Sukhoi Su-24 Fencer, da Força Aérea da Rússia.

Aeronaves militares russas tiveram a missão de bombardear os rios bloqueados por gelo, uma medida preventiva na esperança de evitar as inundações que afetam regiões da Rússia durante o início da primavera.

Autoridades chamaram para a missão 15 jatos Sukhoi e vários helicópteros de combate Mi-8 para bombardear os rios congelados na Sibéria e nas regiões do extremo leste russo.

Oficiais militares ordenaram seus melhores pilotos para essa missão, os quais voaram sobre os rios Ob, Yenisey, Lena e Amur.

Historicamente durante a primavera grandes pedaços de gelo derretem criando um grande volume de água inundando várias regiões da Rússia. Quebrando o gelo em pedaços menores reestabelece uma corrente de água mais normal e permite que a água escoe mais rapidamente.

De acordo com o ministro de defesa civil próximo de 3.000 vilarejos e dois milhões de habitantes estão ameaçados pelas enchentes todos anos.

Numa missão similar, no início desse mês, a Força Aérea da China utilizou bombardeiros Xian H-6 para explodir blocos de gelo no Rio Amarelo.

Nota do Editor: Não foram especificados os modelos das aeronaves, apenas informado que tratavam-se da fabricante Sukhoi. A imagem título da matéria é apenas ilustrativa por se tratar de um caça bombardeiro.

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS