A350-1000 demonstrador. A Airbus pretende concorrer com o Boeing 777X da fabricante americana. Imagem ilustrativa.

O Airbus A350-1000 foi certificado para a capacidade máxima de passageiros de 480 lugares pela Agência de Segurança da Aviação da União Europeia.

Inicialmente, o A350-1000 foi certificado para acomodar até 440 assentos com quatro 4 pares de portas tipo A, que permitem a evacuação de 440 passageiros (110 passageiros (pax) por par de porta tipo A).

A nova versão modificada das portas de saída Tipo A-plus com um escorregador de evacuação de pista dupla, que permite que 120 passageiros por portas acomodem 480 pax no total.

Os Reguladores de Aviação definiram os limites de saída com base no número máximo permitido de assentos de passageiros para cada saída de um tipo específico instalado em cada lado da fuselagem, como Tipo 1, Tipo 11, Tipo 111, Tipo 1V, Tipo A, Tipo B e Tipo C, cada um definindo o limite de saída.

O “Tipo A”  é uma saída no nível do chão com uma abertura retangular de pelo menos 42 polegadas de largura por 72 polegadas de altura, com raios dos cantos (corners) não maiores que sete polegadas.

Com a capacidade aumentada, a Airbus poderá competir diretamente com o Boeing 777X, que está programado para fazer seu primeiro voo em 2020 após atrasos devido a problemas nos motores GE9X e falha no teste de carga.

 

Esquema mostra sistema de evacuação em emergência.

FONTE: News in Flight

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