de cerca de 1.000 milhas náuticas (1.852 quilômetros). Além disso, a aeronave deve ser equipada no futuro com um motor híbrido. No entanto, a primeira aeronave terá motores convencionais. Uma nova edição da versão com motores a jato, o Dornier 328-300, não deverá ser fabricada.

Mais atualizações sobre o programa serão anunciadas no final do primeiro trimestre de 2020.

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