Concepção artística de um Airbus A321LR nas cores da Air Transat. (Foto: Airbus)

Dez aeronaves Airbus A321LR serão integradas à frota da companhia aérea canadense Air Transat, tornando ela a primeira operadora norte-americana da aeronave de corredor único de longo alcance no mundo. A Air Transat arrendou as aeronaves através de um acordo com a AerCap e planeja a entrada em serviço dos A321LR a partir de 2019.

O A321LR baseia-se no sucesso do A321neo, que conquistou mais de 80% da quota de mercado, com mais de 1.400 pedidos até à data. A opção LR amplia o alcance da aeronave para até 4.000 milhas náuticas e traz consigo uma redução de 30% no custo operacional em comparação com o concorrente mais próximo.

“Esta é uma aeronave ideal para o mercado norte-americano e, em particular, para uma operadora como a Air Transat”, disse John Leahy, Diretor de Operações da Airbus-Clientes. “Oferece às operadoras uma opção moderna altamente eficiente e econômica para suas rotas transatlânticas, e aguardamos que outras companhias aéreas norte-americanas seguindo o exemplo da Air Transat”.

O A321LR permite que as companhias aéreas acessem novos mercados de longa distância que anteriormente estavam inacessíveis com uma aeronave de um único corredor. Com 206 passageiros em um layout típico de duas classes, o A321LR oferece a possibilidade de cada passageiro transportar até três malas.

A família A320neo incorpora as tecnologias mais recentes, incluindo motores de nova geração e Sharklets, que em conjunto fornecem pelo menos 15% de economia de combustível na entrega e 20% até 2020, bem como uma redução de ruído de 50%. Com mais de 5.100 pedidos recebidos de mais de 90 clientes desde o seu lançamento em 2010, a família A320neo capturou cerca de 60% do mercado.

SEM COMENTÁRIOS