Com a nova aquisição, a Força Aérea espanhola terá quatro helicópteros H215 dedicados para missões SAR.

O Programa de Aviação da NSPA (Agência de Aquisição e Apoio da OTAN) concluiu a aquisição de um novo helicóptero H215 Super Puma para a Força Aérea Espanhola. Este helicóptero é a 4ª unidade adquirida pela Agência e a sua incorporação no inventário espanhol ajudará o Esquadrão 802 baseado nas Ilhas Canárias a recuperar a capacidade operacional total.

A configuração do helicóptero com seu equipamento de missão específico permite a realização de missões de Busca e Resgate (SAR). Esta configuração inclui tanques de combustível adicionais para aumentar o alcance operacional, sistema de flutuação de emergência para permitir que missões sobre o mar sejam conduzidas e provisões para instalar um guincho de resgate. O cockpit do helicóptero incorpora as mais recentes tecnologias com monitores multifuncionais e permite operações de óculos de visão noturna.

O alto nível de comunalidade com as unidades anteriores adquiridas pela NSPA simplificou a preparação do concurso e permitiu um processo de aquisição rápido e eficiente.

Os primeiros testes de aceitação do helicóptero ocorreram durante a última semana de novembro e a transferência final para a Força Aérea Espanhola será realizada em fevereiro próximo, após o helicóptero receber o esquema de pintura da Força Aérea Espanhola.

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS