O mockup do helicóptero de escolta aérea armada AW169 AAS durante convenção do Exército dos EUA.
O mockup do helicóptero de escolta aérea armada AW169 AAS durante convenção do Exército dos EUA.

A AgustaWestland revelou oficialmente a mais recente geração de helicóptero militar AW169 AAS durante uma cerimônia dedicada realizada na Exposição e Fórum Internacional Anual da Associação da Aviação do Exército dos EUA (AAAA – Army Aviation Association of America) em Fort Worth, Texas (10-13 abril). O AW169 AAS é um avançado helicóptero bimotor com a capacidade de atender a todos requisitos de missão de Escolta Aérea Armada (AAS – Armed Air Scout) do Exército dos EUA e proporciona um design novo e uma nova tecnologia de helicóptero para o campo de batalha atual e futuro.

Com dois melhorados motores PW210A que podem operar em desafiadoras condições “quentes e altas” e que incorporam um avançado sistema de eficiência do rotor principal, o AW169 AAS oferece alto desempenho e capacidade duradoura em longas distâncias com potencial crescimento de engenharia. Com um conjunto abrangente de equipamentos de missão disponível, o AW169 AAS é o único helicópteros adaptável para suportar todas exigências de missão de escolta aérea armada da Aviação do Exército dos EUA com eficiência de custo, tornando ele um pré-requisito para a prontidão de defesa. O AW169 AAS possui alto desempenho, funcionalidades avançadas de segurança e excelente custo / efetividade. Combinado com arquitetura aberta de sistemas, controles e displays integrados, sistemas de gerenciamento de vôo, equipamento de missão e de armas – é a única solução que atende aos requisitos de AAS de hoje e de amanhã.

Concepção artística do AW169 AAS. (Foto: AgustaWestland)
Concepção artística do AW169 AAS. (Foto: AgustaWestland)

R. Scott Rettig, CEO da AgustaWestland América do Norte, disse: “Estamos muito animados e orgulhosos por estar revelando o helicóptero AW169 AAS na Exposição e Fórum Anual da AAAA. Acreditamos que definimos um novo padrão para helicópteros de reconhecimento armado.”

Adrian Board, chefe de relações públicas da AgustaWestland acrescentou: “O único helicóptero nova geração em sua categoria em 40 anos oferece a visão da AgustaWestland de design e capacidade de desenvolvimento para oferecer os níveis de custo e eficácia de missão em serviço com o Exército dos EUA e oferece o sucesso e segurança para cumprir a missão nas próximas décadas.”

O AW169 AAS é particularmente adequado para realizar com segurança e realizar a mais ampla variedade de atuais e futuras missões de reconhecimento armado, incluindo escolta aérea, comando e controle, operações de segurança, operações profundas, aquisição de alvos e metas, coordenação de apoio de disparos do Exército dos EUA. O AW169 AAS oferece alta manobrabilidade, amplitude de poder e demonstra uma aeronave que atende todas condições de vôo e de missão.

O AW169 é tolerante a falhas e danos balísticos, apresenta múltiplos sistemas críticos redundantes críticos, uma excelente capacidade com um motor inoperante, capaz de auto-selagem do sistema de combustível de grande resistência, estruturas e assentos resistentes ao choque , trem de pouso reforçado e proteção blindada para a tripulação, do sistema de combustível, e componentes vitais, assim como um avançado conjunto de auto-defesa integrada.

Além disso, o AW169 AAS possui motores e lâminas que reduzem a assinatura de calor e ruído contribuindo para a eficácia da missão e capacidade de sobrevivência. Um sistema de gestão totalmente integrada de aeronaves e de missão está baseado na tecnologia de última geração e os aviônicos compreendem uma conjunto de aviônicos com baixa carga de trabalho  e alta consciência situacional IFR com um único piloto e um cockpit glass compatível com NVG, controle integrado e sistema com três grandes telas multifuncionais e tecnologia de tela sensível ao toque. A excelente ergonomia no cockpit permite também uma excelente visibilidade externa, incluindo comunicações avançadas e dados do sistema de gestão, um conjunto abrangente de sensores, visão sintética e Helmet Mounted Display (HMD) / Head-Up Display (HUD).

A combinação de sistemas de armas incluem metralhadoras, lançadores de foguetes e mísseis ar-terra. O AW169 AAS é projetado para maximizar a eficiência operacional e reduzir o tempo e o custo de manutenção, graças a um número reduzido de componentes em comparação com plataformas mais antigas ou já existentes, de fácil acesso e com um ciclo de vida estendido para muitos componentes-chaves, bem como dispositivos avançados de diagnósticos.

Um pacote completo de soluções avançadas de treinamento dedicado e dispositivos, incluindo um simulador completo de vôo Nível D, estarão disponíveis imediatamente quando o AW169 entrar no mercado. Com todos os quatro protótipos já ultrapassando um total de mais de 200 horas de vôo em apenas nove meses de testes de desenvolvimento, com o programa AW169 previsto para entrar no mercado em 2014.

Enhanced by Zemanta
Anúncios