XP 47J Superbolt 02 - AERONAVES (QUASE) FAMOSAS: Republic XP-47J 'Superbolt'Enquanto o projeto do Republic P-47 Thunderbolt amadurecia, o avião ganhava mais e mais peso, enquanto aviões inimigos comparativos, como o Focke-Wulf FW 190A, eram muito mais leves.

Em meados de 1942, a Republic Aviation Corporation iniciou um estudo de design para um P-47 Thunderbolt com melhor desempenho. A República propôs oficialmente um P-47 “leve” para a Força Aérea do Exército dos EUA (USAAF) em novembro de 1942. Em abril de 1943, a USAAF assinou uma carta de intenção para comprar dois “leves” P-47 e o contrato foi oficialmente aprovado em junho de 1943. Esta nova aeronave foi designada como o XP-47J.

O XP-47J era semelhante em aparência ao P-47B, mas era uma aeronave completamente nova. O XP-47J teve uma capa ajustada em torno de seu motor Pratt & Whitney (P&W) R-2800 de potência aumentada. Um grande spinner foi adicionado, juntamente com um ventilador para ajudar o resfriamento do motor. A entrada do turbocompressor foi refinada, e o fluxo de seus gases de escape foi direcionado para proporcionar empuxo adicional. Duas das metralhadoras .50 foram excluídas (deixando seis) nas asas do XP-47J com 267 disparos cada uma. Outras medidas de redução de peso foram a omissão do equipamento de rádio e do tanque de combustível traseiro. Para manter a aerodinâmica limpa, o XP-47J não tinha provisão para cargas externas sob as asas ou a fuselagem.

XP 47J Superbolt 04 - AERONAVES (QUASE) FAMOSAS: Republic XP-47J 'Superbolt'Originalmente, a USAAF queria que o XP-47J fosse equipado com hélices contra-rotativas e uma cobertura do cockpit em bolha, como foi no P-47D mais tarde. Acabou que o primeiro protótipo do XP-47J foi equipado com o cockpit convencional (com cobertura metálica) e o segundo protótipo com dossel em bolha. A hélice contra-rotativa de seis lâminas foi testada em um P-47B, mas não mostrou aumento no desempenho.

O XP-47J tinha uma envergadura de 12,4 m e um comprimento de 10,1 m. A aeronave tinha um peso vazio de 4.363 kg e um peso bruto projetado de 5.625 kg. Seu teto de serviço era de 45.000 pés (13.716 m). O alcance do XP-47J foi de 1.231 km a uma velocidade de cruzeiro de 400 km/h. A capacidade de combustível foi de 1.086 L.

Em 31 de julho de 1943, a Republic emitiu um relatório comparando o desempenho estimado do XP-47J com o P&W R-4360 XP-72 que estava em desenvolvimento. O relatório concluiu que o XP-72 tinha mais potencial e os recursos recomendados estavam focados nessa aeronave. Além disso, 70% da linha de produção P-47 precisavam ser modificada para produzir o P-47J. A Republic pediu o cancelamento do segundo protótipo XP-47J, mas incentivou a conclusão e o teste do primeiro protótipo. A USAAF aprovou o plano da Republic e cancelou o segundo XP-47J.

XP 47J Superbolt 01 - AERONAVES (QUASE) FAMOSAS: Republic XP-47J 'Superbolt'O único protótipo XP-47J (número de série 43-46952) foi concluído em meados de novembro de 1943 e fez seu primeiro voo no dia 26 deste mês. A aeronave foi rapidamente apelidada de Superbolt e usava um desenho do Superman em ambos os lados do nariz segurando um raio. Após cerca de 10 horas de tempo de voo, o motor R-2800-57 mostrou fadiga e foi substituído por outro motor do mesmo tipo em fevereiro de 1944.

Pouco tempo depois, a P&W informou a USAAF e a Republic de que o motor R-2800-57 não era compatível com a classificação WEP (potência de guerra) de 2.800 HP. Um R-2800-14W injetado com água foi substituído no XP-47J em abril. A injeção de água é um sistema que pulveriza fluido antidetonação (uma mistura de álcool e água) no sistema de indução para baixar a temperatura de carga e evitar a detonação nos cilindros. Isso permitiu que o -14W produzisse 2.800 hp. Em março, a P&W informou a Republic de que ainda estava tendo dificuldades com a redução de engrenagens contra-rotativas do R-2800-61 e não sabia quando o motor estaria disponível. Isso efetivamente encerrou a possibilidade d o XP-47J tivesse hélices contra-rotativas.

XP 47J Superbolt 03 - AERONAVES (QUASE) FAMOSAS: Republic XP-47J 'Superbolt'Em 11 de julho de 1944 e equipado com um turbocompressor General Electric CH-3, o XP-47J alcançou 793 km/h a 33.150 pés (10.165 m). Embora o motor produzisse 2.800 hp, a RepUblic acreditava que a aeronave tinha mais potencial. Por sua conta (despesas financeiras), a companhia instalou um turbocompressor CH-5 e uma hélice Curtiss maior de 3,96 m. A hélice foi uma unidade experimental com 51 mm adicionada à sua borda de fuga para aumentar sua largura. Com as mudanças, o motor produzindo 2.730 hp e 181 kg de empuxo do jato do escape, o XP-47J a 10.500 m no dia 4 de agosto de 1944 alcançou 813 km/h. Esta é a maior velocidade registrada em voo nivelado por qualquer aeronave impulsionada por hélice durante a Segunda Guerra Mundial.

XP 47J Superbolt 06 - AERONAVES (QUASE) FAMOSAS: Republic XP-47J 'Superbolt'
Como seria o Superbolt com hélices contra-rotativas

XP 47J Superbolt 05 - AERONAVES (QUASE) FAMOSAS: Republic XP-47J 'Superbolt' O XP-47J foi entregue à USAAF e chegou a Wright Field, Ohio, em 9 de dezembro de 1944. Durante os testes de voo, o pessoal da USAAF não conseguiu obter o máximo de energia do motor R-2800. A USAAF registrou uma velocidade de apenas 779 km/h a 7.727 m e com o motor produzindo 2.770 hp. Durante um teste de voo, o sistema do coletor de exaustão teve uma falha séria enquanto a aeronave estava a 10.943 m. A causa da falha foi o aumento da pressão e da temperatura do turbocompressor CH-5 atuando sobre o sistema de escape não reforçado. O relatório de Resumo do Desempenho Oficial afirmou que o XP-47J tinha uma velocidade máxima de  816 km/h e uma taxa inicial de subida de 24,9 m/s. Já um relatório de teste da Republic de 27 de janeiro de 1945 lista a velocidade máxima como 802 km/h.

Enquanto o XP-47J Superbolt teve um desempenho notável, foi ofuscado por outras aeronaves, como o XP-72, que estavam em desenvolvimento. Trabalhar no XP-72, que primeiro voou em fevereiro de 1944, não estava muito atrás do XP-47J, mas à medida que a guerra avançava e com o advento dos caças a jato, nenhuma dessas aeronaves seriam necessárias.


FONTE: Old Machine Guns

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