Funcionária esqueceu de aplicar o freio de mão da van e ao descer para fotografar a chanceler Angela Merkel a van acabou colidindo com o jato Global 5000.

A prontidão das aeronaves do governo federal alemão novamente aparece em manchetes negativas. Na tarde de segunda-feira (13/05), outro jato da frota VIP da Alemanha não estava mais disponível pois, segundo a Luftwaffe, uma van da companhia do aeroporto de Dortmund colidiu com o jato executivo Global 5000 da chanceler Angela Merkel e o danificou.

Os primeiros detalhes da investigação revelaram que uma funcionária do aeroporto, estava por volta do meio-dia com a van vermelha parada na pista. Quando ela viu o jato branco da chanceler com a inscrição “República Federal da Alemanha”, ela disse ter saltado do veículo em busca de uma foto com seu celular.

O entusiasmo por ver a chanceler teve sérias consequências. Como a funcionária não havia colocado o freio de mão da van, esta lentamente se movimentou para frente e bateu o nariz no Global 5000 branco (14+02), que estava com a chanceler Merkel, que vinha de Berlim. A van acabou danificando a frente do jato.

Para Merkel, que obviamente não percebeu o incidente, o colapso significou, acima de tudo, uma longa jornada de retorno. Em vez de voar de volta a Berlim em 45 minutos com o Global 5000 depois de seus compromissos em Wuppertal, ela teve que usar o helicóptero por todo o trajeto. Os técnicos devem agora determinar o quão danificado ficou o jato.

A Luftwaffe está neste momento com um problema real por causa das falhas. Atualmente, nenhum dos quatro jatos Global 5000 está disponível, e até uma das grandes aeronaves A340 está em manutenção há semanas. Como resultado, está se tornando cada vez mais difícil para os planejadores montar os voos previstos da chanceler e de seus ministros.

Uma aeronave Global 5000 teve problemas técnico mais sérios em meados de abril. Os pilotos Bundeswehr foram realizar um voo de testes após um jato passar pela manutenção em Berlim-Schoenefeld, perderam o controle da aeronave após a decolagem e tiveram que fazer um pouso de emergência. Eles sairam da pista, derraparam pelo gramado. O jato ficou bastante danificado.


Fonte: Spiegel Online

Anúncios

2 COMENTÁRIOS

  1. Falta aeronave para transporte vip!? Taí um problema que o Brasil não tem…

Comments are closed.