A aeronave WC-135 da Força Aérea dos EUA após o pouso no aeroporto da cidade de Banda Aceh. (Foto: Chaideer Mahyuddin / AFP via Getty Images)

Um avião militar WC-135 da Força Aérea dos EUA fez um pouso de emergência em um aeroporto na província indonésia de Aceh, informou um porta-voz da Força Aérea Indonésia. Ninguém ficou ferido.

A aeronave WC-135 (matrícula AF 62 582), um Boeing 707 da Força Aérea dos EUA, pediu permissão para pousar na sexta-feira (24) depois que um de seus quatro motores falhou, disse o vice-ministro da força aérea da Indonésia, Jemi Trisonjaya.

Ele disse que a permissão para um pouso de emergência foi concedida e vários carros de bombeiros e ambulâncias foram destacados para a pista do aeroporto. O avião pousou com sucesso no começo da tarde de sexta-feira no aeroporto Sultan Iskandar Muda, em Banda Aceh, capital da província de Aceh.

O avião que havia decolado da base em Diego Garcia, no centro do Oceano Índico, tinha a bordo 20 militares americanos que seguiam para Base Aérea de Kadena, uma base militar norte-americana no Japão. A causa da falha do motor do avião não foi esclarecida.

Trisonjaya disse que ninguém a bordo do avião ficou ferido.

Fonte: AP

Anúncios

4 COMENTÁRIOS

  1. Foram construidos em 1965 10 destes aviões de análises meteorológicas, hoje só sobram 2 e ainda usam as velhas turbinas TF-33.
    São usados para detectar resíduos de testes nucleares na atmosfera, nos ultimos anos fizeram várias missões na Coreia do Sul para monitorar o programa nuclear da Coreia do Norte, mesmo testes subterrâneos acabam por vazar radiação para a superfície, detectáveis por estes sensíveis equipamentos dos WC-135.
    Está na hora da aposentadoria, seguir o conselho da consagrada empresa de equipamentos L3 e passar o recheio destes velhos 707 nas mais variadas missões para 767 novos ou usados revisados com muitos anos pela frente.
    Os aviões que usavam estas turbinas hoje estão a maioria em museus ou viraram sucata.
    AIRPLANES POWERED
    Boeing 707-120B
    Boeing 707-320B,C
    Boeing 707-323C
    McDonnell Douglas DC-8-50
    McDonnell Douglas DC-8-60
    McDonnell Douglas DC-8F
    Boeing B-52H
    Convair RB-57F
    Boeing C-135B
    Boeing KC-135B
    Lockheed C-141A
    Boeing VC-137B, C
    https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:A

  2. eu ia comentar o fato, muitos falavam dos nossos "sucatões" e tá aí a USAF com um B707 de 1965 ..

    • Sim, claro! A situação é a mesma…

      Este é um vetor extremamente especializado, um resquício da guerra fria. Não se exige dele qualquer pico de performance, tampouco sua utilização é diuturna, principalmente hoje com a diminuição considerável de testes de ogivas nucleares na atmosfera, ou até no subterrâneo. Com exceção da Coreia da Norte, quem possui a capacidade de desenvolver este modelo, se vale de teste computacionais.

      Quando não for mais economicamente viável, aposto no abandono do conceito ou na troca da plataforma por um UAV, como Global Hawk.

Comments are closed.