A-330 MRTT, da RAAF
A-330 MRTT, da RAAF

O Airbus A-330 Multi-Role Tanker Transport (MRTT) atingiu mais um objetivo quando na noite de segunda-feira, dia 09, efetuou o primeiro reabastecimento aéreo noturno usando o avançado Aerial Refuelling Boom System (ARBS) integrado no primeiro reabastecedor A-330 da Austrália.

Reabastecimento noturno com o A-330 MRTT
Reabastecimento noturno com o A-330 MRTT

O A-330 MRTT da Força Aérea Real Australiana (RAAF – Royal Australian Air Force) transferiu mais do que 3.300 (cerca de 1500 kg) libras de combustível através do sistema ARBS durante vários contatos numa missão envolvendo dois caças F-16. O voo confirmou que as capacidades operacionais noturnas do sistema ARBS ficaram acima das expectativas, usando um sistema de visão ultra moderno em 3D, o qual permite a operação com ajuda de uma luz infravermelha a laser e um sistema de visão digital estereoscópico de alta definição. O teste também serviu para uma nova validação do sistema da mangueira nos quesitos de manobrabilidade, precisão e estabilidade quando integrado ao A-330 MRTT.

A missão de reabastecimento noturno é uma das etapas finais da aeronave, a qual o Northrop Grumman KC-45 para US Air Force está baseado. Isso também é mais um passo feito nos preparativos para a entrega da primeira aeronave A-330 MRTT para Austrália, um dos quatro países que já encomendaram a nova aeronave de reabastecimento aéreo até o momento.

Fonte: EADS

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS