Agusta/Bell 212 da Marinha da Itália

Dez nações da OTAN estão reunidas com sete submarinos, 18 aeronaves (incluindo helicópteros embarcados) e oito navios para participarem do exercício militar conjunto Noble Manta 2010, o maior encontro anual da OTAN para exercícios de Guerra Anti-Submarina (ASW), entre os dias 10 e 24 de fevereiro.

O exercício está ocorrendo no Mar Jônico, no sudeste da Sicília. As forças que estão participando são dos países Canadá, França, Alemanha, Grécia, Itália, Noruega, Espanha, Turquia, Reino Unido e os Estados Unidos.

Sete submarinos, um de cada da França, Alemanha, Grécia, Itália e Espanha, e dois da Turquia estão programados para juntarem-se ao exercício. Cada submarino terá aoportunidade de ser um caçador e também a presa.

Breguet Atlantique Mk1 da Marinha da Itália

As aeronaves da força marítima que participam são as seguintes:

Nações Aeronaves
CANADÁ 1 P-3 Orion
FRANÇA 2 Atlantique 2
ALEMANHA 1 P-3C Orion
ITÁLIA 1 Atlantique 1

2 EH-101

REINO UNIDO 1 Ninrod
ESTADOS UNIDOS 3 P-3C Orion
NORUEGA 1 P-3C Orion
TOTAL 10 Aeronaves de Patrulha

2 Helicópteros

Das forças terrestres e embarcadas são essas: helicópteros Agusta/Bell AB212 da Grécia, Espanha, Itália, Turquia; e helicópteros Westland Lynx da França.

As aeronaves de patrulha marítima e os helicópteros de combate anti-submarino operam a partir de bases aéreas na Sicília. Mais de 100 missões aéreas estão planejadas as quais em média resultarão em um briefieng a cada três horas, durante o dia e noite, durante o exercício.

O exercício está sendo controlado a partir de locações em bases multinacionais pelo Almirante John M. Richardson, Commandante dos Submarinos das Forças Navais dos Aliados do Sul e pelo Almirante David Mercer, Commandante Marítimo e Aéreo de Nápoles, Itália

Maiores informações podem ser encontradas no site da operação: Noble Manta.

Fonte: OTAN – Tradução e Adaptação do texto: Cavok

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS