Um C-130 da Real Força Aérea Holandesa que retorna para Holanda após uma período operando no Oriente Médio. (Foto: RNLAF / MoD)

Desde essa quinta-feira, dia 7 de abril, a missão operacional dos holandeses com aeronaves C-130 Hercules que estavam em Camp Mirage, nos Emirados Árabes Unidos, chegou ao fim. As aeronaves de transporte iniciaram o voo de retorno à Holanda nessa sexta-feira, e devem chegar na sua base, Eindhoven, no domingo.

Por mais de dois anos, o C-130 prestou serviços de transporte entre os Emirados e o Afeganistão. Sete sucessivos destacamentos de pessoal garantiu a segurança do transporte de cerca de 30.000 funcionários e 1,95 mil toneladas de carga. No total, os Hercules realizaram cerca de 350 voos, a maioria deles para o Aeródromo de Kandahar, mas também existiram voos para Tarin Kowt e outros destinos no Afeganistão.

Os militares deram o adeus a “seus” aviões em Camp Mirage. “Com a sua pontuação de 95% de confiabilidade, o Hercules realizou um ótimo trabalho”, disse o comandante do destacamento, Tenente Coronel Joosse. Segundo ele, nenhuma semana foi a mesma. “Quando nós pensamos que as coisas estavam começando a melhorar no início de fevereiro, os australianos nos pediram para ajudá-los a transportar grandes quantidades de carga e pessoal para Kandahar. Eles apreciaram bastante a nossa assistência e ajudá-los foi um grande fator motivador para nós “.

Nas próximas semanas, um destacamento especial vai embalar todos os materiais relacionados com a aeronave e transportá-los de volta para a Holanda. Um grupo de oito militares permanecerão nos Emirados para manter a infraestrutura e supervisionar os pequenos grupos de passageiros holandeses. No futuro, esses grupos de militares serão transportados de e para Kandahar pelos aliados. Militares com destino para o norte do Afeganistão serão, a princípio, transportados diretamente da Holanda ou da Alemanha para a área da missão.

2 COMENTÁRIOS

  1. esse ai ja deve esta contando os dias pra se aposentar na Forca aerea holandesa e se transferir pra uma outra.

  2. A Holanda esta realmente exugando todos os gastos militares.
    Planeza reduzir sua frota de caças, vender seus tanques….. apesar de não termos noticias de crise economica por lá vide Portugal, Grecia, Irlanda etc.
    Estão mesmo apertando os cintos.

Comments are closed.