Chegada do A400M da RAF na Base de Mount Pleasant, nas Ilhas Falklands. (Foto: UKDJ)

Uma aeronave Airbus A400M C1 Atlas da Real Força Aérea Britânica (RAF) chegou na semana passada às Ilhas Falklands. Tendo completado o voo de 20 horas de duração desde o Reino Unido, o A400M aterrissou no Complexo Mount Pleasant (MPC) na tarde de terça-feira, uma semana atrás.

Substituindo a aeronave Hercules que presta o serviço de longa data, o A400M “ZH888” que chegou nas ilhas da América do Sul assumirá a capacidade de transporte aéreo tático das BFSAI (British Forces South Atlantic Islands), as forças britânicas das ilhas do Atlântico Sul, oferecendo reconhecimento marítimo, busca e salvamento e assistência humanitária.

Um porta-voz do MPC disse: “O C130 tem sido um ativo valioso para as Malvinas, como demonstrado por seu recente papel humanitário no esforço multinacional de busca do submarino argentino ARA San Juan em 2017”.

O novo Atlas A400M continuará a dar às BFSAI uma capacidade SAR (Busca e Resgate) e capacidade humanitária, e agora faz parte da Ala Aérea Expedicionária 905.

O Airbus A400M é considerado a aeronave de transporte aéreo mais avançada, comprovada e certificada disponível, combinando as tecnologias de ponta do século XXI para atender às necessidades atuais e futuras das Forças Armadas.

O A400M combina a capacidade de transportar cargas estratégicas com a capacidade de fornecer até mesmo em locais táticos com pistas de pouso pequenas e despreparadas. E, além disso, atua como um reabastecedor de linha de frente para outras aeronaves. Uma aeronave que pode fazer o trabalho de três, de acordo com o site da Airbus.


Fonte: Merco Press – Edição: Cavok

Anúncios

3 COMENTÁRIOS

  1. Será que esse A400M é o que esteve recentemente na BAGL durante vários dias?

  2. Será que a escala foi na ALA 3 aqui em Canoas? Lembro que em 2013 vi várias vezes os Hércules da RAF na BACO enquanto servia por lá.

Comments are closed.