Um A330MRTT da RAAF.

A Airbus DS (Defence and Space) recebeu um pedido firme para uma aeronave de transporte militar/reabastecedor A330 MRTT destinado ao programa de frota conjunta multinacional de de aeronaves de transporte e reabastecedores (MMF, Multinational Multi-Role Tanker Transport Fleet) da Europa/OTAN.

O pedido da nova aeronave A330MRTT foi assinado no dia 5 de março pela Organização Européia para a Gestão Coorporativa de Programas de Armamento (OCCAR) em nome da Agência de Apoio e Aquisição da OTAN (NSPA).

A encomenda segue o recente anúncio da adesão oficial da Bélgica ao programa multinacional europeu MMF, que já inclui a Holanda, Luxemburgo, Noruega e Alemanha.

Uma alteração ao contrato original do MMF adiciona a aeronave aos sete previamente encomendados para o programa MMF. O contrato também inclui três opções adicionais para permitir que outras nações possam aderir ao programa e oferece dois anos de suporte inicial.

O programa é financiado pelas cinco nações que terão o direito exclusivo de operar essas aeronaves pertencentes à OTAN em um arranjo de pool. As aeronaves serão configuradas para reabastecimento em voo, transporte de passageiros e carga, e voos de evacuação médica.

A Airbus entregará as oito aeronaves da sua linha de conversão de reabastecedores em Getafe, perto de Madri, entre 2020 e 2024.

O primeiro A330 MRTT destinado à frota MMF fez seu primeiro voo em novembro passado.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. Ansioso para ver os desdobranentos da guerra comercial EUA-UE.
    Na área de aviaçao será muito interessante.
    E tome de reabastecedor europeu.

Comments are closed.