O H145M equipado com o sistema de armas HForce. (Foto: Airbus Helicopters)

A Airbus Helicopters concluiu recentemente um teste de desenvolvimento balístico do sistema de armas HForce instalado em um helicóptero H145M. O teste final ocorreu na base aérea de Pápa, na Hungria. O sistema testado incluiu armas (FN Herstal HMP400), foguetes não guiados (Thales FZ231) e canhões (Nexter NC621), bem como um sistema de designação eletro-óptica da Wescam (MX15) e um visor com display montado no capacete da Thales (Scorpion). Todos os testes planejados e necessários foram realizados dentro de um cronograma rigoroso e exigente.

“Este é um marco importante para a qualificação do HForce no H145M, que está planejada para o final de 2018”, disse Axel Humpert, chefe do programa H145. “Os resultados positivos deste primeiro teste de desenvolvimento balístico são o resultado de uma cooperação muito boa e profissional entre todas as partes envolvidas, especialmente com o Ministério da Defesa da Hungria”.

O primeiro voo de teste do H145M com o sistema HForce ocorreu no final de agosto deste ano. Os próximos passos antes da qualificação do HForce no H145M são o teste de desenvolvimento de foguetes guiados a laser na Suécia antes do final do ano, bem como ensaios adicionais de disparo reais no terceiro trimestre de 2018.

O HForce é um sistema inovador de armas de alto desempenho, incremental e integrado que pode ser facilmente instalado (“plug and play”) nas plataformas militares da Airbus Helicopter, como o H125M, H145M e H225M para operações militares ambiciosas e inteligentes, onde a flexibilidade do equipamento de missão é vital. Ele é projetado para atender aos requisitos das agências de defesa que buscam capacidades de missão de ataque leve ou um complemento à sua frota existente de helicópteros de ataque especializados. Enquanto isso, a qualificação do núcleo do sistema HForce está no caminho certo para o final de 2017, na sequência de uma extensa campanha de teste de voo realizada em um H225M de teste.

O H145M é um helicóptero militar comprovado, derivado do H145, um helicóptero muito utilizado para missões EMS e policiais. A primeira entrega do H145 ocorreu em 2014. Toda a frota H145 já registrou mais de 80 mil horas de voo. Com um peso máximo de decolagem de 3,7 toneladas, o H145M é um ágil helicóptero de ataque leve. Ele combina perfeitamente com as necessidades das Forças Especiais, pode ser usado para uma ampla gama de tarefas, incluindo reconhecimento armado, apoio aéreo terrestre, guerra antitanque, escolta armada, transporte tático, MEDEVAC e CASEVAC.

Os clientes do H145M incluem a Alemanha – que em junho recebeu seu 15º e último helicóptero H145M LUH SOF no prazo e no orçamento, bem como a República da Sérvia e o Reino da Tailândia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA