Durante a Segunda Guerra Mundial a ideia do uso de silenciosos planadores para infiltrar tropas atrás das linha inimigas foi muito explorada.

O AC Bowl 02 (também chamado de MC-1) foi projetado por Hawley Bowlus. O aparelho foi testado pelo Exército dos EUA com a designação XCG-16 e fabricado pela General Airborne Transport.

O design era de uma combinação fuselagem-asa (na verdade não há fuselagem no sentido convencional, uma vez que a seção central é comparativamente engrossada e tem a seção transversal de um perfil aerodinâmico. O design da fuselagem de elevação era intrinsecamente robusto, tendo um grande volume disponível para passageiros e carga) num design interessante, mas que teve sucesso limitado.

O XCG-16 era um planador de carga com capacidade para 42 lugares (incluindo piloto e co-piloto) capaz de transportar uma carga útil de 4.500 kg. O planador-asa voadora tinha duas lanças que suportavam no final os estabilizadores horizontais e um único leme. A seção central da asa comportava dois compartimentos de carga em cada lado do eixo longitudinal.

Os testes de voo foram realizados de 16 a 22 de outubro de 1944, no entanto, os testes provaram que os defeitos superavam as qualidades do projeto. Só para se ter uma idéia, para colocar o XCG-16 no ar era preciso um C-47 sem carga e completamente abastecido.

2 COMENTÁRIOS

  1. Artigo interessante. Essa aeronave parece vindo de filme de ficção científica dos anos 60.

  2. Muito curioso, vendo essas naves me lembro do jogo de arcade dos anos 90 Aero Fighter 3

Comments are closed.