191027 F XB799 0752 1 - Aeronave secreta X-37B da USAF bate recorde e aterrissa após 780 dias em órbita
A Missão 5 do Veículo de Teste Orbital X-37B da Força Aérea pousou com sucesso na Estação Espacial Kennedy Space Center da NASA no dia 27 de outubro de 2019.

A Missão 5 do Veículo de Teste Orbital X-37B da Força Aérea dos EUA pousou com sucesso na Estação Espacial Kennedy Space Center da NASA, no dia 27 de outubro de 2019 às 3:51, estabelecendo um novo recorde em órbita.

O avião espacial conduziu experimentos em órbita por 780 dias durante sua missão, quebrando recentemente seu próprio recorde ao permanecer em órbita por mais de dois anos. Atualmente, o número total de dias em órbita para todo o programa de veículos de teste é de 2.865 dias.

“O X-37B continua demonstrando a importância de um avião espacial reutilizável”, disse a secretária da Força Aérea Barbara Barrett. “Cada missão sucessiva aprimora as capacidades espaciais de nossa nação.”

Esta é a principal espaçonave reutilizável e não tripulada da Força Aérea dos EUA, fornecendo desempenho e flexibilidade para melhorar as tecnologias de uma maneira que permita que cientistas e engenheiros recuperem experimentos testados em um ambiente espacial de longa duração.

“O retorno seguro desta espaçonave, depois de quebrar seu próprio recorde de resistência, é o resultado da parceria inovadora entre governo e indústria”, disse o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, David L. Goldfein. “O céu não é mais o limite para a Força Aérea dos EUA e, se o Congresso aprovar, a Força Espacial dos EUA”.

Gerenciado pelo Escritório de Capacidades Rápidas da Força Aérea, o programa X-37B realiza redução de riscos, experimentação e conceito de desenvolvimento de operações para tecnologias de veículos espaciais reutilizáveis.

191027 F XB799 0751 - Aeronave secreta X-37B da USAF bate recorde e aterrissa após 780 dias em órbita“Este programa continua a ser o único veículo espacial reutilizável do mundo. Com uma aterrissagem bem-sucedida hoje, o X-37B completou seu voo mais longo até o momento e completou com sucesso todos os objetivos da missão”, disse Randy Walden, diretor do Escritório de Capacidades Rápidas da Força Aérea. “Esta missão hospedou com sucesso experimentos do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea, entre outros, além de fornecer uma carona para pequenos satélites.”

A capacidade distinta de testar novos sistemas no espaço e devolvê-los à Terra é exclusiva do programa X-37B e permite que os EUA desenvolvam de maneira mais eficiente e eficaz os recursos espaciais necessários para manter a superioridade no domínio espacial.

“Esta espaçonave é um componente essencial da comunidade espacial. Esse marco demonstra nosso compromisso em realizar experimentos para a futura exploração espacial da América”, disse o tenente-coronel Jonathan Keen, gerente de programa do X-37B. “Parabéns à equipe X-37B por um trabalho bem feito.”

Esta foi a segunda vez que o X-37B pousou no Centro Espacial Kennedy – a Missão 4 pousou após 718 dias em órbita. O avião espacial foi projetado para uma duração em órbita de 270 dias.

“Hoje marca um dia incrivelmente emocionante para a 45ª Ala espacial”, disse o Brig. General Doug Schiess, comandante da 45ª Ala Espacial. “Nossa equipe está se preparando para este evento e estou extremamente orgulhoso de ver seu trabalho duro e dedicação culminarem no pouso seguro e bem-sucedido de hoje do X-37B”.

A quinta missão lançada em 7 de setembro de 2017 da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, Flórida, a bordo de um booster Space X Falcon 9, e a Força Aérea dos EUA está se preparando para lançar a sexta missão X-37B do mesmo local em 2020.

Anúncios