Durante a Segunda Guerra Mundial a ideia do uso de silenciosos planadores para infiltrar tropas atrás das linha inimigas foi muito explorada.

O AC Bowl 02 (também chamado de MC-1) foi projetado por Hawley Bowlus. O aparelho foi testado pelo Exército dos EUA com a designação XCG-16 e fabricado pela General Airborne Transport.

O design era de uma combinação fuselagem-asa (na verdade não há fuselagem no sentido convencional, uma vez que a seção central é comparativamente engrossada e tem a seção transversal de um perfil aerodinâmico. O design da fuselagem de elevação era intrinsecamente robusto, tendo um grande volume disponível para passageiros e carga) num design interessante, mas que teve sucesso limitado.

O XCG-16 era um planador de carga com capacidade para 42 lugares (incluindo piloto e co-piloto) capaz de transportar uma carga útil de 4.500 kg. O planador-asa voadora tinha duas lanças que suportavam no final os estabilizadores horizontais e um único leme. A seção central da asa comportava dois compartimentos de carga em cada lado do eixo longitudinal.

Os testes de voo foram realizados de 16 a 22 de outubro de 1944, no entanto, os testes provaram que os defeitos superavam as qualidades do projeto. Só para se ter uma idéia, para colocar o XCG-16 no ar era preciso um C-47 sem carga e completamente abastecido.

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