Os três atuais bombardeiros da Força Aérea dos EUA, o lendário B-52, o supersônico B-1 e o furtivo B-2 realizarão o primeiro voo em formação em um show aéreo civil. (Foto: USAF)

O ano do bombardeiro no EAA AirVenture 2017 em Oshkosh, Wisconsin continua ficando cada vez melhor. Dessa vez, foi divulgado que um B-2 Spirit, um B-1 Lancer e um B-52 Stratofortress se juntarão para passagem em formação sobre o evento. Essa passagem em formação dos três bombardeiros estratégicos da USAF durante o EAA AirVenture 2017 será a primeira realizada em um show aéreo civil.

Bombardeiro B-2 fará sua terceira aparição em Oshkosh. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

O B-1, o B-2 e o B-52 vão voar como parte da celebração do 75º aniversário da 8ª Força Aérea, no sábado, dia 29 de julho. Os modernos bombardeiros serão seguidos por dois B-29, dois B-17s, vários B-25 e um A-20, e outros mais ainda a serem anunciados, em um desfile nunca antes visto de bombardeiros. Se 2017 é o ano do bombardeiro, então o sábado é dia do bombardeiro.

Aeronave Douglas A-20 Havoc.

“Os participantes do AirVenture vão adorar a variedade de bombardeiros, históricos e modernos, em Oshkosh este ano”, disse Dennis Dunbar, diretor de operações da exibição aérea do AirVenture. “Graças à cooperação sem precedentes que recebemos da Força Aérea dos Estados Unidos, do Comando de Ataque Global e da 8ª Força Aérea, isso foi possível”.

Northrop B-2A Spirit. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

O B-2 Spirit, também conhecido como Stealth Bomber, é único devido à sua configuração furtiva que o torna essencialmente indetectável por defesas antiaéreas – nenhum B-2 já foi derrubado pelo fogo inimigo desde que o bombardeiro entrou no serviço na década de 1990. Não estará na exposição estática, então não deixe de estar no solo durante o AirVenture no sábado para assistir a passagem inédita. O B-1 e o B-52, no entanto, estarão em exibição durante a semana. Essa será a terceira visita do B-2 em Oshkosh (primeira vez foi em 2002 e a segunda em 2007).

Bombardeiro B-1B Lancer. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

O B-1 voará sobre o AirVenture para iniciar o show aéreo na segunda-feira, 24 de julho, dando início à semana do bombardeiro, bem como na quarta-feira, 26 de julho, para homenagear os Doolittle Raiders após a reconstituição do Doolittle Raid.

Vários bombardeiros B-25 Mitchell encenarão o Doolittle Raid.

A reconstituição do Doolittle Raid acontecerá na quarta-feira, e apresenta mais de uma dúzia de B-25 para honrar os Doolittle Raiders que voaram com o modelo de avião 75 anos atrás como parte de uma importante invasão aérea na Segunda Guerra Mundial. Antes da demonstração, os B-25s serão organizados na área dos Warbirds como se estivessem no convés de um porta-aviões como os verdadeiros Doolittle Raiders estavam no porta-aviões USS Hornet.

Este ano será a primeira vez que a B-29 “Doc” fará sua aparição no AirVenture.

Os dois B-29 também voarão na sexta-feira, para comemorar o 75º aniversário do avião e sua história. As aeronaves B-29 “Doc” e “FIFI” voando juntos será a primeira vez que os dois B-29 voarão juntos em décadas.

Cronograma dos bombardeios:

  • Segunda-feira – B-1, B-25s
  • Terça-feira – B-25s, B-29s
  • Quarta-feira – B-25, B-1 como parte da reconstituição do 75º aniversário do Doolittle Raid
  • Sexta-feira – B-29s como parte da celebração do aniversário de 75 anos do B-29
  • Sábado – B-1, B-2, B-52, B-29s, B-17s, B-25s, A-20 como parte da celebração do 75º aniversário da 8ª Força Aérea

Bombardeiros no Theatre in the Woods / Fly-In Theatre

Boeing B-17 Flying Fortress.

Além dos bombardeiros que voarão sobre o público durante a AirVenture, o ano do bombardeiro se estende até a noite também. Como parte da programação do Theatre in the Woods, os Doolittle Raiders serão homenageados na noite de quarta-feira, e o aniversário de 75 anos da 8ª Força Aérea, bem como o 70º aniversário da Força Aérea dos Estados Unidos, serão comemorados no sábado.

Além disso, dois filmes com bombardeiros serão exibidos no Fly-In Theatre da EAA: “30 segundos sobre Tóquio”, um filme sobre os Doolittle Raiders e “Strategic Air Command“, um filme sobre uma equipe de bombardeiros durante a década de 1950.

Anúncios

2 COMENTÁRIOS

  1. E em um futuro proximo ( 20 no maximo) o B-3 estará multiplicando a capacidade deste time !

Comments are closed.